TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As olimpíadas brasileiras de matemática no município de Tanque Novo

Relatório de pesquisa: As olimpíadas brasileiras de matemática no município de Tanque Novo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  Relatório de pesquisa  •  2.018 Palavras (9 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 9

AS OLIMPÍADAS BRASILEIRAS DE MATEMÁTICA NO MUNICÍPIO DE TANQUE NOVO

Fabiana Batista Cardoso¹

Luisete Batista Frota²

Resumo

Este trabalho avaliará como a participação efetiva dos alunos nas aulas de matemática influência no desempenho destes na prova das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O foco do estudo é a questão como o ensino e a aprendizagem da matemática contribuem para a realização com êxito das provas no Centro Educacional Professora Alzira Ales Carneiro no município de Tanque Novo. Os alunos objetos de estudos serão os que realizaram as provas dentre os anos 2005 a 2012. Analisaremos suas progressões através de dados levantados por meio de entrevistas com professores e diretores da escola, bem como estatística da OBMEP no decorre desse período.

Palavras-chave: Ensino, OBMEP, Aprendizagem e Matemática.

This article will assess how the effective participation of the students in Math classes influences their development in the exams applied by Brazilian Math Olympics from Public School (OBMEP). The focus of the research is related with the question of how the teaching and learning of Math contribute to fulfill with success the exam in the Professor Alzira Alves Carneiro Educational Centre located in Tanque Novo’s city. The students, object of this research will be the ones who accomplished the exams between 2005 and 2012. We will assess their evolution through data obtained for interview with teachers and school principal, as well as statistics from OBMEP through this season.

Key words: Teaching, OBMEP, Learning and Math

Introdução:

Vislumbrando as Olimpíadas Brasileiras de Matemática como uma ferramenta a contribuir para um bom desenvolvimento de alunos e professores na área de matemática, decidimos trabalhar com essa temática no nosso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), focado principalmente na questão do ensino e aprendizagem dos alunos e a contribuição da OBMEP nesse aspecto.

Os principais objetivos desse trabalho é identificar como a OBMEP é vista pelos professores e alunos e como influência no ensino e aprendizagem dos mesmos, e também fazer uma comparação entre os alunos que passam para a segunda fase e os que não conseguem atingir uma boa pontuação.

Fizemos a escolha do tema com o intuito de verificar a importância da aplicação das provas da OBMEP nas aulas de matemática, pois uma das convergências positivas da realização das provas são as bolsas que os alunos recebem como prêmio de iniciação cientifica.

Através do resultado das provas é possível identificar novos talentos na matemática, estimulando-os desde cedo na área das ciências exatas e incentivando seu ingresso no ensino superior nas áreas cientificas e tecnológicas.

1. 0 que é uma olimpíada?

Segundo os dicionários a palavra olímpiada significa:

[P1. De olimpíada.] S.f. pl. Jogos olímpicos modernos, que realizam em quatro anos, de 1896 para cá. ~V. Olimpíadas. (FERREIRA, 1999, p. 1442);

Nf [Abstrato de ação] 1 conjunto de jogos realizados em Olímpia na antiga Grécia, e originários dos atuais: as olímpiadas grega era notáveis , não somente pelos feitos dos seus atletas, homens e mulheres completos que, à destreza física, aliava o desenvolvimento cultural – mas também pelo espírito esportivo que os animava, e isento das malícias e invejas (GM). (BORBA, 2002, p. 1119).

Com base nos significados mencionados acima, podemos dizer que as olímpiadas pode ser importantes nas competições em uma determinada área do conhecimento.

Segundo alguns historiadores, as origens das Olimpíadas de Matemática podem ser encontradas nas “disputas” protagonizadas por matemáticos durante o Renascimento na Itália. No final do século XIX, essas “competições” assumiram uma estrutura semelhante à utilizada nos dias atuais, tendo como objetivo “promover” a Matemática.

De um modo geral, uma olimpíada de matemática é composta por provas com problemas matemáticos que instigam aos competidores a pensar e usar seu conhecimento lógico e a criatividade. Os alunos são estimulados a se confrontarem em salas de aula, individualmente ou em grupo com situações-problema.

Sabemos que a matemática é uma disciplina muito importante nas escolas, mas podemos ver que ela é uma disciplina bastante temida pela maioria dos alunos, trazendo medo e insegurança, talvez achem isso pela maneira como vem sendo trabalhada de maneira mecânica e repetitiva. Acredita-se que estas dificuldades encontradas no ensino da matemática seriam superadas se fosse trabalhada de maneiras contextualizadas tentando enfocar a vida real ao contexto social. Devemos ver que a matemática é um método de fundamental importância para o nosso cotidiano, não somente na vida escolar e sim em nosso dia a dia.

O PCN aborda que:

O conhecimento da história dos conceitos matemáticos precisa fazer parte da formação dos professores para que tenham elementos que lhe permita mostrar aos alunos a matemática como ciência que não trata de verdades eternas, infalíveis e imutáveis, mas como ciência dinâmica, sempre aberta à incorporação de novos conhecimentos. (PCN, 1997, p. 38).

Sendo assim é preciso que o professor adquira informação que pode ser vista como importante dentro da sala de aula, com relação aos conceitos matemáticos, para que seja mostrado aos educandos as várias maneiras de se aprender matemática adaptando aos conhecimentos dos alunos para que favoreça a aprendizagem e o interesse pela matemática.

2. Como a OBMEP contribuem para o processo de ensino e aprendizagem?

A OBMEP atualmente é uma política mundialmente reconhecida, está voltada ao processo de ensino- aprendizagem em matemática, aumentando o interesse e o desempenho dos alunos de escolas públicas. Os alunos estão aumentando ao empenho pelo o estudo e também está favorecendo a permanência dos mesmos na sala de aula.

Os professores devem ser mediadores e buscar motivar os alunos a aprender aquilo se quer ensinar. Ao ensinar um novo conteúdo ao aluno, este deve ter qualquer motivo para aprender. É preciso que os professores trabalhem nesta motivação, com a finalidade de preparar, capacitar o aluno a participar de uma olimpíada de matemática. Prevalece também ressaltar que a premiação e o reconhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com