TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Anaerobias

Por:   •  29/12/2015  •  Projeto de pesquisa  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 4

Atividades Anaeróbias

O significado do termo “Anaeróbio” remete ao processo de respiração celular sem a presença de oxigênio. As atividades anaeróbias concentram o metabolismo nos músculos, logo possuem um alto nível de esforço e resistência. Todo começo de qualquer atividade física é anaeróbio.

As atividades anaeróbias consistem em serem breves e de grande intensidade. Todo exercício que se baseia em um breve esforço é uma atividade anaeróbia, temos como exemplo: levantamento de peso, abdominal, flexão, cabo de guerra etc. Dependendo da intensidade do esforço realizado pelo atleta, os músculos podem se desenvolver de forma diferente. Esse tipo de atividade é muito utilizado por fisiculturistas que desejam obter massa magra, acelerar o metabolismo, enrijecer os músculos e até mesmo perder peso.

Existem dois sistemas fisiológicos presentes no exercício anaeróbico, sendo o primeiro o Sistema Anaeróbio Alático, que consiste na combinação de ATP (Adenosina Trifosfato) e CP (Creatina Fosfato) para gerar energia e armazena-las nos músculos e o segundo o Sistema Anaeróbico Lático ou Glicólise Anaeróbica, onde substâncias que podem ser retidas de alimentos chamadas de carboidratos são transformadas em acido lático , que logo é usada nos músculos em forma de glicogênio.

Uma das consequências de se realizar uma atividade anaeróbica é a fadiga muscular, ou seja, o cansaço dos músculos e a perda da foça devido a um grande esforço atlético. Uma das causas da fadiga é a falta de um açúcar, denominado hipoglicídico; como resultado ela faz o glicogênio hepático e muscular diminuir, o que diminui o desempenho do exercício.

Atividades Escolhidas

As seguintes atividades foram selecionadas por serem de fácil compreensão e reprodução, mostrando de forma eficaz o conceito e aspectos da atividade anaeróbia. Além de serem práticas que geram o lazer, também servirão como um meio para mostrar como funciona o processo discutido no tema e quais são os músculos trabalhados em cada atividade.

- Cabo de Guerra

Cabo de Guerra (ou também conhecido como Jogo da Corda) é uma atividade esportiva na qual duas equipes competem entre si em um teste de força, onde se usa uma corda como instrumento de uso. Tem como principais características desenvolver a agilidade, o condicionamento físico, a cooperação, a coordenação motora...

Os competidores são alinhados ao longo do cabo (onde oficialmente deve ter 10 cm de circunferência). O cabo deve ser marcado bem no meio do mesmo, onde essa marcação deve refletir no chão da área usada para se definir a marca limite onde quem a atravessar perde a competição. Após a marcação do ponto central da corda deve-se contar 4 metros de cada lado para a distância do primeiro competidor.

Os dois times iniciam a competição, onde cada equipe tem por objetivo puxar o grupo rival de modo a faze-los cruzarem a marcação central. Outra maneira de vencer a disputa é atrapalhar o adversário e fazê-lo cair. Este exercício acaba por desenvolver os deltoides, trapézios, bíceps, antebraços, lombares, glúteos e coxas.

- Salto a Distância

O salto a distância é uma atividade que é dividida em fases, envolvendo elas: força , velocidade , propulsão, além de exercitar bastante os músculos da perna do tornozelo e joelho.

Na primeira fase é a fase em que o atleta deve acelerar bastante para maximizar a sua velocidade horizontal. A segunda fase e a fase do impulso em que a velocidade horizontal deverá ser conservada visando o aumento da velocidade vertical. A terceira fase remete a queda, onde o atleta deverá fazer um movimento circular com os braços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com