TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Avaliativa de Iniciação Científica

Por:   •  28/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.819 Palavras (8 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

ATIVIDADE AVALIATIVA(AA)

Curso: Licenciatura em Pedagogia        

Período:

Ano: 2021

Disciplina: Iniciação Científica

Professor: Ramon Geraldo Campos Silva

Nome: Cleyde Soares Rocha

Polo: Pompéu

QUESTÃO 1: Quais os procedimentos indicados para que haja maior aproveitamento das aulas? Quando ingressamos na vida acadêmica devemos administrar bem nosso tempo para realizar as atividades referentes ao curso escolhido, torna-se inevitável realizar estudos prévios dos textos indicados para as aulas posteriores o que irá fornecer uma absorção dos conteúdos sugeridos pelo professor, além de nortear o conhecimento antecipado sobre o assunto proposto. A leitura prévia contribuirá com a construção de novos argumentos que porventura podem ser discutidos nas aulas por alunos e professores, por isso, a importância de realizar leituras críticas, minuciosas para compreender a idéia dos autores dos textos, artigos e/ou livros que foram sugeridos pelo educador. Faz-se necessário que o aluno seja pontual, atencioso, assíduo e participativo, fatores extremamente relevantes para a construção do conhecimento. O discente deve realizar anotações sobre suas dúvidas, perguntas ou ideias complementares que podem ser embasadas por outras leituras durante as aulas, através de mapas mentais, blocos de anotações ou em seu próprio caderno, tudo possa facilitar a compreensão do que está sendo explicado, comentado e/ou argumentado  facilitando o entendimento do conteúdo pelo educando, essas anotações devem ser fundamentas em tópicos para facilitar as leituras posteriores e a realização das atividades propostas pelos educadores, além reler os textos por mais de uma vez buscando sempre aprimorar o conhecimento já existente ou despertar-se para novas leituras.

QUESTÃO 2: Quais são as diferentes formas de se conhecer e suas especificidades? Durante toda a existência humana o homem tem tentando encontrar formas de se conhecer, de explicar os fenômenos por ele observados, nessa busca por respostas para si, para o meio social e para o outros vê na racionalidade uma oportunidade de encontrar suas respostas, e na aplicação dos métodos de concepção uma porta para o conhecimento. Esse conhecimento que até então está comprometido com o estudo das causas vai utilizar a metodologia específica que está o sujeito para verificar os fundamentos por ela utilizados, o qual vai chamar de ciência, no entanto, nem todo o conhecimento implica no uso racional do método podendo está próximo do homem e ser utilizado sem o rigor metodológico exigido pela ciência.

O senso comum ou conhecimento empírico cuja principal característica está na sua forma de apreensão e utilização, e que tal conhecimento pode ser adquirido através da observação e da análise de sua melhor aplicação, dando maior importância aos efeitos e não sendo privilegiado o estudo das causas, esse conhecimento do senso comum é o princípio para o desenvolvimento científico, pois a partir dele eu a ciência irá desenvolver.

Outro tipo de conhecimento é o conhecimento teológico que ao contrário do conhecimento científico é embasado na revelação divina, na fé, na confiança em Deus para produzir conhecimentos. É muito importante lembrar que a ciência não pode negar a existência de Deus ou da fé, é prudente calar-se em respeito por não dispor de métodos que possa provar sua veracidade e/ou negar os fatos que são ocorridos.

 Já o conhecimento filosófico busca explicar o mundo e o homem e suas relações exclusivamente a partir do raciocínio para além do conhecimento científico, a teologia tem como característica própria da especulação do seu objeto de estudo. Apesar de suas diferenciações, o conhecimento filosófico foi determinante para o surgimento da ciência moderna.

A construção da ciência foi embasada a partir dos conhecimentos pré-existentes que foram permeando os campos de pesquisa e investigação a respeito do homem e suas relações com a natureza, a sociedade e o trabalho.

QUESTÃO 3: Apresente a estrutura de um projeto de pesquisa, comentando o conteúdo que se espera de cada elemento que o constitui.

Tema: Toda pesquisa e, por consequência o seu projeto, inicia-se com um tema. Como surge o tema de pesquisa?  Normalmente decidimos pesquisar um tema relacionado com alguma inquietação pessoal, uma dúvida relacionada com a bagagem cultural do pesquisador. Quando o tema e/ou assunto da pesquisa é definido, é necessário delimitá-lo em sua extensão para ser possível o pesquisador dar contar de pesquisar, analisar e responder as suas inquietações que foram propostas.

Problema: Após a delimitação do tema, o desafio é elaborar o problema de pesquisa, aquela pergunta chave que a pesquisa pretende responder que deve ser apresentada com clareza e objetividade de forma a expressar diretamente objeto que ser estudado delimitado no tempo e no espaço.

Justificativa: É um texto dissertativo que irá explicar porque a pesquisa é importante, é na justificativa que o pesquisador deve convencer seus leitores de que a pesquisa não é somente viável, mas tem uma relevância para o desenvolvimento da ciência e para a sociedade, além de trazer novos conhecimentos sobre o campo investigado.

Hipóteses: São as respostas provisórias para o caso específico que será pesquisado, nem sempre aparecem no projeto de pesquisa, mas antes de realizar uma pesquisa, o pesquisador normalmente baseado nos seus conhecimentos prévios,

supõem um possível resultado, essa resposta provisória será testada pela realização da pesquisa que poderá ser confirmada ou negada.

Objetivos: Os objetivos em si em um projeto de pesquisa podem aparecer em forma de texto. Normalmente são apresentados em forma de tópicos.

Objetivo geral e objetivos específicos.

 

Objetivo geral: Deve apontar a pesquisa para a contribuição da ciência e área de conhecimento em geral, como um todo.

Objetivos específicos: Os objetivos específicos estão relacionados ao alcance específico do objeto de estudo.

Revisão da literatura ou referencial teórico: Depois de selecionados os objetivos geral e específicos devem ser apresentados a revisão da literatura e/ou referencial teórico. Trata-se do levantamento bibliográfico básico que fundamenta a discussão do objeto proposto. As leituras preliminares que possibilitaram a delimitação do tema e outras já direcionadas para a construção do texto. O diálogo com autores que já discutiram o tema de algum ponto de vista ou tem as relacionadas bases construídas a partir do conhecimento na área a ser investigada pelo pesquisador servirão para conceituar, esclarecer e situar os argumentos existentes sobre o assunto investigado. O que o pesquisador construir a partir do referencial teórico poderá ser utilizado posteriormente quando for escrever o trabalho final, seja monografia, dissertação, tese e/ou produção acadêmica resultante da pesquisa. O texto será embasado pelas leituras realizadas durante o período de execução do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (123 Kb)   docx (60.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com