TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Colaborativa Anhanguera Educacional Competencias profissionais

Por:   •  21/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Competências Profissionais

NOME

Daiana Gonçalves Fonseca Nogueira

RA

9977020284

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Competências Profissionais

Atividade Colaborativa

Atividade desenvolvida para a disciplina Competências Profissionais apresentada à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor Gislaine Trazzi Canteras

Anhanguera Educacional

2015

Aspectos relevantes sobre o desenvolvimento da oralidade da criança.

Análise sobre a formação do leitor e do escritor.

Relevância do papel do professor no processo de ensino de leitura.

Reflexão sobre a importância do ensino de estratégias que favoreçam a compreensão do texto que se lê.

O papel da literatura infantil nas séries iniciais

 e suas contribuições

A literatura oportuniza ao aluno um momento de viver, pensar e agir, através dela a criança interpreta o universo de valores com outras culturas. Cada aluno parte do seu modo de ver o mundo, pois tem histórias de vida e ambiente familiar diferente um do outro. Esses valores devem ser reconhecidos e trabalhados pelos professores, para que o aluno aprenda a valorizar seu mundo tendo um olhar reflexivo sobre cada coisa que vê em seu universo, e isso sem duvida é desenvolvido no aluno através da contação de história e tudo o que leva a imaginação fazendo com que o aluno relacione os fatos com seu mundo real.

O professor também deve dar valor à literatura, não trabalhando por trabalhar, mas dar um significado, objetivo a história adotando metodologias diferenciadas, oportunizando espaço para o aluno contar a sua história preferida, para que ele se sinta motivado e valorizado.

A reflexão sobre a história deve partir do imaginário para conhecimentos reais, já adquiridos pelos alunos, e o professor tem o papel de mediar e explorar através de recursos didáticos, buscar novos métodos de trabalhar a literatura. As estratégias devem girar em torno do desenvolvimento do aluno, sua faixa etária, essas podem ser ao final de uma contação de cada história proporcionar uma conversa informal com os alunos, onde cada um poderá expor suas idéias, entendimento sobre o assunto e dúvidas que surgiram durante o conto.

Através dessa conversa o aluno compreenderá melhor a história, pois terá que refletir sobre ela, a professora estará instigando-os a interpretar a história, e consequentemente o aluno terá o enriquecimento do vocabulário, pois, passa a incorporar as novas palavras ouvidas, nos seus mais diferentes gêneros.

Considerações Finais.

A partir das reflexões apresentadas, constata-se que a leitura permite o conhecimento de mundo geral ao aluno, pois existem vários gêneros na literatura, e como já vimos cada aluno se identifica com o que gosta. A leitura é uma arte que deve ser explorada por todos, partindo do professor para que o aluno fique curioso para saber, o que diz a história quando ela é citada pelo professor. Esse é um hábito que dever ser instigado pelos pais e alimentados em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (128.6 Kb)   docx (164 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com