TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Atividades Autoavaliativas

Por:   •  17/10/2019  •  Exam  •  858 Palavras (4 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 4

A Gestão do Projeto Político-Pedagógico e sua Avaliação

Questões auto avaliativas

1) A construção do Projeto Político-pedagógico ainda foi pouco incorporada às práticas das instituições de educação infantil. Dessa forma, quando vamos verificar a existência ou não da construção coletiva do PPP, constatamos uma dura realidade: qual é?

R: Não vemos o PPP em circulação na escola, as educadoras e educadores, muitas vezes, não sabem sobre sua existência e os estagiários que precisam consultá-lo para poderem realizar seus estágios têm seu acesso impedido.

2) O Projeto Político-pedagógico apresenta crenças, valores e modos de pensar e agir da comunidade que o constrói. Vimos que ele deve conhecer a realidade que se apresenta, refletir sobre ela e traçar um caminho para atingir outro patamar da realidade, construindo novas formas de atender às necessidades sociais e individuais dos alunos. Assim, o que o projeto vai sintetizar ao ser construído?

R: O que temos, o que desejamos, o que faremos em função do que desejamos, como saber se o que estamos fazendo corresponde ao que desejamos.

3) Um Projeto Político-pedagógico construído em uma perspectiva democrática leva em conta a decisão da equipe educativa. O que podemos dizer sobre o Projeto Pedagógico construído com base nos desejos e ideias do gestor (diretor ou coordenador)?

R: Quando somente o gestor constrói o projeto, o PPP passa a ser um documento autoritário e não corresponde à realidade da instituição, não revela o pensamento dos professores, pais e funcionários.  

4) Ao construir um PPP, temos de apresentar várias informações acerca da instituição, quais seriam as informações referentes:

 à contextualização e caracterização da escola;

R:  Aspectos sociais, econômicos, culturais e geográficos;

Condições físicas e materiais;

Caracterização dos elementos humanos;

Breve história da escola.

  1. à concepção de educação e práticas escolares;
  2. R: Concepção de escola e perfil de formação dos alunos;
  3. Princípios norteadores da ação pedagógico-didática
  4. ao diagnóstico da situação atual;
  5. R: Levantamento e identificação de problemas e necessidades a atender;
  6. Definição de prioridades;
  7. Estratégias de ação, escola de soluções
  8. à estrutura e organização da gestão;
  9. R: Aspectos organizacionais;
  10. Aspectos administrativos;
  11. Aspectos financeiros
  12. à proposta curricular.
  13. R: Fundamentos sociológicos, psicológicos, culturais, epistemológicos, pedagógicos;
  14. Organização curricular (a creche ou pré-escola, organização das experiências das crianças); Objetivos, conteúdos, desenvolvimento metodológico e avaliação da aprendizagem
  15. 5) Por que dizemos que o Projeto Político-pedagógico deve ir muito além dessas experiências que a criança já vive em casa? Qual o problema que envolve o professor?
  16. R: No que concerne ao acesso às músicas e aos programas veiculados pela grande mídia
  17. O grande desafio é que grande parte dos professores/educadores tiveram seu processo educativo dentro de uma cultural de massa, e também não possuem um conhecimento mais elaborado, que aumente seu repertório cultural

06) O que são as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil?

R: As DCNs da educação infantil constituem-se em um documento que deveria ser obrigatoriamente discutido em todas as instituições de educação infantil, para ser utilizado na construção do PPP.

  1. 7) O Art. 6º aponta que as propostas pedagógicas devem respeitar alguns princípios, você saberia discorrer sobre eles?
  2.  I – Éticos: relativos à autonomia, à responsabilidade e ao respeito ao bem comum
  3. II – Políticos: relativos ao direito à cidadania, desenvolvimento da capacidade crítica e respeito à democracia.
  4. III – Estéticos:  relativos à criatividade e à liberdade de expressão das diferentes manifestações culturais.

8) O Art. 7º das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil aponta que o Projeto Político-pedagógico deve garantir o cumprimento da função sociopolítica e pedagógica, tais como "I - oferecendo condições e recursos para que as crianças usufruam seus direitos civis, humanos e sociais". Explique.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (62.5 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com