TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS NORMAS BNCC

Por:   •  7/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Disciplina: Ensinar e aprender  Língua Portuguesa

Síntese do vídeo BNCC e Língua Portuguesa

Sobre o vídeo BNCC e Língua Portuguesa cabe ressaltar que, a Língua Portuguesa possibilita aos alunos vivencias que colaboram para a ampliação dos letramentos, em um formato que permite a participação mutua, significativa e crítica nas diversas atividades sociais permeadas pela oralidade, pela escrita e por outras linguagens. É imprescindível criar diálogos em que os estudantes tenham a capacidade se expressar, apropriando-se  das práticas de linguagem.

Para que em situações reais, que realmente façam parte do cotidiano, em nossa cultura letrada, com os cuidados básicos e necessários para nos libertamos dessa mania de querer escolarizar a vida.

- A BNCC destaca também o letramento digital, descrevendo as praticas de linguagem contemporânea abrindo novos horizontes com grandes possibilidades de acesso e produção, pois nossos alunos sendo eles, crianças, jovens ou adultos acessam a internet e são, consumidores e produtores de conteúdo. É realmente importante destacar que é preciso explorá-lo para alfabetizar os alunos.  A confirmação disso é  a ampliação dos gêneros textuais a serem trabalhados, dos já consagrados pela instituição escolar: notícia, entrevista, artigo de opinião, charge, tirinha, crônica, etc.

Aprofundando o assunto referente à Alfabetização, ela aparece em cada um dos eixos da seguinte maneira:

- No eixo Oralidade, aprofundam-se o conhecimento e o uso da língua oral, as características de interações discursivas e as estratégias de fala e escuta em intercâmbios orais;

- No eixo Análise Linguística/Semiótica, sistematiza-se a alfabetização particularmente nos dois primeiros anos, e desenvolvem-se ao longo dos três anos seguintes a observação das regularidades e a análise do funcionamento da língua e de outras linguagens.

- No eixo Leitura/Escuta, amplia-se o letramento, por meio da progressiva incorporação de estratégias de leitura em textos de nível de complexidade crescente.

Resumidamente, segundo a Base, no método de alfabetização, é preciso que os alunos conheçam o alfabeto e a mecânica da escrita/leitura – procedimentos que visa o sujeito (se) torne alfabetizado. Para entender essa metodologia de alfabetização, veja abaixo as capacidades e habilidades envolvidas:

Ao observar o vídeo, em minha opinião, um dos pontos mais importantes para alfabetizar é propor práticas educativas que explorem a linguagem, em especial a oral e a escrita, em situações reais em que se fazem necessários seu uso, explorando também o universo infantil lúdico e das brincadeiras. Para esse desenvolvimento do processo de alfabetização, tudo é motivo para ler, escrever, explorar e se expressar.

Em concordância com as leituras da Base, não dá para ficar erroneamente ensinando primeiro as vogais, pois tudo precisa  acontecer simultaneamente, tendo um real e significado, que envolve o uso de diversas habilidades e capacidades.

REFERENCIAS

SAS Educação, BNCC e Língua Portuguesa. Youtube.

Disponível em:< https://youtu.be/gNSsDtDahp0 >. Acesso em: 28 de set. 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (114.4 Kb)   docx (117.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com