TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES SENSORIAIS (AUTISMO) CAIXA SENSORIAL DOS SENTIDOS

Por:   •  3/12/2020  •  Projeto de pesquisa  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

        ATIVIDADES SENSORIAIS (AUTISMO)[pic 2]

CAIXA SENSORIAL DOS SENTIDOS

SUMÁRIO[pic 3]

INTRODUÇÃO        4

DESENVOLVIMENTO        5

CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIAS        8


INTRODUÇÃO

O autismo é a nomenclatura mais conhecida do Transtorno Global do Desenvolvimento. Essa Síndrome foi de detalhada por Leo Kanner, no ano de 1943, no artigo "Austistic Disturbances of Affetitive Contact".

Leo Kanner detalhou em seu artigo um grupo de crianças que mostravam uma grande "apatia" já no começo de suas vidas, não respondendo aos estímulos externos e vivendo "em um mundo paralelo". Com suas observações, Kanner relatou que essas crianças de destacavam pela incapacidade de ser relacionarem com outras pessoas, grandedistúrbio de linguagem e uma preocupação obsessiva pelo que é imutável.

Diante dessa condição de incapacidade, o Autismo foi relacionado às psicoses da infância, à esquizofrenia infantil. Porém, essa teórica foi considerada inadequada, uma vez que o Autismo é um transtorno importante do desenvolvimento que se apresenta antes mesmo de nascer.

O termo Autismo é de origem grega, onde "autos" significa "próprio". Sua origem explica o fato de Kanner e Asperger, mesmo em trabalhos, locais e momentos diferentes empregam esse termo para caracterizar indivíduos que apresentavam esse estado de inabilidade de interação social e dificuldade para os ensinamentos.

As pessoas observadas por Asperger, em 1944, como também, aqueles descritos por Kanner em 1943, apresentavam condições iguais, como contato visual limitado,estereótipos comportamentais, forte tendência à uniformidade e monotonia, junto com a incapacidade para estabelecer relações socais com outras pessoas.  Os autores discordamquanto ao fato de Asperger ter identificado em seus pacientes uma condição melhor para o desenvolvimento da linguagem, o que, lhes permitiria uma adaptação mais simples ao meio e a diminuição da ansiedade vivenciada por pacientes e familiares, quando proporcionada uma orientação adequada.

DESENVOLVIMENTO

Pessoas diagnosticadas com espectro autista possuem uma audição melhor que as pessoas sem esse diagnóstico. Essa afirmação foi feita por Anne Remington, em um artigo publicado na revista Cogntion, especializada em ciência cognitiva.  Para os autores, os autistas possuem uma maior percepção sensorial.

Os autistas mostram maior capacidade de perceber erros de continuidade de filmes e que muitos deles possuem o chamado "ouvido absoluto", ou são capazes de ouvir sons inaudíveis para as outras pessoas, a exemplo, como a corrente elétrica passando pelos fios, atrás de uma parede.

Portanto, é necessário ter muito cuidado para trabalhar o estímulo auditivo. Tendo que considerar essa sensibilidade e outros fatores, como, um som muito alto, pode desencadear uma crise nervosa no autista.

Considerando esses aspectos, o jogo escolhido para a estimulação foi o "Jogo da Memória Auditiva".

Segue a maneira de produzir o jogo:

[pic 4]

JOGO DA MEMÓRIA AUDITIVA

MATERIAL UTILIZADO:

Seis garrafas de plásticos com tampa (não podem ser transparentes)

Milho de pipoca

Arroz

Feijão

Adornos para decoração das garrafas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (88.7 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com