TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS 4 BIMESTRE

Por:   •  31/5/2015  •  Ensaio  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 2

Em 1999, aos 4 anos, passei a frequentar o "pré 1" (na escola onde estudava a pré escola era dividida em 3 anos) onde fui alfabetizada (porém ainda não letrada), assim, antes da 1ª série/2° ano. Nessa escola os módulos de aprendizagem eram em apostilas que proporcionavam aos professores trabalhar tanto com o método sintético quanto com o analítico. Lembro-me que as atividades de alfabetização vinham com musiquinhas específicas para o trabalho, como por exemplo, para trabalhar a letra P a musiquinha infantil do pato: "o pato Pateta pintou o caneco, surrou a galinha, bateu no marreco ...". A professora cantava conosco e nos perguntava qual a letra que começava "o pato" da música (aqui encerrava o método analítico), em seguida (iniciando o método sintético), abaixo da música na própria apostila, tinha a palavra "pato" (ainda relacionado à música) em letra bastão pontilhado para que passássemos o lápis por cima. Tinha também a "família do P" a qual cópiavamos.

Foi um período marcante pois partia de mim o interesse pela leitura e escrita, o que facilitou, já que gostava muito dos gibis da Turma da Mônica que meus pais sempre liam para mim, porém tinha a ansiedade em lê-los sozinha. Ao final do ano, já lia bem e fui escolhida para ler um texto na formatura de transição para a 1° série/2° ano, o que me trouxe grande satisfação.

Tive uma boa alfabetização e acredito ser uma fase de extrema importância, e não apenas pela formação escolar/acadêmica. O processo de alfabetização deve ser, no mínimo, interessante para a criança, para que a mesma adquira prazer pela leitura/escrita, para que em um futuro se tornem de crianças alfabetizadas, adultos cultos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (37.1 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com