TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adesão ao tratamento

Por:   •  29/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 3

                     

Straub (2014) afirma que a adesão ao tratamento é definida de forma ampla como a condição de seguir a orientação de um profissional da saúde. Essas orientações estão relacionadas com medicamentos, mudanças no estilo de vida (por exemplo, perder peso, evitar beber em demasia, parar de fumar), ou recomendações preventivas (tais como, evitar alimentos gordurosos, sal, ou começar um programa de exercícios, ou atividades manuais ou lúdicas).  A adesão como postura, leva o indivíduo a seguir orientações sobre a saúde. A adesão como comportamento relaciona-se ao cumprimento de determinadas recomendações. Ambos são necessários. No entanto os profissionais da saúde sabem que lidam com hábitos já instalados no indivíduo, e que é necessário o esforço individual para a mudança, mais o manejo do profissional, entre outros.  

  Sendo assim, imagine uma situação na sua área (e escreva-a), em que o indivíduo apresenta risco à saúde e dificuldade na adesão ao tratamento, de acordo com as orientações propostas por um profissional de sua área. Pense no caso, e faça sugestões, de acordo com os estudos, para a solução junto ao paciente/cliente. O que você faria como profissional?

De acordo com o material estudado a adesão ao tratamento é definida como a condição de um determinado individuo em seguir a orientação de um profissional de saúde.

Caso Hipotético

O individuo apresenta risco a sua saúde, pois ele está acima do peso 50 quilos, sofre constantemente com a diabete, pressão alta, é uma pessoa que come compulsivamente, não prática nenhuma atividade física é extremamente sedentária e se estressa com tudo. No entanto ele sempre tenta procurar uma forma de se ajudar, porém sempre quando inicia um tratamento para dizendo que não tem tempo e como trabalha 8 horas por dia já chega em casa desanimado. Por vezes ele apresenta inchaços nos tornozelos e dores nos joelhos por conta do peso.  

Esse individuo apresenta dificuldades em adquirir mudanças em seu comportamento ou seja sua dificuldade em adesão ao tratamento é muito grande porque ele tem acesso ao serviço de saúde através de um plano de saúde mais enfrenta as barreiras individuais e também as barreiras imposta pela família a falta da prática de atividades física os hábitos alimentares favorecem para que ele continue obeso e com sérios problemas de saúde.

O sedentarismo é um dos principais fatores para o surgimento das doenças metabólicas, por contribuir de forma significativa para a lentidão do metabolismo e assim a obesidade vem se tornando uma epidemia mundial, e isso porque o crescimento está relacionado a um estilo de vida inadequado, com consumo de alimentos ricos em açúcar  e gorduras saturadas, aliado ao comportamento sedentário

Sabe se que a não adesão ao tratamento estão ligadas a inúmeras variáveis  por exemplo a falta de suporte de uma equipe para auxiliar corretamente ao tratamento seja através da rotina de consultas, medicação, a prática de atividade física.

Neste sentido, em se tratando do problema citado, seria fundamental que um profissional explicasse todas as consequências de uma não-adesão ao tratamento, e o que poderia ocorrer com o paciente. Além disso, o profissional deveria estimular de uma forma firme os pontos positivos de iniciar aquele tratamento, principalmente por conta da melhora da saúde do paciente. É necessário um acompanhamento de profissionais da área para que essa adesão ocorra de forma eficácia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (65.3 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com