TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Avaliativa Educação Quilombola

Por:   •  30/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.570 Palavras (7 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 7

Atividade avaliativa

Educação Quilombola

  1. Informações gerais da obra:

Título: Serra do queimadão, uma comunidade quilombola (2012)

Capa da obra:

[pic 1]

Dirigido por José Carlos Torres

Produção Mídia Mix Cinema

Categoria Documentário

Tema Direitos Humanos Questões sociais Questões raciais

Áudio Português BR

País: Brasil

Classificação etária: Livre

Duração: 38 minutos

Site disponível: Youtube

Sinopse: O filme conta a história da comunidade remanescente de africanos escravizados, a partir da história de vida de seus moradores. Serra do Queimadão está localizada na Chapada Diamantina, no estado da Bahia, Brasil. A religião, a cultura, as tradições culturais e suas manifestações culturais são temas abordados no filme.

Titulo da segunda obra: Quilombo do Remanso

Dirigido por Márcio Ramos

Produção: Luz perdida Produções

Categoria : Documentário

Tema :Direitos Humanos Questões sociais Questões raciais

Áudio: Português BR

País: Brasil

Sinopse: Esse filme gravado no intuito de mostrar a cultura e tradições da comunidade remanescente Quilombo do Remanso, como a comunidade foi formada e as dificuldades enfrentadas pelos seus moradores.

Duração: 1:11:55

Síte disponível: Youtube        

  1. O documentário Serra do Queimadão,comunidade quilombola , realizado na Chapada Diamantina na Bahia em 2012 mostra o contexto histórico de um povo marcado e sofrido e que infelizmente ainda sofre por falta de politicas publicas ativas e ações básicas como água potável  voltadas para esses moradores que independente disso  vivem alegres e  são humildes.

A obra se desdobra por meio de entrevistar com os moradores em que me um primeiro momento explica quem e como que o povoado foi consolidado, no

 contexto histórico os antepassados fugiram e começaram a trabalhar em um local o qual se tornou povoado. Logo depois os entrevistados começam a falar da sua infância, que independente de ser sofrido, por conta do trabalho que começava por volta dos 10-11 anos, era alegre pois iam pras festas como a de “Terno de reis” onde dançavam , e era mais “sossegado”, as meninas podiam sair sem se preocupar com os perigos, além disso havia o respeito aos pais e os mais velhos.

A festa de Terno de reis acontece no dia 25/12 a  06/01 onde os moradores saem de casa ( cantando, tocando instrumentos como violão e pandeiro que são ensinados e passados de geração para geração, e rezando) comemorando o nascimento de Jesus .Algumas das músicas que foram citadas foram: Maria Boiolé e Boi do Marià.

Partindo do pressuposto de que “ todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se... à igualdade, à segurança e à propriedade...”, art. 5 da Constituição Federal, seria incrédulo dizer que a água que a comunidade consome vem das enxurradas que se acumulam e que carregam todas as impurezas do caminho, como cocô de boi e germe. Além disso não há oportunidade de emprego e os familiares, mais jovens na maioria dos casos, vão para São Paulo em busca de trabalho. Assim como não possuem emprego, a não ser a plantação, em sua maioria de subsistência, não há lazer com infraestrutura como: praças, quadras, festas; a única forma de diversão é a conversa, para as adolescentes, e para as crianças, a capoeira e o rio.

Quilombo do Remanso: Tradição vs Atualidade

O filme Quilombo do Remanso realizado na Chapada Diamantina na Bahia, Brasil, no ano de 2012. O filme foi dirigido por Márcio Ramos com a finalidade de contar a história da comunidade remanescente contada pelo seus moradores, fazendo uma retomada histórica na formação da comunidade, desde as tradições que se mantém até as que se perderam, a cultura como um todo, além de lutas ao direito a terra e as dificuldades do dia a dia.

A comunidade nos é apresentada inicialmente por Delvan que é o presidente da associação do Remanso contando que a estrada para chegar ao município foi aberta a facão e que inicialmente a coletividade não morava onde hoje é o Remanso mas que teve que mudar de lado pois a pesca era melhor. Ele nos conta sobre as tradições na sua época como o “Boi roubado” onde todos iam ajudar a terminar o seu trabalho (seja ele na roça ou levantando uma casa) e só paravam quando o trabalho tivesse concluído, para alimentar todas essas pessoas o ajudado pegava o boi para fazer um churrasco, que hoje em dia “não é mais como antes pois os tempos mudam”. Outra tradição é a “Fogueira de Ramos”, uma árvore cheia de doces, banana no seu interior e que era feito no São João, apenas para os integrantes da família.

Ele aprendeu a ler com o avô de forma interessante, o avô passava o pé no chão de terra e começava a desenhar a letra. Nos seus 11 anos ele virou evangélico e começou a rejeitar as suas crenças, as histórias contadas pelo avô, mas ele aprendeu com a religião que lhe ajudou a fugir de drogas; aos 17 anos ele retornou para sua cultura. Outro morador conta que os antepassados do quilombo foi um negro que fugiu da senzala e se relacionou com uma índia, mas o que predominou na comunidade foi os traços do escravo.  O povoado passou por uma tentativa de expulsão do local com capangas, mas resistiram, porém  ainda lhe falta o título de quilombo, o que é muito comum na região independente dos direitos que defendem tal cumprimento. O plantio é apenas de subsistência pois não há condições para comercializar, o que se ocorresse seria um lucro extra, infelizmente a seca atinge essa localidade causando fome e a morte dos animais da região.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (138.8 Kb)   docx (297.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com