TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alguns mártires nos primeiros séculos do cristianismo

Por:   •  3/11/2015  •  Resenha  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

Para entender-nos mais sobre elas, é necessário que se saiba que um mártir já mais nega sua fé, morrem por ela.

O exemplo de Estevão para entender melhor sua história, busquei na bíblia em atos 7:1-53, pude perceber que Estevão morreu brutalmente apedrejado, mas não negou sua fé, ele era o mais famoso dos diáconos, na jovem igreja, era um homem de profunda fé, era judeu, mas falava grego e conhecia os costumes dos gregos. Estevão era ativo na igreja, ele era tão bom em seu trabalho com as pessoas “Não podia resistir á sabedoria e ao Espírito Santo com que ele falava” (Atos 6:10 NVI). Seu sucesso provocou a sua morte. Se fosse fraco, provavelmente não teria morrido, mesmo sendo apedrejado, ele não deixou sua fé ser abalada nem culpou alguém por isso, pelo contrário, em Atos 7:59-60. Estevão enquanto está sendo apedrejado invoca o Senhor Jesus dizendo, recebe o meu espírito e pondo-se de joelhos, clamou em com grande voz, senhor não lhes imputes este pecado e falando isso morreu.

João Batista também foi um grande mártir, pregava a vinda do Salvador do mundo, teve vários seguidores esteve com Jesus Cristo e batizou o mesmo nas águas, mas por convicção da sua fé foi feito prisioneiro e acabou morrendo. Olhe para diferencia entre a morte de João batista e a de Estevão, João estava detido em uma prisão, escura, malcheirosa e solitária, e foi morto por causa de um juramento do bêbado Herodes, Estevão falou perante uma enorme multidão e fez um sermão poderoso sobre Jesus, Estevão estava “Cheio do espírito Santo”, O Espírito Santo lhe deu uma visão do céu, da gloria de Deus, ele morreu em uma visão gloriosa. Enquanto João morreu de uma forma muito humilde. O rosto piedoso de Estevão e sua coragem na morte influenciaram muito Saulo de Tarso. Saulo mais tarde se tornou o apóstolo Paulo. João e Estevão tiveram mortes diferentes, mas tanto João como Estevão eram fies servos de Jesus. Podemos encontrar varias histórias de mártires ao longo da existência humana, a palavra mártir vem do grego mártys, que significa testemunha, sendo assim só poderá ser considerada mártir a pessoa que chega ao derramamento do próprio sangue em testemunho da sua fé. O maior mártir que já existiu, acredito que foi o próprio Jesus Cristo, visto que Jesus, filho de Deus, manifestou sua caridade entregando sua vida por nós, e ninguém possui maior que aquele que entrega a vida pelos seus irmãos.

Só pode ser considerado mártir aquele que suporta o martírio com graça e morre livremente, ou seja, aceite livremente o risco de morrer por causa de sua fé. A aceitação da morte pode ser explicita, como no caso em que o perseguidor deixa a escolha entre renegar a fé ou aceitação da morte livre.

No entanto para que a igreja declare oficialmente que alguém é mártir da fé, são efetuadas pesquisas a respeito do ponto de vista cristão e dentro do contexto do novo testamento pode-se dizer que mártir é aquele que preferiu morrer a renunciar á sua fé, por defender a veracidade do que consiste “A palavra de Deus” entregando a própria vida para este fim, para que a essência desta verdade fosse preservada.

Entre os católicos é conhecido como batismo de sangue, o martírio daqueles que morre pela fé. Observa-se que todos têm morte cruel, Zacarias e Estevão morreram apedrejado, João batista decapitado, Pedro pendurado de cabeça para baixo, Jesus Cristo crucificado em madeiro, todos morreram em perseguições religiosas.    

Entretanto as histórias dos mártires não são apenas bíblicas, temos os nossos mártires brasileiros, Ex; Tiradentes, Zumbi dos Palmares, Chico Mendes, estes não morreram por fé religiosa, mas por lutar por ideal de liberdade e igualdade.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (56.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com