TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Temática 4: Ambiente e Estrutura Escolar

Por:   •  9/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Nome Completo:

RGM:

Instituição:

Data:

Curso:

Disciplina:

Atenção:

A escola é um espaço de transformação social, de aprendizagem, de convivência e reconhecimento do outro e de respeito às diferenças. A educação é um direito que deve ser assegurado a todo cidadão e, como direito de todos, todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem podem e precisam colaborar com a construção desse espaço como um espaço de igualdade, que contribua com a formação de todos os inseridos nesse processo.

É preciso construir escolas que não reforcem a desigualdade social existente, que segreguem, mas que possibilitem o envolvimento e participação dos que dela fazem parte. "Nesse sentido, é que a gestão democrática tem muito a contribuir porque ela é que une os setores da escola e estes a comunidade escolar como um todo" (FONTANA, 2011). Assim sendo, a gestão escolar democrática é uma organização na qual se valoriza a participação do coletivo.  A tomada decisão a respeito dos recursos empregados na escola refletem a participação do sujeito na gestão escolar, a qual é, segundo Libâneo (2001) elemento imprescindível para garantir uma gestão democrática.

Para que isso ocorra, o autoritarismo e as práticas de dominação e exclusão que permeiam as atividades escolares precisam ser abandonados e substituídos por democracia, ação e colaboração de todos os sujeitos. A escola deve ser um espaço de desenvolvimento da autonomia e não de alienação.

Dourado (2001) afirma que a escola deve se tornar um espaço de desenvolvimento de novas experiências e competências, onde o papel do professor é essencial. O educador precisa ser um agente de mudança, inovação, deve ser um transformador da prática social (FONTANA, 2011), assumindo assim um papel integral e imprescindível na construção da gestão democrática. Aprender sobre a gestão democrática nas escolas deve ser algo valorizado desde a formação do educador, para que esse possa, desde o início de sua prática pedagógica, estar ciente do valor do trabalho coletivo. O estágio nas escolas durante o período de formação dos professores é imprescindível nesse sentido. O estagiário também tem papel fundamental na gestão democrática escolar, assumindo um compromisso com a transformação das realidades observadas.

Uma educação efetiva, que promove uma aprendizagem significativa, só ocorre quando se conhece o aluno e a realidade na qual está inserido, a partir da qual se conhece suas motivações e limitações individuais. Ao conhecer o aluno, pode-se unir os conteúdos trabalhados na escola às suas necessidades reais, aproximando o aluno da sua realidade e desenvolvendo seu senso crítico.

Enfim, o processo de construção e fortalecimento da gestão democrática nas escolas é um processo que demanda tempo, comprometimento, conscientização de todos os envolvidos de suas responsabilidades e da importância da participação de cada um no processo educativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (84.4 Kb)   docx (42.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com