TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Trabalho de Conclusão de Curso

Por:   •  25/9/2023  •  Resenha  •  1.904 Palavras (8 Páginas)  •  26 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO - IE

GRADUAÇÃO

CURSO DE PEDAGOGIA

BÁRBARA LOPRESTI CHIM CARPANEZ

ANÁLISE DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

“ALFABETIZAR: UMA AÇÃO CONSTRUTIVA” DE SIMONE MACHADO PEREIRA

Rio Grande - RS

2023

BÁRBARA LOPRESTI CHIM CARPANEZ

Análise do Trabalho de Conclusão de Curso

“Alfabetizar: Uma Ação Construtiva” de Simone Pereira Machado

Trabalho de Conclusão de Semestre do Curso de Pedagogia, referente a disciplina Organização do Trabalho Acadêmico, ministrada pela Professora Magda de Abreu Vicente.

Rio Grande - RS

2023

RESUMO INFORMATIVO

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado como “Alfabetizar: Uma Ação Construtiva” de Simone Machado Pereira, foi publicado em 2002, sendo um trabalho apresentado para obtenção do título de Pedagoga. A autora optou pesquisar acerca dos métodos de alfabetização frequentemente utilizados pelos profissionais da educação nos Anos Iniciais do Ensino Médio. Contendo, portanto, os resultados dessa análise.

        O artigo pretende também demonstrar a colaboração da psicogênese na escrita como possibilidade pedagógica que se coloca em ponto de uma alfabetização que coordena a inserção do aluno da sociedade, superando uma ideia de adaptação do sujeito no meio que faz parte (MACHADO, 2022).

        Como discussão teórica, a autora traz alguns autores que são importantes no assunto de alfabetização, entre eles estão: Jean Piaget, Vygotsky e Paulo Freire. No decorrer da leitura, vamos vendo citações desses autores e a opinião da autora sobre elas, nos mostrando a diferença de ideias de um autor para o outros, sempre levando em conta diversos fatores. Podemos observar essa ideia nas páginas 26 e 27,onde Simone cita Piaget e esclarece que para ele o professor tem que respeitar os limites do desenvolvimento do aluno, não indo além das capacidades deles. E ao citar Vygotsky, relata a ideia do autor onde o que aprendemos nas relações uns com os outros é o que nos constrói para termos conhecimentos que permitam nosso desenvolvimento mental. Após essas duas citações, a autora ainda faz a relação entre esses dois autores, dizendo que eles asseguram que a inteligência é gerada a partir das relações do homem com o meio.

        Com isso, percebemos que o TCC se trata de uma pesquisa de índole qualitativa e tem como metodologia a pesquisa bibliográfica, proporcionando à autora pesquisar autores, esclarecer dúvidas e criar dúvidas novas, tendo ainda mais informações e ideias para expor no artigo. Conseguindo elementos importantes e de relevância para o TCC: “De posse de um roteiro de ideias, parte-se para a análise dos documentos em busca dos elementos que se revelem importantes para o trabalho.” (SEVERINO, 2013, Item 4.2.2).

Para organizar suas ideias e elementos, a autora separou o artigo em três capítulos, sendo o primeiro para questionar os aspectos do porque, o que, a quem, quando, com que e como ensinar e educar. O segundo, tinha como objetivo fazer uma revisão sobre os métodos de alfabetização mais utilizados nos últimos anos. E o último, tinha como propósito, a abordagem da psicogênese e suas contribuições demonstrando a possibilidade de mudanças significativas no processo de aprendizagem do aluno. Antônio Joaquim Severino (2013, Item 4.2.3) expressa como deve ser a estrutura de um trabalho científico:

Todo trabalho científico, seja ele uma tese, um texto didático, um artigo ou uma simples resenha, deve contribuir uma totalidade de inteligibilidade, estruturalmente orgânica, deve formar uma unidade com sentido intrínseco e autônomo para o leitor que não participou da sua elaboração, que internamente as partes se concatenem logicamente.

Tendo como conclusão que, compete aos educadores, criar condições para que a educação seja possível, gerar alternativas pedagógicas com objetivo de criar um novo tipo de sociedade com pessoas mais solidárias, preocupadas em acabar com o individualismo, produzindo novos projetos sociais e políticos, contribuindo para uma sociedade mais justa e mais igualitária (MACHADO, 2002, p.40).

ANÁLISE DA ESTRUTURA

Ao ler as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e analisar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) escolhido, podemos observar uma grande diferença das normas atuais para as de antigamente. A mudança mais nítida é a estrutura, no TCC escolhido é possível observar respectivamente a Capa, Folha de Rosto, Agradecimentos, Sumário, Introdução, Justificativa, Metodologia, Capítulo 1, Capítulo 2, Capítulo 3, Conclusão e Bibliografia. Atualmente, a ABNT tem como estrutura obrigatória a Capa, Folha de Rosto, Resumo, Sumário, Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Referências. Com isso, refletimos que caso esse TCC fosse publicado atualmente, ele teria que passar por diversas mudanças para que seguisse as normas. As letras então na fonte Times New Roman, seguem o espaçamento de 1,5 cm entre linhas, tendo uma média de 1,25 cm no início de cada parágrafo. Por conta do TCC escolhido ser impresso e não digital, não conseguimos saber o tamanho do rodapé utilizado pela autora, porém, observamos que esta fora dos padrões ABNT porque está muito grande, ocupando grande parte da folha, o que não pode acontecer, pois o cabeçalho acima é de 0,8 cm e o rodapé abaixo é de 2 cm, o que provavelmente não é usado pela autora. Além do rodapé e do cabeçalho, não conseguimos saber ao certo o tamanho da fonte utilizada.

Outra observação é a numeração de páginas que ao iniciar outro elemento textual não é colocada o número da página, apenas a página após o início do elemento, o que atualmente a norma exige. Páginas como a Folha de Rosto, Dedicatória, Agradecimento, Epígrafe, Resumo, Lista de Ilustrações, Lista de Siglas e Abreviamentos, Lista de símbolos e o Sumário são contas, mas não aparecem a numeração, já os Elementos textuais, Referências, Apêndice e Anexos são contadas e numeradas no lado inferior direito da página, no tamanho 10. As únicas páginas não contas e também não numeradas são a Capa e a Errata.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (173.4 Kb)   docx (92 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com