TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula colaborativa aula tema competencias profissionais

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Competências Profissionais

Aula-tema 03: O ensino da leitura

NOME

Keila Cantuária Severo

RA

6889508844

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Competências Profissionais

Aula-tema 03: O ensino da leitura

Atividade de Autodesenvolvimento

Atividade desenvolvida para a disciplina Competências Profissionais apresentada à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor.

Anhanguera Educacional

2015

Responda as seguintes questões em, no máximo,10 linhas cada:

  1. Por que a leitura é uma experiência única, individual até mesmo quando duas pessoas leem uma mesma obra?

Cada leitor tem seu modo de interpretar o mundo a as obras que lê assim como fatos que vivencia. A leitura contribui na ampliação de conhecimentos, e essa acomodação de conteúdos é agregada de acordo com seus conhecimentos prévios, da sua cultura, do seu ambiente, e é por meio deste conhecimento que acontece a compreensão de cada leitor, embora possam ler a mesma obra.

Devido a essa observação, cada um tem seu própio objetivo e formas de enxergar situações, o que interpretará de acordo com seu conhecimento de mundo, ainda quie leiam o mesmo texto.

  1. No vídeo, há uma cena mostrando os resultados do trabalho de uma professora com seus alunos. Apesar da obra lida ser única, os resultados são distintos, diferentes.

  1. Por que isso acontece?

Porque cada participante buscou em si o que já vivenciou, seus conhecimentos prévios, sua cultura, seu modo de vida, e, isso dá respaldos para interpretação individual de cada um conforme aquilo que enxerga. Foi observado que a obra lida foi um projeto aplicado em vários locais, logo, o resultado também vai ser diferente, já que cultura é algo que muda até mesmo de um bairro para outro, e quando os participantes confecionaram o boneco Pinóquio, eles uitilizaram os recursos que havia no local, por exemplo, a madeira usada é tipica daquele local.

  1. Como um professor deve atuar ao verificar tal diversidade em sua classe?

Antes de qualquer coisa, o professor precisa conhecer um pouco de cada aluno, ativando o conhecimento prévio de cada aluno, para saber em que “mundo” está situado, para que compreendam no que estão sendo desafiados a elaborar. A leitura é fundamental e para que ele entenda, suas experiências são essenciais para o desenvolvimento.

É necessário também um planejamento para que o conteúdo faça sentido aos alunos, já que o professor é mediador em toda fase de aprendizagem, além disso, é importante formar um cidadão capaz de sobreviver na sociedade, e, essa competência faz com que o aluno se sinta preparado para o futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (209.8 Kb)   docx (272 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com