TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades de compreensão e reflexão sobre os conteúdos

Por:   •  17/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 3

DISCIPLINA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 2013. 2

ATIVIDADE À DISTÂNCIA 1

Parte I: Atividades de compreensão e reflexão sobre os conteúdos.( valor 6,0 pontos)

1. Qual concepção de sociedade emerge da obra de Durkheim? De que modo ela colabora para a compreensão das relações sociais na sociedade contemporânea? (1,5)

R: Para Durkheim a sociedade é que controla as ações individuais, o individuo aprende a seguir normas (que não foram criadas por ele), apesar de ser autônomo em suas escolhas elas estão dentro dos limites que a sociedade impõe podendo ser punido caso não as cumpra. A sociedade é para Durkheim uma entidade moral. Compreendendo que as relações sociais só são possíveis em virtude da existência de regras coletivas, sem as quais seríamos conduzidos a uma situação crítica.

2. O que são para Durkheim, os Fatos Sociais? Como eles podem ser caracterizados? (1,0)

R: Fatos sociais são o conjunto de normas e regras coletivas que orientam e condicionam as ações individuais. Os fatos sociais podem ser caracterizados por serem exteriores (criados a partir da vontade coletiva, sua existência não depende da minha concordância individual), coercitivos (há uma punição para quem não cumprir cada regra criada pela coletividade) e gerais (as regras são aceitas e colocadas em prática pela maioria da sociedade).

3. Por que para Durkheim, a educação é um fato social?(1,0)

R: Educação é um fato social porque a escola é a transmissora das orientações da sociedade, responsável pela formação do ser social. É através da educação que o jovem aprende a aceitar regras que independem da vontade individual e compreende que o não cumprimento de determinadas regras irão gerar certas conseqüências.

4. Qual a concepção de sociedade, Karl Marx apresenta sobre a sociedade capitalista? Qual sua importância para a compreensão da nossa vida cotidiana? (1,5)

R: Segundo Marx, “A história das sociedades é a história da luta de classes”, onde as classes dirigentes exploram as classes subalternas. Marx acreditava ainda que, os operários por ser maioria na sociedade venceriam os capitalistas. É importante observar que, ainda nos dias de hoje, o sistema econômico do capitalismo, controlam direta ou indiretamente todas as outras esferas e instituições relevantes para a sociedade. Quando um membro dessas classes comete um crime semelhante são de um membro da classe operária, a probabilidade de que eles sofram as mesmas punições é remota.

Parte II: Atividades de análise da realidade social. (valor 4,0)

5. Após observar as relações de trabalho existentes em sua cidade, complete a tabela abaixo e em seguida responda os itens da questão: (2,0)

Município/cidade Petrópolis / RJ

Atividade econômica principal Comércio de Roupas

Meios de Produção da atividade econômica principal Máquinas

Donos dos meios de produção Empresários (capitalista)

Força de Trabalho Trabalhadores (Operários)

Local de produção Empresas / confecções

Mercadoria produzida Roupas

Dono das mercadorias produzidas Empresários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com