TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade para alfabetização a partir da história “As tranças de Bintou”

Pesquisas Acadêmicas: Atividade para alfabetização a partir da história “As tranças de Bintou”. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.177 Palavras (5 Páginas)  •  892 Visualizações

Página 1 de 5

AS TRANÇAS DE BINTOU

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 50 000 Trabalhos e Monografias

Categoria: Outras

Enviado por: drica123 28 abril 2013

Palavras: 1485 | Páginas: 6

SUMÁRIO

1-Síntese reflexiva 4

2-Atividades pedagógicas 5

2.1 atividades para o eixo natureza e sociedade 5

2.2 atividades para artes e música 5

2.3 atividades para alfabetização 6

2.4 atividades para matemática 7

3-Considerações finais..............................................................................................8

4-Referências 9

1. SÍNTESE REFLEXIVA

Atualmente o sistema de ensino brasileiro vem passando por processos de mudanças estruturais e conceituais e mediante as exigências sociais que anseiam por uma educação que instrua para a diversidade e a autonomia de reconstrução de conhecimentos e saberes.

A história as tranças de Bintou mostra a história de uma menina que tinha o sonho de ter tranças com miçangas como o da irmã, mas não podia porque seu cabelo era curto e crespo,também por causa da tradição de sua tribo onde crianças só podiam usar birotes(um estilo de amarrar os cabelos)só ao atingirem a juventude poderiam usar tranças nos cabelos. Essa história permite abordar componentes da identidade das crianças, como as diferentes fases da vida( infância, juventude, fase adulta e velhice) e a características de cada uma delas, as possibilidades e os limites, alem da comparação entre culturas e povos.Para ter tranças onde Bintou mora é preciso ter uma certa idade é como um ritual. A figura da avó também deve ser destacada o respeito pelos mais velhos como portadores de sabedoria. Os nomes e seus significados também podem ser trabalhados com as crianças, já que vários nomes desconhecidos aparecem na história, pois é comum as crianças receberem nomes em homenagem aos pais, a ídolos, ou a figuras ilustres e que podem ou não expressar herança cultural dos povos de origem de suas famílias e de seus grupos sociais.

O acesso a um ambiente que estimula o respeito a diversidade ajuda a formar jovens mais respeitadores, educados e mais preocupados com a coletividade. Vários elementos podem ser aproveitados na história de Bintou para trabalhar

A história de Bintou mostra a possibilidade de abordar o tema diversidade mostrando a importância de respeitar as diferenças.

A interdisciplinaridade aplicada a um tema e um objetivo ajuda muito na aquisição do conhecimento. O ensino não deve ser individualizado, as disciplinas isoladamente geram comodismo por parte dos alunos.

Provocar na criança curiosidade levando-as as novas descobertas e o papel que se espera de um trabalho interdisciplinar, possibilitando que elas aprendam e interajam desenvolvendo o raciocínio.o docente deve possibilitar ao educando construir conceitos acerca de sua própria historia através do desenvolvimento de habilidades e competências instrumentalizando-os para serem co-autores do processo ensino-aprendizagem.

2. ATIVIDADES PEDAGÓGICAS

2.1 Atividade para alfabetização a partir da história “As tranças de Bintou”

Tema: envelope de desejos

Objetivos: Respeito ao próximo

Respeitar as diferenças culturais

Aguçar a curiosidade das crianças em relação a outras culturas.

Conteúdo: linguagem oral e escrita: leitura da história

Descrição da atividade: a educadora deve ler a historia “as tranças de Bintou” e discutir com os alunos lançando as seguintes perguntas: quais as diferenças entre a sua vida e a de Bintou? Quais as semelhanças? O desejo de Bintou era ter tranças, e o seu maior desejo qual é? Mostre então aos alunos o “envelope dos desejos” e peça que cada aluno escreva em um papel o seu maior desejo. E coloque no envelope. Feito isso cada criança tira um pedido aleatoriamente e leia em voz alta para a turma. Em seguida a educadora deve pedir para os alunos escreverem uma historia sobre o seu maior desejo.

Avaliação: poderá ser feita avaliando a participação e por meio da correção e leitura dos textos escritos pelas crianças.

2.2 Atividade para área de natureza e sociedade a partir da história “As tranças de Bintou”

Tema: conhecendo os animais

Conteúdo: ciências, história e geografia: utilização de gravuras de animais da África, conhecendo animais em extinção.

Objetivos: despertar nas crianças o interesse pela cultura africana.

Conhecer os animais da África.

Relacionar uma imagem ao som dos animais.

Descrição da atividade: A educadora após os alunos conhecerem a historia “As tranças de Bintou” mostra a eles fotos de animais característicos da região de Bintou, depois solta um som gravado em mp4 com cada um dos respectivos animais. E pede para que eles identifiquem para qual animal pertence cada som. A educadora pode pedir também que os alunos desenhem o animal que mais gostou. Pode ser trabalhado também do que cada animal se alimenta e quais estão em extinção.

Avaliação: a avaliação será feita através de registro por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com