TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE E DESCRIÇÃO DOS DADOS DA OBSERVAÇÃO

Por:   •  20/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.050 Palavras (5 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 5

ANÁLISE E DESCRIÇÃO DOS DADOS DA OBSERVAÇÃO

O presente relatório discorre sobre o Estágio Supervisionado Obrigatório III. A turma a ser observada era do 5º (quinto) ano do Ensino Fundamental, que está sobre a regência da professora MARIA ELIETE BORGES. O referido estágio realizou-se na Unidade Escolar Professora Mercedes Costa, que tem como atual diretora a professora Francisca Mércia Soares de Carvalho e como coordenadora a professora Eronyldes Sylvana Nascimento Lima.

A escola está localizada na Avenida Principal S/N do Bairro urbano Raimundo Portela, vulgo Promorar, na zona sul da cidade de Teresina, estado Piauí. Tendo como código do senso número 22028676. A Unidade Escolar Professora Mercedes Costa, pertencente à rede publica estadual de ensino, foi inaugurada em 1985, no governo do Dr. Hugo Napoleão do Rego Neto, tendo como Secretário de Educação o Dr. Átila Freitas Lira. Sendo que a citada escola recebeu este nome em homenagem póstuma a ilustre piauiense professora Maria Mercedes da Costa. Desde a sua inauguração funciona nos dois turnos, matutino e vespertino, oferecendo, no nível de educação básica, o ensino fundamental menor e maior.

A escola esta organizada de forma a oferecer, nos turnos da manhã e tarde, o ensino fundamental do 5º (quinto) ao 9º (nono) ano, no ensino regular e com alguns projetos de incentivo a aprendizagem, como: Gestão Nota 10, Acelera Brasil, Programa Qualiscola I e II e Mais Educação. Este ultimo contempla a 225 alunos. No ano de 2015 a escola conta com 304 alunos, assim distribuídos no turno da manhã 211 e no turno da tarde 93 alunos.

Atualmente o quadro de funcionários da escola é composto por 54 servidores, sendo 31 professores e 23 funcionários administrativos, que estão distribuídos da seguinte forma: 1 Diretora titular, 01 Coordenadora Pedagógica, 01 Secretária, 01 Auxiliar de Secretaria, 04 Vigias, 03 Zeladores, 02 merendeiras, 01 Coordenador do Programa Mais Educação, 01 professor na Sala de Leitura; formando assim o quadro da escola.

Os integrantes dos serviços gerias tem a função de proporcionar apoio ao conjunto das ações complementares de natureza administrativa e curricular, relativas às atividades de alunos. Tais servidores tem por atividades, as seguintes: zeladoria, vigilância e atendimento de alunos; limpeza, manutenção e conservação da área interna e externa do prédio escolar; controle, manutenção e conservação de mobiliário, equipamentos e materiais.

ORGANOGRAMA DA ESCOLA

GESTÃO ESCOLAR

A atual gestão da escola foi indicação dos próprios funcionários que compõem a mesma, através de ata de aclamação aprovada pela Secretária de Educação do Estado do Piauí – SEDUC. A gestão é democrática e participativa, deixando sempre espaço para que todos se sintam a vontade. Possui características e exigências próprias, busca pelo dialogo e mobilização das pessoas, a criação de projetos pedagógicos com base em formar colegiados em princípios de convivência democrática. Para tanto, conta com a participação de pais, docentes, discentes e também entidades ou pessoas representativas da comunidade local.

Para efetivar essa gestão compartilhada, a direção conta com a parceria de todos que fazem a escola para a formação do Conselho Escolar, procurando solucionar problemas da melhor maneira possível. O Conselho é um órgão colegiado, autônomo, que tem como objetivo promover a participação da comunidade escolar nos processos de administração e gestão da escola, visando assegurar a qualidade do trabalho escolar em termos administrativos e pedagógicos. Dessa forma, os êxitos das ações apontadas nas propostas terão total empenho e compromisso de todos os envolvidos no processo educativo.

Na referida escola, o conselho se reúne mensalmente, na última segunda-feira do mês, para resolver questões relacionadas ao bom ou mau desempenho dos alunos, ou em reuniões extraordinárias, quando a gestão achar necessário. A comunidade na qual a escola está inserida é de classe média baixa e sua grande maioria são pessoas de escolaridade baixa. Os alunos da escola são do bairro Pro morar ou oriundos de bairros e vilas adjacentes.

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

Tem a finalidade de conservação de objetos da escola, principalmente no que se refere ao apoio pedagógico aos docentes e discentes, a promoção de eficiência das atividades técnico-pedagógicas aos docentes e discentes, a promoção de eficiência das atividades técnico pedagógica, servindo de melhoria a aprendizagem, como: Coordenação pedagógica, supervisão de estagio profissional; elaboração da proposta pedagógica e material pedagógico; auxiliar na utilização de técnica atualizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (81.7 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com