TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Letramento e Alfabetização"

Por:   •  25/3/2014  •  Seminário  •  2.735 Palavras (11 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

Ana Paula Nobrega de Salle RA 2306303599

Isoleide Teixeira Queirós de Sousa RA 2307338155

Poliana Alves de Castro RA 2316369937

Simone Marsoletto Campioni RA 2315297472

Valéria Cardozo RA 2321362545

Atividade Prática Supervisionada (ATPS)

entregue como requisito para conclusão

da disciplina “Letramento e Alfabetização”,

sob orientação do professor – tutor à

distância Rita de Cássia M. Gomes.

Sorocaba

2012

1. INTRODUÇÃO

A finalidade do trabalho é de destacar a importância do professor trabalhar com maior freqüência a oralidade com seus alunos. Realizar leituras individuais, compartilhadas, enfim, que ele (o professor) descubra uma maneira de fazer com que as crianças vejam a importância de trabalhar a leitura e seus diversos gêneros textuais dentro da sala de aula.

É destacada também a importância do trabalho de leitura e escrita de textos no processo de alfabetização. De fato, não mais se admite pensar em alfabetização como simples aquisição de um código de tradução e produção de sinais gráficos. A literatura acadêmica tem respaldado uma mudança de enfoque no que se refere aos modos de ensinar a leitura e a escrita, recomendando uma integração, desde as fases iniciais, entre atividades de reflexão acerca do sistema de escrita alfabético e o contato intenso com a produção e leitura de textos diversificados. No entanto, a passagem entre o que se defende enquanto princípios e concepções e o fazer efetivo em sala de aula não ocorre de forma automática. A sala de aula é, portanto, o foco deste trabalho, que foi pensado a partir da crença de que é somente fazendo e refletindo sobre o que é feito lá que poderemos avançar nessa passagem.

2. O QUE SIGNIFICA ESTAR ALFABETIZADO?

Estar alfabetizado é nos dias de hoje não apenas saber ler e escrever, ou seja, decifrar códigos. Significa conferir significado e sentido às funções sociais atreladas à escrita. Quando falamos que uma criança está inteiramente alfabetizada, queremos dizer com isso que ela é hábil a compreender diversos tipos de grafia, que ela tem um repertório amplo e habilidades para relacionar-se em um meio social determinado.

A aquisição da escrita não requer o desenvolvimento do entendimento, mas, facilita o uso da multiplicidade da escrita. Durante alguns anos, acreditou-se que a criança deveria conhecer as letras, saber juntá-las, relacioná-las sonoramente etc. Só depois poderia começar com a linguagem escrita.

A prática de ensino e aprendizagem da escrita amplia a capacidade de produzir e interpretar textos orais e escritos, facilitando a resolução de problemas do cotidiano, e contribui para o exercício pleno da cidadania. Para trabalhar a língua escrita na escola deve-se ter a preocupação de manter um estreito vínculo entre as funções comunicativas e sociais, aspectos discursivos e finalidade.

Ser alfabetizado, isto é, saber ler e escrever, é insuficiente para atender adequadamente à demanda atual. Saber ler e escrever de forma mecânica não garante a uma criança a influência mútua com os diferentes tipos de textos que circulam na sociedade. É necessário não apenas decodificar sons e letras, mas ser capaz de entender os significados e usos das palavras em diferentes contextos.

Letramento e Alfabetização vão muito além de decifrar códigos, a alfabetização não precede o letramento, os dois processos são simultâneos.

Ler e escrever tem como função comunicar algo. Por isso é necessário que se verifique o entendimento do texto, não apenas avaliar a habilidade de leitura, se o que for lido não fizer sentido e sequer comunicar algo ao leitor.

Uma criança em fase inicial escolar muitas vezes lê pequenas histórias, mas não compreende o que se passa nela, isso significa que ela apenas decodifica o texto. Mas quando esta habilidade estiver desenvolvida, aí sim ela começará a dar um sentido maior ao que lê. Porém ainda não podemos dizer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com