TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ad2 de pedagogia

Por:   •  17/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÃO 1

A) Cana-de-açúcar;

B) A exploração do petróleo gerou o pagamento de royalties às prefeituras de vários municípios que tem relação direta ou indireta com essa atividade. A arrecadação acabou gerando movimentos de emancipação, já que antigos distritos dos principais municípios passaram a ter arrecadação própria. As transformações do espaço Norte-Fluminense, além do surgimento das atividades ligadas ao petróleo, também à crise no setor sucro-alcooleiro, que influenciou drasticamente a busca por outras atividades produtivas em lugar da produção canavieira. Essa atividade tinha por objetivo devolver à região o dinamismo econômico encontrado em outras épocas. O desequilíbrio econômico se revelava um, risco de uma relação de alta dependência do aumento de recursos gerados pelo recebimento dos royalties e o passivo social e ambiental que vem a reboque da atividade petrolífera. Gerando uma contradição entre o incremento no crescimento econômico e a falta de adaptação de seu mercado de mão de obra aos novos requisitos dessa economia. Surge um surto de investimento públicos e privado, mas a expectativa é que nesse surto amplie ainda as perspectivas do cenário econômico, e absorva pelo menos em parte, da mão de obra situada no setor informal. Os avanços tecnológicos, tem contribuído para aumentar as desigualdades socioeconômicas, privilegiando uma elite já bastante favorecida. Exemplo disso são os pescadores de Cabo Frio, que foram afastados do centro com o desenvolvimento do turismo, e dos trabalhadores rurais da baixada campista, excluídos da atividade agrícola pela modernização e levados ao desemprego e ao êxodo rural. Tal impacto constitui em um desafio que exige a superação de inúmeros problemas, sobretudo, no campo da gestão governamental estadual e dos municípios fluminenses.

QUESTÃO 2

O Brasil é um grande produtor e exportador de commodities. As principais commodities produzidas e exportadas por nosso país são: petróleo, café, suco de laranja, minério de ferro, soja e alumínio. Uma das principais restrições está no excesso de carga tributária. Vigência de uma interminável legislação comercial antiquada e a necessidade de cumprir os rituais de uma burocracia interminável. Obrigando as empresas perderem tempo em tarefas administrativas, checando emaranhados legais. O Brasil é o país que mais desperdiça tempo com essas tarefas em todo o mundo. São deficiências que corrompem a competitividade dos produtos brasileiros e inibem os investimentos. A tudo isso, podemos somar outros problemas crônicos insuficiência no sistema de ensino, carência de infraestruturas nos portos, altos índices de violência são alguns dos fatores que os investidores apontam como sendo pouco propícia para que se amplie os investimentos em nosso país.

QUESTÃO 3

A Reforma Pereira Passos

O espaço geográfico do Rio de Janeiro passou a ser organizado para atender à nova ordem social, ou seja, às duas novas classes sociais do país a burguesia e o operariado. Foram criadas vilas e bairros que separaram claramente patrões e empregados. Muitos trabalhadores viviam em cortiços ou em favelas, e assim,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com