TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TECNOLOGIAS DA EAD NO BRASIL

Por:   •  4/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.494 Palavras (10 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 10

AS TECNOLOGIAS DA EAD NO BRASIL

Luziane Conceição Soeiro Chalita

Pamela Hellen dos Anjos de Souza

Laís Araujo de Matos

Lilian Caldeira da Silva Coelho

Flavia Borges do Rosário

Professor – Renato Gonçalves

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Curso PED 0000 – Paper da Prática

03/11/2014

RESUMO

A Educação a Distância é definida como sendo um processo de aprendizagem, alunos e professores estam separados espacial e/ou temporalmente, a EAD(Educação à Distância) é mediada por tecnologias. São utilizados no EAD(Educação à Distância) as seguintes ferramentas, o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e a internet. Temos atualmente 3 modalidades de educação, a Educação Presencial (cursos regulares, em qualquer nível, onde professor e alunos se encontram sempre em sala de aula), Educação Semipresencial (acontece parte em sala de aula e outra a distância, com o auxílio da tecnologia), e a Educação Distância (que pode ou não ter momentos presenciai). Nestas modalidades professores e alunos estam separados fisicamente no espaço e tempo, mas são unidos através das tecnologias de comunicação. A EAD (Educação à Distância) pode ser feita em todos os níveis de ensino regular, fundamental, médio, superior e pós-graduação. O método é mais utilizado e indicado para a educação de adultos, principalmente na graduação e pós-graduação. A maior parte das instituições brasileiras que oferecem a EAD(Educação à Distância) promove também a Educação Presencial.

O ponto principal da Educação em qualquer modalidade deve ser a interação e a interlocução de todos os envolvidos no processo. Com as tecnologias interativas isso está sendo possível na EAD(Educação à Distância), mudando o conceito de curso, de aula, que passa a existir em um tempo e um espaço, cada vez mais flexíveis, onde todos se fazem presentes em diversos e diferentes espaços.

Palavras-chave: Educação. Educação à distância. Tecnologias.

1 INTRODUÇÃO

A EAD(Educação à Distância) surgiu quando um curso por correspondência foi oferecido por uma instituição de Boston (EUA), no século XVII. A partir de então, é possível estabelecer uma cronologia de evolução da EAD(Educação à Distância) no mundo. A maior concentração ocorreu na Europa, com o oferecimento de cursos por correspondência no século XIX, na Suécia, reino unido, Espanha, além dos EUA. Mais foi na segunda metade do século XX, que a modalidade de EAD(Educação à Distância) se estabeleceu e fortaleceu.Um importante acontecimento dentro da evolução da EAD é a abertura da British Open University, na Inglaterra em 1969, que trouxe inovações nos instrumentos de comunicação entre professores e alunos, assim como na recepção e envio dos materiais educativos, sendo pioneiras nesta modalidade de ensino superior à distância. No Brasil, a EAD(Educação à Distância) teve seu início no século XX com o iminente processo de industrialização cuja trajetória gerou uma demanda por políticas educacionais que formassem o trabalhador para a ocupação industrial. Surgida como uma alternativa de atendimento da demanda, a EAD(Educação à Distância) permitia a formação dos trabalhadores do meio rural sem a necessidade de deslocamento para os centros urbanos.

Houve um processo de transformação, em todo o processo histórico da EAD(Educação à Distância),principalmente no que diz respeito ao preconceito sofrido por essa modalidade. Aos poucos, a EAD(Educação à Distância)está perdendo o estigma de ensino de baixa qualidade, emergencial e ineficiente na formação do cidadão. Atualmente vivencia-se novos desafios, principalmente no que diz respeito aos impactos nas novas tecnologias na EAD(Educação à Distância). A partir dessas novas tecnologias várias pessoas têm garantido o direito a educação e a realização do sonho de ter sua 1ª graduação.

  1.  EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD) NO BRASIL

A EAD (Educação à Distância)tem sido uma prática muito utilizada desde a primeira metade do século XX no Brasil, principalmente no ensino profissionalizante e na educação popular. Instituições como o Instituto Monitor e o Instituto Universal Brasileiro foram responsáveis pela formação profissional de mais de três milhões de brasileiros até o ano 2000 (VIANNEY et al., 2003, p. 49). Nas áreas de educação popular, Belloni (2002, p. 129) destaca vários programas de iniciativas públicas e privadas como o MEB (Movimento de Educação de Base), o Projeto Minerva, o Telecurso 1º Grau e o Telecurso 2000. Muitos desses programas visavam à divulgação do conhecimento e à formação da cidadania através do uso do rádio e da televisão. A EAD (Educação à Distância)assume, assim, valiosa posição na formação do indivíduo e sua inclusão na sociedade.

 Os anos 90 representam uma “virada” na EAD(Educação à Distância) no Brasil, pois foi nessa década que ela é oficializada como “modalidade válida e equivalente para todos os níveis de ensino”, a partir da publicação da lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional em dezembro de 1996. Por essa mesma época, a expansão da Internet e o destaque conferido na política educacional brasileira ao ensino superior favorecem a instalação da EAD (Educação à Distância)na maioria das instituições, nos níveis de graduação e pós-graduação (VIANNEY et al., 2003, p. 49).

   Conforme leituras realizadas as bases legais da Educação a Distância no Brasil tem sua origem na LDBEN 9.394 de 20.12.1996, pelo Decreto 2494 de 10.02.1998, Decreto nº 2561 de 27.04.1998 e na Portaria Ministerial Nº. 301 de07.04.1998, até então essa modalidade ensino na havia merecido por parte do poder público nenhum tipo de regulamentação em lei ordinária.

Educação à distância é uma forma de ensino que possibilita a autoaprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de educação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação. (DECRETO 2.494, de 10/02/1998).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (189.9 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com