TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

Por:   •  7/8/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.204 Palavras (5 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 5

TAREFA AVALIADA – 2º BIMESTRE

Tendo por base o material disponibilizado sobre normas de elaboração de trabalho acadêmico de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) realiza as atividades abaixo:

I. Identifique o tipo de citação dentre as questões apresentadas a seguir e justifique a sua resposta: (3,5 pontos)

a) Para Severino (2007), o esforço individual do estudante na realização das tarefas que lhe são propostas na universidade, no aproveitamento dos materiais e recursos disponibilizados pelos docentes e pela própria instituição contribui para que mesmo obtenha êxito no ensino superior.

Ø Trata-se de uma citação indireta, pois foi utilizado apenas a ideia do autor e não suas próprias palavras.

b) Sabe-se que, dentre muitas especificidades, o mais importante na educação popular não é o espaço em que esta se dá, mas sim que sua metodologia seja pautada em uma orientação em que “na concepção do conhecimento não se hierarquize conhecimento científico e saber popular” (FREITAS, 2010, p.140)

Ø Citação direta curta, pois foi transcrevido as palavras do autor. Chama-se assim pois tem menos de três linhas

c) Segundo Debord (1972, p.12, apud COSTA, 2009, p.95), “O espetáculo não é um conjunto de imagens, mas uma relação social entre pessoas mediatizada por imagens”.

Ø Citação direta, as palavras citadas não eram de Debord e sim de Costa. Por isso a palavra apud. (citado por)

d) Em meados dos anos 80, “quando a política brasileira empreendeu o caminho do estreitamento das relações com a Argentina, a ideia (sic) do universalismo não foi abandonada, mas ganhou novo significado.” (VIGEVANI et al., 2008, p. 6, grifo nosso).

Ø Citação direta, o escritor optou por grifar a palavra universalismo. Outrossim a mesma não estava grifada na obra original.

II. Analise as citações e referências abaixo e veja se elas foram construídas de acordo com as normas da ABNT. Justifique sua resposta: (3,5 pontos)

1- Segundo Ayerbe (2003):

“Na tradição ocidental, a atitude imperial de permanente conquista de novos mercados e territórios impulsiona a descoberta científica com aplicações nas comunicações, na indústria e na guerra e contribui para a formação de uma elite empreendedora capaz de formular estratégias de expansão de alcance mundial” (AYERBE, 2003).

Ø Incorreta, por não conter a página que foi retirada a citação e se trata de uma citação direta.

2- O Mercosul “surge da vontade dos países do Cone Sul, após o fortalecimento do regime democrático, em integrar suas economias” (MEDEIROS; PAIVA; LAMENHA, 2012, p. 154).

Ø Incorreta, neste caso deve-se usar a palavra et al quando a citação é de uma obra produzida por mais de uma pessoa, e os nomes devem ser escritos em ordem alfabética.

3- A crença no poder do alfabetismo para provocar mudanças sociais, políticas, culturais, econômicas, etc., de certo modo teria contribuído para que o analfabeto fosse visto como “um empecilho ao desenvolvimento e ao progresso da nação” (KLEIN, 2000). Daí a necessidade de torná-lo um sujeito alfabetizado, capaz de corresponder às expectativas geradas em torno de sua formação como cidadão.

Ø incorreta por ser uma citação direta curta e não conter a página que foi utilizada.

4- Almeida (2000) ao referir-se à importância e necessidade da instrução popular na segunda metade do século XIX, aqui compreendida como os conhecimentos básicos da leitura, escrita e cálculo, assinalaria essa posição ao dizer que

[...] aquele que ignora a leitura, a escrita e o cálculo está, em relação aos outros membros da sociedade, em estado de irremediável inferioridade (grifo meu), carece dos próprios meios de se instruir, e, se tais conhecimentos não são adquiridos na infância, é muito mais difícil, para não dizer impossível, adquiri-los mais tarde (ALMEIDA, 2000, p.82).

Ø Na presente citação foi usado (grifo meu) ao meio da mesma, porém a maneira correta de ser mencionada é ao final dentro do parênteses. (ALMEIDA,200, p.82, grifo meu)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com