TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anton Makarenko Finalizado

Por:   •  27/3/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 4

ANTON MAKARENKO

Um dos homens que ajudou a responder à questão de família/ escola na nova sociedade comunista do século 20. Sua pedagogia tornou-se conhecida por tornar milhares de crianças em magnetizados cidadãos, o mesmo organizava a escola como coletividade e valorizava os sentimentos dos alunos na busca pela felicidade.

        Na época as crianças tinham direitos dispensáveis como opinar e discutir suas necessidades no universo escolar.

        Além de educar com rigidez e disciplina ele quis formar cidadãos que sabia do âmbito político e da sociedade e além de tudo solidário.

        O trabalho era o essencial para a formação do homem. Makarenko aprendeu errando e acertando e cada etapa de sua experiencia foi registrada em relatórios, livros e textos.

        Makarenko decidiu incluir a valorização da infância em seu trabalho , trabalhou em grupos e os sentimentos dos mesmos não eram abstrata, ou seja, a sobrevivência  de cada um dependia do trabalho de todos, caso não tivesse, morreriam de fome e não teriam uma habitação digna de moradia, daí surgiu a frase “Nunca mais nem ladrões e nem mendigos.“

        Ele formava crianças capazes de dirigir a sua própria vida no presente e na vida dos pais no futuro. Faziam parte das aulas exercícios físicos, trabalhos manuais, recreação, excursões, aula de música e idas ao teatro. Discutiam dentro da sala de aula assuntos como objetos roubados, a melhoria do prédio, a compra de materiais de limpeza dos banheiros e problemas particulares.

        Era conhecido como educador aberto, mais rígido e duro, pois o descumprimento de regras poderia ter consequências severas. A escola era local de moradia, preservava a presença da família e orientava, pais melosos ou ausentes eram incapazes de educar seus filhos.

        Naquela época a escola tinha que formar seres participativos por meio de uma organização participativa e democrática, com muita disciplina e trabalho e os pais que não conseguisse educar seu filho deveria ser reeducado pela escola.

BIOGRAFIA

Anton Semionovich Makarenko (1888-1939) filho de um operário ferroviário e uma dona de casa nasceu em 1888 na ucrânia, aprendeu a ler e escrever com a mãe e logo em seguida foi para escola primária onde teve contato com varias matérias menos na sua língua materna ucraniana proibida na época pelo império czarista na Rússia.

Makarenko se formou em magistério aos 17 anos e Lenin e Máximo Gorki influenciaram na sua visão de mundo e de educação.

A primeira experiência em sala de aula em 1906 na escola primária das oficinas ferroviárias onde lecionou por nove anos, em seguida assumiu a diretoria de uma escola secundária e com a ideia do modelo que queria aplicar aumentou o espaço cultural e mudou o currículo com ajuda de pais e professores e incluiu a sua língua materna ucraniana.

Sua mais marcante experiência foi de 1920 á 1928 na direção da colônia de Gorki, instituição rural que atendiam jovens e órfãos que viviam na marginalidade, lá ele colocou em prática á vida em comunidade, participação da criança na organização da escola, trabalho e a disciplina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (67.1 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com