TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PRÁTICAS INCLUSIVAS PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Por:   •  14/6/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.787 Palavras (8 Páginas)  •  662 Visualizações

Página 1 de 8

ja

[pic 1]

Centro Universitário Leonardo da Vinci

SABRINA MARQUES ROSA

PEDAGOGIA (PED 3163)

JAQUELINE COELHO MARINHO COLOMBI

[pic 2]

PROJETO DE ESTÁGIO:

PRÁTICAS INCLUSIVAS PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

CRICIÚMA

2021/1


SUMÁRIO

PARTE I: PESQUISA        3

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA        3

1.2 OBJETIVOS        3

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA        3

1.3.1 PROFESSOR ATUAL        4

1.3.2 EDUCAÇÃO INCLUSIVA        5

PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO        6

2.1 METODOLOGIA        6

2.2 CRONOGRAMA        6

REFERÊNCIAS        7

APÊNDICES        7

1 PARTE I: PESQUISA

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

Área de concentração: FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DOCENTE.

Produto Virtual: E-book.

Tema: Práticas Inclusivas para professores da Educação Básica.

O presente projeto tem como área de concentração a Formação e Capacitação Docente, cujo tema é as Práticas Inclusivas para professores da Educação Básica.

Foi escolhido o tema em questão, pois as práticas de inclusão são importantes para alguém que busca exercer a profissão de professor. Considerando que na carreira profissional de um professor, é muito comum encontrar alunos com necessidades especiais, desde uma pequena dificuldade de aprendizado até uma deficiência física ou mental mais séria, é importante que o professor esteja preparado para auxiliar todos os tipos de situação, disponibilizando equidade no ensino para os alunos.

Na Educação Inclusiva, precisamos entender o laudo de cada criança, pois cada criança é diferente, mesmo que possua a mesma necessidade. Por isso, é importante que cada profissional da Educação Básica, obtenha conhecimento em relação a todas essas necessidades, tornando-se assim, capacitado para lidar com todos as situações do cotidiano em sala de aula.

1.2 OBJETIVOS

  • Sensibilizar os profissionais sobre a importância da inclusão nas escolas;
  • Demonstrar métodos para conseguir implementar a inclusão em sala de aula;
  • Elaborar um e-book demonstrando o que é a inclusão e como deve ser implementada;
  • Trocar experiências junto ao corpo docente.

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A construção da E.M.E.B José Cesário da Silva, nasceu da ideia dos próprios moradores do bairro Nossa Senhora da Salete, que reivindicaram juntamente à prefeitura a construção da mesma. Em 03 de maio de 1982, como o nome provisório de Escola Reunida Nossa Senhora da Salete. A escola iniciou seus trabalhos com 72 alunos matriculados em duas classes de primeira série (Ensino Fundamental). A primeira Diretora foi a Sra. Rosemari Gorete Joaquim Euzébio. Com o passar dos anos, a escola foi sendo ampliada. No final de 1982, a escola passou a se chamar de Escola Reunida José Cesário da Silva, em homenagem a um antigo morador da comunidade, já falecido, mas de família conceituada na região e possuindo descendentes ainda moradores no bairro Nossa Senhora da Salete. Entre 1983 e 1985, a escola foi ampliada novamente, atendendo os loteamentos vizinhos que cresceram, atendendo assim a demanda. Em 1991 a escola passou a se chamar Grupo Escolar José Cesário, assumindo a direção, a professora Rozinha Mota Rocha. Em 1992 assumiu a direção, a professora Valdina Alixandre, que passou a administrar a escola já com 14 turmas e um número de alunos significativo, para o espaço físico existente. A diretora Valdina permaneceu na direção até final de 2014. Em 2015 assumiu a direção da E.M.E.I.E.F José Cesário da Silva, o professor Leonardo Milioli Mangili, que passou a funcionar em uma nova edificação, concluída no final de 2015. O professor Leonardo permaneceu na direção até fevereiro de 2021. Atualmente a escola possui uma nova denominação E.M.E.B. José Cesário, tendo como diretora, Ana Paula de Souza dos Santos.

A escola oferece ensino com turmas de educação infantil até o 9º ano. A escola conta também, com atendimento especializado AEE e um espaço físico amplo com 13 salas de aulas, sala de informática, sala de vídeo, biblioteca, sala de educação física, sala de direção, sala de arte, sala de orientação educacional, secretaria escolar, sala de professores, banheiros para alunos masculino e feminino, banheiros para professores, cozinha, refeitório, lavanderia, depósito de alimentos e  depósito de material de limpeza.

Como, atualmente, estamos vivendo em um contexto de pandemia mundial, não tive a oportunidade de estar presencialmente na escola para aplicar as pesquisas referentes ao projeto escolhido. Sendo assim, foi necessário buscar outras alternativas para o desenvolvimento do mesmo, como pesquisas em livros, sites, mídias e etc.

1.3.1 PROFESSOR ATUAL

A forma como o professor trabalha ilustra a sua identidade, mas a formação inicial por si só não é suficiente para estabelecer isso, mas ao longo do tempo através da reflexão e da observação dos seus métodos de trabalho, eles farão uma autoavaliação, de forma a se posicionarem gradativamente de acordo com o contexto social e histórico, e gradualmente desenvolverem seu próprio status de professor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (262.3 Kb)   docx (132.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com