TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise da Disciplina Teorias do Currículo: Contribuições à Formação, Lacunas, Didática das Sulas Ministradas

Por:   •  7/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE AMADEUS

Curso: Pedagogia   Período: 1º   Profª Drª Mª Aparecida Souza Couto

Aluna: Maíra Santos de Andrade Cruz

Analise da disciplina Teorias do Currículo: contribuições à formação, lacunas, didática das aulas ministradas.

As aulas foram ministradas em dois encontros semanais, quartas e quintas, no primeiro dia teve a apresentação da Profª Drª Mª Aparecida Souza Couto que conduziu de forma dinâmica a apresentação dos alunos, após cada um falar um pouco de si mesmo, todos ficaram de pé no centro da sala e caminhando aleatoriamente ate a professora dizer que podia parar então haveria uma breve apresentação com aquele que estivesse em sua frente.

As aulas seguiram de forma dinâmica com debates em sala de aula, tendo como tema textos pré-determinados pela profª, exposições dos assuntos através de textos e data-show dessa forma construindo um ambiente de aprendizagem saudável dando espaço aos que já tinham habilidades de comunicação a se expressarem e aos que não tinham pode ter a oportunidade de desenvolver sem constrangimentos “o que para mim foi muito positivo”.

Os principais assuntos abordados na 1ª unidade foi: ideias gerais sobre currículo (o que é, fatores históricos, importância, relação com a escola e a sociedade, teorias, construção política e social etc...), discussões sobre fordismo, taylorismo, a revolução industrial, modernismo, pós-modernismo, relativismo, o papel da mulher na sociedade, metanarrativas, tendo como forma de avaliação: fichamentos, seminário e prova.

Na segunda unidade houve uma melhor interação da turma e os assuntos continuaram a ser aprofundados, mas agora com um foco um pouco mais pratico onde fomos incentivados a fazer uma pesquisa de campo sobre o PPP, que foi apresentado de forma criativa pela turma colocando em pratica a importância de trabalhar o lúdico em sala de aula. Dessa forma conseguimos entender na pratica a importância do PPP o que somado com as explicações em sala de aula foi muito bom.

Por fim, foi uma experiencia positiva a todos que estavam atentos e prontos a aproveitar cada situação dentro de suas capacidades. certamente as aulas de teoria do currículo, apesar de a 1ª vista ser uma disciplina muito teórica, acabou mostrando-se divertida e importante para o nosso crescimento acadêmica. Apenas nos resta agradecer a profª Aparecida por toda a dedicação e carinho que tivemos o privilégio de receber. Que Deus a abençoe hoje e sempre.

Maíra Santos de Andrade Cruz

03, de dezembro de 2018

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (65 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com