TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Lúdica

Por:   •  12/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

A Importância do Elemento Lúdico no Processo de Ensino e Aprendizagem

Os assuntos retratados nesta ATPS, foram observados na Escola Municipal Campos do Saber, e definiu-se que o problema estava na dificuldade de leitura de alguns alunos da terceira série do ensino fundamental.

Esta escola possui na sala citada acima 28 alunos sendo 12 meninas e 16 meninos com idades entre 8 e 9 anos, porem dentre os alunos observados foram identificados3 alunos com problemas de leitura.

Sendo eles 2 meninos e 1 menina, trata-se de Paulo Henrique Medeiros de 8 anos, José Pedro Costa e Silva de 9 anos e Maria Antônia Nogueira de 08 anos de idade. Essas dificuldades vieram da falta de estímulos do ambiente familiar, que acabam por influenciarem de forma acentuada na aprendizagem, apresentando distribuído que impedem o desenvolvimento do ensino.

Entretanto o elemento lúdico no processo de aprendizagem contribui de forma expressiva e foram usados nestes alunos citados, cada uma dessas crianças foram utilizados métodos variados que serão descritos abaixo.

A metodologia lúdica usada no processo de aprendizagem do aluno Paulo Henrique foi usada à montagem do quebra cabeça com palavras formando nome de animais. Com José Pedro foram usadas fichas com a família silábica e Maria Antônia foiàs histórias infantis ilustradas que despertaram a imaginação e a curiosidade pela leitura.

Entretanto o elemento lúdico no processo de ensino e aprendizagem foi expressivo porque possibilitou proporcionar atividades de auto expressão e participação da criança desenvolvendo autonomia e autoestima.

Segundo Lopes (2006 pag.110) afirma que as brincadeiras podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como, atenção à imitação a memoria e a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização por meio da interação da utilização e da experimentação de regras e papeis sociais.

Sendo assim o brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e de autonomia influenciando na aprendizagem do aluno.

O papel do professor na prática pedagógica e de fundamental importância porque possibilita como instrumento mediador de conhecimento, auxiliar o brincar como lúdico da educação que possa levar a criança a construção de um conhecimento significativo.

Para Oliveira (2008, pag.29) ao jogar e brincar, a criança relaciona-se com a realidade, constroem conhecimento, expressa suas necessidades e resolve conflitos. É por meio dessas ações físicas e mentais que o pensamento se

desenvolver. De essa forma o brincar, juntamente com outras formas de representação, deve ser objeto de interesse de todos os envolvidos no processo educacional.

A importância da gestão e organização das classes com vistas à aprendizagem cabe ao professor refletir sobre suas práticas, mas também decidir, prever, selecionar, organizar, refazer e redimensionar sobre o processo os pontos positivos e negativos apresentados. Planejar e fazer previsões sobre os resultados a serem obtidos e por fim planejar requer uma atitude cientifica do fazer didático pedagógico

O uso de jogos e brinquedos na construção da aprendizagem é de extrema importância porque socializa a criança e desenvolve o imaginário.

Segundo Vigotski valorizar o fator social, mostrando que no jogo de papeis a criança cria uma situação imaginária, incorporando elementos de contexto cultural adquiridos por meio da interação e da comunicação.

As brincadeiras encontram papel educativo importante na escolaridade das crianças que vão desenvolvendo e conhecendo o mundo numa instituição que se constrói a partir dos intercâmbios sociais vão surgindo ao longo do caminho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (33.6 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com