TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Caracteristicas do Algeplan

Por:   •  4/7/2016  •  Dissertação  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 3

Analise e elaboração de material de didático para o ensino de matemática

Algeplan

Cristian sousa ramos

7º periodo de matemática

Introdução

O algepla é um recuso didático que pode ser utlizado para auxiliar o professor a ensinar conteúdos matemáticos,dentre os quais se destacam expressões algébricas do primeiro e segundo grau,monômios e polinômios, resolução de equações do primeiro grau e fatoração de trinômios do segundo grau.para tanto, é necessário que sejam estabelecidas  relações entre as características fisicas  de cada peça do algeplan e expressões algébricas,utilizando as dimensões das peças e sua repectiva área. Após o contato com o material e preciso promover a discurssão e sistematização dos conceitos por meio do registro das atividades,utilizando diferentes formas de representação de conceitos que estão sendo trabalhados. Para  essas atividads sejam realizadas é necessario que o professor atue como mediador, contribuindo para que o espaço da sala de aula se transforme em um ambiente de investigação.

Quais as caracteristicas do algeplan?

Algeplan é um recurso didático composto po 40 peças com as seguintes dimnsões: quadrados de lado X (figura 1),quadrados com lado Y como (Y

[pic 1]

Qual o principal objetivo  do algeplan?

O objetivo principal do uso do Algeplan, é relacionar as figuras geométricas (quadrados e retângulos) com expressões algébricas, funcionando como um material de apoio no ensino de expressões algébricas, monômios, polinômios e fatoração de trinômios de segundo grau.

Quais os conteúdos que podem ser         trabalhados com o algeplan?

- Expressões algébricas

- Fatoração

- Adição, subtração e simplificação

- Monômios e polinômios

Qual nivel de ensino atende?

        Atende do sétimo  ao nono do ensino fundamental e ensino médio, sendo uma ótima ferramenta para o ensino de expressões algébricas, que em geral, são assuntos que os alunos apresentam bastante dificuldades de apredizagem.

É um material que pode ser usado para introduzir um assunto?para reforçar um conteúdo?por que?

        O algeplan é um recurso didático que pode ser utilizado para introduzir  um assunto, pois ajuda aos alunos aprenderem mais concretamente  e ao manipular o material , a apredizagem se torna mais significativa.                

        O algeplan pode ser utilizado também para reforçar um conteúdo,pois as vezes os alunos têm muitas dificuldadesde trabalhar com um assunto abstrato e atrapalha na sua aprendizagem,mas utilizando algo mais concreto pode tornar a aprendizagem mais facil para o aluno.

Quais as vantagens e/ou desvatagens do uso do algeplan na sala de aula?

Vantagens:

-  Apredizagem mais concreta

- É algo chamativo e atrai a atenção dos alunos

- É de facil manipilação

- Facilita a apredizagem do conteúdo

        Desvantagens:

        - Demanda de recurso para comprar o algeplan já feito ou para comprar os material para fazê-lo.

Conclusão

        Conclui-se que o algeplan pode subsidiar atividade didáticas e que visam explorar conteúdos matemáticos,como expressões algébricas. Isto, desde que sejam promovidas ações para além da manipilação do algeplan,em que o aluno seja orientado a registrar sua próprias conclusões. Utilizar diferentes metodologias de ensino, como jogos, pesquisa de campo e utilização de tecnologias, pode aproximar um pouco mais a matemática do mundo real do estudante e motivá-lo fortemente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (68.1 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com