TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de tendências pedagógicas no brasil a educação

Trabalho acadêmico: Análise de tendências pedagógicas no brasil a educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  Trabalho acadêmico  •  3.798 Palavras (16 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 16

Introdução

A educação existe desde os tempos primitivos, onde existem indícios de formas elementares de instrução e aprendizagem. De acordo com Libâneo (1994) na chamada antiguidade clássica (gregos e romanos) e no período medieval também se desenvolveu formas de ações pedagógicas, em escolas, mosteiros, igrejas, universidades.

A formação da teoria didática para investigar as ligações entre ensino e aprendizagem e suas leis ocorre no século XVII, quando João Amós Comênio (1592 – 1670), um pastor protestante, escreve a primeira obra clássica sobre didática, a didática magna. Ele foi o primeiro educador a formular a idéia da difusão dos conhecimentos a todos e criar princípios e regras de ensino. (LIBÂNEO, 1994).

Tem-se relato que a Educação Física também aparece em tempos primitivos, segundo Oliveira (1983) todas as atividades humanas durante o período que se convencionou denominar pré-histórico dependem do movimento, do ato físico. Ao analisar a cultura primitiva em qualquer das suas dimensões (econômicas, políticas e sociais), vemos, desde logo, a importância das atividades físicas para os nossos irmãos das cavernas.

Este artigo teve o objetivo de analisar as tendências pedagógicas da educação brasileira e as abordagens da educação física e as relações que existem entre elas.

Um pouco da história da Educação e da Educação Física

A Educação Física teve grande influência dos modelos europeus e já no século XVIII teve-se a preocupação de sua inclusão nos currículos escolares com Guths Muths (1712 – 1838), J. B Basedow (1723 – 1790), J. J Rousseau (1712 – 1778) e Pestalozzi (1746 – 1827).

Rousseau não acreditava que a educação tivesse como objetivo principal instruir, reprimir ou modelar o ser humano. Emílio Rousseau, afirma que, ao final ele não seria um soldado, um sacerdote, nem um magistrado: seria antes de tudo um homem. Ele deu destaque à educação como elemento da Educação Física (Oliveira, 1983).

Rousseau é o percussor da escola nova que se inicia no século XIX e que será tratada com mais detalhe nos próximos capítulos.

A Educação Física sofreu grande influência do renascimento, a corrente alemã representou um notável impulso pedagógico aos exercícios físicos, através dos ideais da educação helênica. Segundo Oliveira (2006), por influência de Rousseau, a ginástica passou a ser incluída entre os deveres da vida humana, e sob este aspecto, muito lembrava os princípios da educação grega.

De acordo com Gadotti (1999), o século XVIII é político-pedagógico por excelência. As camadas populares reivindicam ostensivamente mais saber e educação pública. Pela primeira vez um Estado institui a obrigatoriedade escolar (PRÚSSIA, 1917).

A Educação Física sofreu grande influência do modelo higienista, onde, no desenvolvimento do conteúdo escolar, o médico e mais especificamente o médico higienista, tem um papel destacado. Esse conhecimento orientou a função da Educação Física na escola para o desenvolvimento da aptidão física dos alunos.

Segundo o Coletivo de Autores (1992), no Brasil, especificamente nas quatro primeiras décadas do século XX, foi marcante no sistema educacional a influência dos Métodos Ginásticos e da Instituição Militar. Ressalta-se que o auge da militarização da escola corresponde à execução do projeto de sociedade idealizado pela ditadura do Estado Novo.

Na forma de associações livres, essas Escolas de Ginásticas difundem-se para outros países da Europa e da América e pressionam a inclusão da ginástica, considerada como Educação Física, no ensino formal de todos os países que já dispunham daquela forma de difusão do saber, ou seja, sistemas nacionais de ensino e escolas. (Coletivo de Autores, 1992).

Quanto à questão do método, inseriu-se a ABE (Associação Brasileira de Educação), no corpo de um debate, acirrado por um anteprojeto de lei, originário do ministério de guerra no ano de 1929, que além de determinar a prática da Educação Física para todos os residentes no Brasil, definindo caráter obrigatório em estabelecimento de ensino, a partir dos seis anos de idade, criar o conselho superior de Educação Física com “sede no ministério da guerra”, o qual exercerá a função de centralizar, coordenar e fiscalizar todas as atividades referentes aos deportes e a Educação Física no país – deliberava que enquanto não fosse criado o método nacional de Educação Física ficaria adotado em todo território brasileiro, o denominado método francês (CASTELANI FILHO, 1988).

Nas décadas de 70 e 80 surgem os primeiros movimentos de ruptura com o modelo vigente até aquele momento. O retorno dos primeiros profissionais titulados nos principais centros de pesquisa do mundo e a abertura de programas de mestrado na área contribuíram para esse movimento.

As tendências pedagogias

As idéias pedagógicas de Comênio, Rousseau, Pestalozzi e Hebart, entre outros, foram a base do pensamento pedagógico europeu, propagando-se para todo o mundo, essas concepções são detalhadas abaixo em teorias liberais não-críticas e teorias críticas da educação.

Pedagogias liberais

A pedagogia tradicional

A constituição dos "sistemas nacionais de ensino" tem início no século XIX. Sua organização inspirou-se no princípio de que a educação é direito de todos e dever do Estado.

De acordo com Saviani (1987), a escola surge como um antídoto à ignorância, logo, um instrumento para equacionar o problema da marginalidade.

Em suas várias correntes, caracteriza as concepções de educação onde prepondera a ação de agentes externos na formação do aluno, o primado do objeto de conhecimento, a transmissão do saber constituído na tradição e nas grandes verdades acumuladas pela humanidade e uma concepção de ensino como impressão de imagens propiciadas, ora pela palavra do professor, ora pela observação sensorial. (LIBÂNEO, op cit).

A atuação da escola consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade. O compromisso da escola é com a cultura, os problemas sociais pertencem à sociedade.

Os métodos dessa tendência baseiam-se na exposição verbal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com