TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS DE METODOLOGIA DE HISTORIA E GEOGRAFIA

Por:   •  7/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.801 Palavras (12 Páginas)  •  1.060 Visualizações

Página 1 de 12
  1. Introdução

O presente trabalho tem como finalidade a discussão do papel que se deve dar ao ensino da História e Geografia na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental e também uma reflexão sobre a formação do pedagogo quanto a metodologia e prática do ensino da História e Geografia.

 Estas disciplinas se denotam fundamentais para a concepção do tempo (História) e espaço (Geografia) para os educandos. Portanto, o professor tem como dever nas Ciências de Geografia e História compreender como melhor assumir opinião diante dos temas a serem trabalhados.

Este estudo foi realizado através de uma pesquisa teórica em livros e sites acadêmicos, analisou-se Planos de Ensino de três instituições que oferecem o Curso de Pedagogia, realizou-se uma pesquisa à Biblioteca da UNIP – DF com o objetivo de verificar se a bibliografia citada Plano de Ensino da disciplina Metodologia e Prática do Ensino da História e Geografia do curso de Pedagogia está atualizada e coerente com o mesmo.

  1. Análise de três diferentes Planos de Ensino do Curso de Pedagogia das Disciplinas Metodologia e Prática do Ensino de História e Geografia.

Foram analisados três Planos de Ensino de diferentes universidades. O Centro Universitário – UDF e a Faculdade Projeção, ambas de ensino presencial já a Universidade do Norte do Paraná – UNOPAR oferta o ensino à distância (EAD)

        Constatou-se que os princípios teóricos, conteúdos conceituais, objetivos, forma de avaliação, bibliografia básica e complementar, bem como as competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos em formação são semelhantes, contudo, a carga horária varia entre 40h a 160h.

          A UDF tem sede no Distrito Federal, oferece a Licenciatura em Pedagogia desde 1968, nos turnos Diurno e Noturno, com seis semestres de duração nas categorias presencias e EAD. A disciplina “Fundamentos Metodológicos do Ensino da História e Geografia” é ofertada no terceiro semestre, com carga horária de 40h semestral. Tem como objetivos compreender dos pressupostos teóricos e metodológicos do ensino de História e Geografia articulando-os ao processo de ensino-aprendizagem. Refletir sobre as finalidades e os objetivos do ensino dessas disciplinas na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, relacionando-os aos pressupostos presentes no currículo escolar. Enfim, compreender conceitos e categorias fundamentais, apreciando atividades pedagógicas possíveis para aprendizagem dos mesmos enquanto ferramentas de compreensão social.

        Fundada no ano 2000, a Faculdade Projeção possui quatro campos localizados no Distrito Federal. Oferece o curso de Licenciatura nas modalidades presenciais e EAD, nos turnos diurno e noturno, com duração de oito semestres. A disciplina “ Fundamentos e Metodologia do Ensino de História” é ofertada no primeiro semestre com carga horária de 80h. Tem como objetivo geral compreender os conceitos e os procedimentos metodológicos básicos que possibilitam a construção de conhecimento histórico e processos da aprendizagem significativa da História nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Já a disciplina “Fundamentos e Metodologia do Ensino da Geografia” é ministrada no segundo semestre, também possui carga horária de 80h/a e tem como objetivo estudar os fundamentos e a organização do trabalho pedagógico produzido a partir dos conteúdos referentes aos saberes geográficos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As aulas são desenvolvidas com base práticas de investigação, análise e discursão de conteúdos programáticos, trabalhos em grupos, apresentação de seminários e oficinas.

        Por último, foi analisada a ementa curricular da disciplina da Universidade Norte do Paraná – Unopar, credenciada como Universidade em 1997, sua sede está localizada em Londrina –PR, entretanto, tem polos em várias regiões do país, inclusive em Brasília – DF. Oferece o curso de Licenciatura em Pedagogia a distância, com duração de oito semestres. AS disciplinas “Ensino de História” e “Ensino de Geografia” são ministradas separadamente no sétimo semestre, ambas possuem carga horária de 80h totalizando 160h.

  1. Incursão à Biblioteca da UNIP – DF

Foram realizadas duas visitas a Biblioteca da Universidade Paulista – UNIP para verificar se a bibliografia citada Plano de Ensino da disciplina Metodologia e Prática do Ensino da História e Geografia do curso de Pedagogia está atualizada e coerente com o mesmo.

Há uma desorganização na disponibilização dos livros nas prateleiras pois, houve dificuldade até para os próprios bibliotecários encontrarem alguns títulos, inclusive, o livro “História na sala de aula” do autor “Leandro Karnal”, que apesar de constar um exemplar no site, este não foi encontrado na biblioteca.

Observou-se que, além de não ter todos os livros citados no Plano de Ensino da disciplina Metodologia e Prática do Ensino da História e Geografia pois, dos nove citados constam apenas sete. Há poucos exemplares, e os que possuem apenas um exemplar são bloqueados para empréstimo.

Levantamento Bibliográfico

Bibliografia Básica

Título

Exemplares

BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cotez, 2009

0

FILIZOLA, R.; KOZEL, S. Teoria e prática do ensino de geografia: memórias da terra. São Paulo: FTD, 2010.

3

Bibliografia Complementar

ANTUNES, C. (Org.). História e didática. Petrópolis- RJ: Vozes, 2010.

2

______. Geografia e didática. Petrópolis-RJ: Vozes, 2010.

2

ANTUNES, CELSO. A sala de aula de geografia e história: inteligências múltiplas aprendizagem significativa e competências no dia a dia / 7ª ed, 2010 Campinas, SP: Papirus, 2001

1

COLL, C.; TEBEROSKY, A.: conteúdos essenciais para o Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série. São Paulo: Ática, 2008.

0

KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2003

0

NEMI, A. L. L.; ESCANHUELA, D. L.; MARTINS, J. C. Ensino de história e experiências. São Paulo: FTD, 2010.

2

OLIVEIRA, A.R. Cartografia escolar e a prática docente nas séries iniciais do
ensino fundamental. São Carlos. UFSCar, 2003. (Dissertação de Mestrado em
Educação).

0

Em uma busca mais detalhada pelos corredores da biblioteca, também se notou a precariedade de livros que abordam o ensino da história e geografia, conforme tabela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (146.4 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com