TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Lúdicas na Alfabetização

Por:   •  23/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.041 Palavras (9 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 9

Atividades Lúdicas na Alfabetização

Autor: Nome do Acadêmico[a]: Luane Maroni da Silva

Tutor externo: Nome do Orientador: Diego Matos Moura

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso (TURMA) – Licenciatura em Pedagogia ( 2552PED) Estágio obrigatório 1 22/10/2021[b]

RESUMO

Através deste estagio, objetiva coletar dados que demonstrassem a importância das atividades lúdicas na alfabetização, visto que jogos e brincadeiras são essenciais na construção de uma aprendizagem significativa e isso em qualquer fase escolar. Pretende-se comprovar que a utilização de jogos e brincadeiras em sala de aula contribui para formação de atitudes sociais como respeito mútuo, cooperação, relação social e interação, auxiliando na construção do conhecimento. Sabe-se que a criança se caracteriza principalmente pela sua criatividade, pelo fascínio das descobertas, das atividades e situações diferentes, enfim, possui extremo interesse pelo novo, pelo palpável e por tudo o que é no concreto. Assim o processo de aprendizagem na alfabetização e letramento torna-se prazeroso, fácil e dinâmico.

Palavras-chave: Educação Infantil 1. Lúdico 2. brincadeira3[c].

 1 INTRODUÇÃO [d]

A palavra lúdica vem do latim ludus e significa brincar. Citamos como brincar: jogos, brinquedos, divertimentos e é relativa  também à conduta daquele que joga que brinca e que se diverte. Sendo assim, a função jogo educativos oportuniza a aprendizagem do indivíduo, seu saber, seu conhecimento e sua compreensão individual de mundo. O lúdico é uma necessidade do ser humano em qualquer idade.   O desenvolvimento lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para que o indivíduo desenvolva uma boa saúde mental, facilitando os processos sociais, comunicativos, expressivos e construtivos no âmbito do conhecimento.  

2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA[e] 

Sabe-se que desde muito cedo o jogo e as brincadeiras fazem parte da vida da criança, então é importante mencionarmos que ela se faz  necessário na educação infantil, pois ela é essencial para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança.

 De acordo com Araújo desde muito cedo o jogo na vida da criança é de fundamental importância, pois quando ela brinca, explora e manuseia tudo aquilo que está a sua volta, através de esforços físico e mentais e sem se sentir coagida pelos adultos, começa a ter sentimentos de liberdade e satisfação pelo que faz, dando, portanto real valor e atenção as atividades vivenciadas naquele instante.(1992, p14)

Ao brincar a criança se sente livre para expressar seus sentimentos e emoções, sem se preocupar com as regras impostas pelos adultos, com isso ela interpreta o mundo em que vive do seu jeito, incorporando o mundo dos adultos nas brincadeiras infantis. As brincadeiras em sala de aula precisam ser ministradas para alcançar um objetivo, não poderá ser dado apenas como distração ou passa tempo, em sala de aula ele precisa ser levado a serio, pois se trata de uma ferramenta pedagógica para facilitar a vida dos alunos.

Araújo ainda realça a importância dela quando diz que: Por outro lado a intervenção do adulto no jogo da criança torna-se á necessária se esta se apresentar sob forma de orientação e incentivo as atividades exercidas pela criança, fazendo-a empenhar cada vez mais naquilo que é proposto ou descoberto por ela mesma, servindo apenas e unicamente á pessoa inserida no ato de jogar ou brincar, porque aí sua atitude é sempre autônoma e não regida exclusivamente por sentimentos exteriores. É importante que a escola tenha em mente que o brincar influencia diretamente na vida acadêmica do aluno, é essencial que ela proporcione esse brincar mesmo na educação infantil, por que o brincar é parte integrante da vida das crianças e se torna um instrumento poderoso para enriquecer a aquisição da aprendizagem.

        Kishimoto, afirma que:

[...] “Se brincar é essencial é por que é brincando que o paciente se mostra criativo”. Brincar é visto como um mecanismo psicológico que garante ao sujeito manter uma certa distancia em relação ao real, fiel, na concepção de Freud, que vê no brincar o modelo do principio de prazer oposto ao principio da realidade[...] (2002, p. 19)

O brincar é fundamental na vida das crianças, ela auxilia a aprendizagem cognitiva das mesmas e contribui com o seu desenvolvimento intelectual e físico. Os Jogos como: Bolinha de gude, jogos de esconder, caça ao tesouro, Jogos de tabuleiro e o Jogo soletrando são bons exemplo de como a brincadeira pode interferir de forma positiva na sala de aula, porque quando a criança brinca dessas brincadeiras elas estão desenvolvendo habilidades mentais importantes, na sala de aula pode usar esses jogos para aprender conceitos básicos de matemática entre outros.

E o RCNEI, afirma que aprender matemática é um processo, no qual as crianças atribuem significados e estabelece relação com base na observação, experiências e ações, que fazem, desde cedo, sobre elementos de seu ambiente físico e sociocultural. (1998, p. 217)

Através dos jogos e das brincadeiras a matemática pode ser ensinada de forma prazerosa e lúdica, já que é um processo continuo, a brincadeira pode auxiliar na compreensão desta disciplina.

 De acordo com Vygtsky (1989) quando a criança consegue resolver um problema sozinho sem a ajuda de um adulto ela já atingiu o desenvolvimento potencial, porque não necessita da ajuda de adultos para solucionar seus problemas, a brincadeira dirigida pelo professor quando tem fins matemáticos, desenvolve na criança o raciocínio logico, levando ela a pensar nas possibilidades que poderá usar para solucionar o problema que a criança exige, e através dela a criança exercita sua mentalidade brincando.

3 VIVÊNCIA DO ESTÁGIO[f]

A observação foi realizada na creche Maria Tereza Brandão de Melo de educação infantil, localizado em Cachoeiro de Itapemirim- ES,  na rua Pedro Estelita Herkenhoff, 1 – Basiléia. A instituição é composta por; 11 salas de aula, 1 cozinha, 7 banheiros sendo 1 deles para crianças especiais e 2 para professores, a escola possui 1 secretaria, 1 biblioteca, 1 sala digital, 1 sala de recursos.

A escola atende no total de 318 crianças divididos nos turnos manha e tarde, do maternal I ao pré II. A sala escolhida para o estagio foi a sala do maternal III, nesta classe tem 10 crianças sendo 5 meninos e 5 meninas. A decoração das paredes das salas é feita com desenhos, letras, números, cartazes com datas de aniversários, calendário, como está o tempo, cantinho da leitura, essa decoração é feita pela professora em conjunto com as crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (975.5 Kb)   docx (699.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com