TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ATIVIDADES LÚDICAS

Por:   •  15/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 2

JESUS ABRAHÃO ADAD

Redação de Conclusão de Curso

Curso: Atividades Lúdicas

Qual a verdadeira função das atividades lúdicas na escola?  Qual sua utilidade?

Apenas diversão? Uma forma dos alunos extravasarem energia? Ou uma importante ferramenta para fixar o aprendizado?

Estas são aas questões que nortearão esta redação.

Desde os primórdios da infância o ser humano aprende através de brincadeiras e jogos.

Brincar é uma atividade inerente ao ser humano, que extrapola seu sentido literal, pois vêm repletos de habilidades, jogos de papéis – o real e o imaginário, aguçamento da criatividade, melhora da conduta e da autoestima.

Ora, se o lúdico é tudo isto, nada mais louvável que  utilizar-se dele para aprimorar o processo de ensino aprendizagem e não  apenas como uma forma de extravasamento de energias.

Podemos dizer que o lúdico aplicado à prática de ensino não apenas contribui para o processo de ensino-aprendizagem, como também possibilita ao docente tornar suas aulas mais dinâmicas e prazerosas. Sendo assim, podemos ainda  dizer que este tipo de atividade possui um caráter educacional intrínseco, inerente e deve ser utilizado como recurso pedagógico;

Sabe-se que este tipo de proposta é muito valiosa, visto o nível de motivação que desperta nos educandos.

Uma aula inspirada no lúdico, não é necessariamente aquela que ensina conteúdos com jogos, mas aquela em que as características do brincar estão presentes, influindo no modo de ensinar do professor, na seleção dos conteúdos, no papel do aluno; é uma aula que se assemelha ao brincar - atividade livre, criativa, imprevisível, capaz de absorver a pessoa que brinca não centrada na produtividade, mas ao mesmo tempo desenvolvendo conceitos básicos importantes para o processo ensino aprendizagem.

Através do Lúdico podem-se trabalhar vários conteúdos, pude perceber isto ao realizar trabalhos envolvendo contação de histórias, música, teatro, artes visual, confecções de brinquedos ou jogos de sucatas e que muitas vezes estavam entrelaçados com assuntos diversos como meio ambiente, matemática, língua portuguesa: leitura e escrita, história, geografia e ciências.

Grandes teóricos como ROUSSEAU, FROEBEL, DEWEY e PIAGET confirmam a importância do lúdico para a educação da criança. Para Rousseau: as crianças têm maneira de ver, sentir e pensar que são próprias e só aprendem através da conquista ativa, isto é, quando participam de um processo. Froebel afirma que a escola deve considerar a criança como atividade criadora e despertar, mediante estímulos, as suas faculdades próprias para a criação produtiva. Dewey afirma que o jogo faz o ambiente natural da criança. Piaget mostra claramente em suas obras que os jogos não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento parta gastar energia das crianças, mas meios que contribuem enriquecem o desenvolvimento intelectual.

Pelo acima exposto podemos concluir que cabe ao educador, entendendo a educação como processo dinâmico, utilizar todos os meios a seu dispor para realizar a contento sua tarefa de educar.

Usar o lúdico como ferramenta para a aprendizagem é sem dúvida alguma uma excelente opção para melhorar o processo de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (64.9 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com