TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auto-avaliação

Tese: Auto-avaliação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  Tese  •  1.673 Palavras (7 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 7

Auto-avaliação

Nos tempos atuais, um emprego não é nada mais do que uma solução de curto prazo para os problemas pessoais do indivíduo. Por isso, as pessoas que fazem do emprego um meio de vida, encontram uma satisfação provisória e acabam frustradas novamente, em vez de se adaptar a esse processo. O que vamos fazer por você é ajudá-lo a encontrar um meio de vida, isto é, como no ditado oriental, queremos ensiná-lo a pescar.

Avaliar-se não é o momento de perceber o quanto você precisa melhorar. Até porque todos os dias surgem assuntos, temas e novas tecnologias. Você precisa avaliar-se para seu próprio conhecimento. Na correria do dia-a-dia, deixamos de lado a percepção do quanto já aprendemos e, principalmente, de quantas habilidades diferentes daquelas em que trabalhamos atualmente, podemos desempenhar para as empresas ou em um negócio próprio.

O ideal seria trabalharmos naquilo que mais gostamos de fazer. Contudo muitas pessoas as quais converso, ainda não sabem direito o que mais gostam de fazer. Outras até sabem mas nunca conseguiram a oportunidade. Há aquelas que tem certeza do que gostam e trabalham naquilo mas não se desempenham bem. O fato é que na maioria das vezes a necessidade faz o trabalho do homem.

Uma boa auto-avaliação passa necessariamente por descobrirmos em que realmente gostamos de trabalhar, o que devemos ponderar também é se nossa aptidão se encaixa neste gosto.

Todos nós estamos acostumados com jogos em que alguém ganha e alguém perde. Jogos de ganhar ou perder parece natural para nós, e muitas pessoas tem dificuldade em pensar em um jogo que não seja de “ganha-perde”.

A maioria de nós, lembra-se do jogo Banco Imobiliário, quando alguém entrava em uma situação financeira difícil começava a entregar seus bens, outros recorriam a empréstimos, tinha os que choravam e até aqueles que desistiam. Neste jogo só haveria um vencedor, e os outros eram perde¬dores.

Acontece que o mercado de trabalho não é um jogo de “ganha-perde”. O mercado de trabalho é um jogo de muita cooperação. As habilidades individuais são complementares. Nenhuma empresa foi construída por uma só pessoa. Não existe equipe de trabalho onde só um ganha. A própria concorrência é um estado sadio de competição em que todos ganham, se souberem cooperar.

Com a sua carreira profissional, acontece a mesma coisa. Pensar que você perdeu determinada oportunidade para alguém ou tecnologia, trata-se de um paradigma que devemos eliminar da nossa memória. O fato de alguém ser o líder de uma organização, não quer dizer que os outros são per¬dedores. O mesmo acontece em um processo seletivo, não que você seja pior que alguém e portanto perdeu na entrevista, mas sim que determinada oportunidade exigia um perfil profissional mais próximo daquela pessoa. Isto se não levarmos em consideração que a avaliação é sempre feita por um ser humano passível de erro.

Na sua auto-avaliação, procure identificar aquilo em que você sabe fazer de melhor. Tente casar sua aptidão com suas habilidades adquiridas. E identifique a melhor maneira de usá-las no seu trabalho. Walt Disney soube fazer isto como ninguém. Usou sua aptidão e habilidades para construir um grande império. Porém, em determinado ponto de sua carreira abdicou daquilo que mais gostava de fazer para realizar seu sonho.

Saber identificar seus pontos fortes e melhorá-los é muito mais importante do que ficar se penalizando pelos seus pontos fracos. Comparar suas qualificações com a concorrência, fará com que você possa planejar suas investidas em melhorias. O auto-conhecimento lhe dará mais confiança e principalmente mostrará as melhores oportunidades para você.

Não se preocupe em ser melhor e mais qualificado do que os outros. Preocupe-se em ser o melhor para você e pesquise se alguma empresa contrataria seus serviços nas condições que você deseja. Se você identificar várias empresas e várias oportunidades, planeje-se e venda-se.

O que leva muitas pessoas a uma demora prolongada na conquista por uma oportunidade, em 80% dos casos, é a falta de planejamento e foco.

Antes de começarmos a falar sobre como fazer uma auto-avaliação, responda as perguntas das próximas páginas. Tome extremo cuidado para não cometer um auto-engano. Seja sincero.

Relacione que tipos de empregos, cargos e áreas são realmente adequados a você. Procure especificar a espécie de vínculo (assalariado, temporário...), e a jornada (full-time, parcial...)

Como atuei mais em área financeira , acredito que cargos como (Analista de credito,assistente financeiro...) seria uma boa oportunidade para dar continuidade

Quais as funções que você pode desempenhar melhor do que os outros? Escolha as que você se considera imbatível.

Sempre trabalhei com produtividade, quando aprendia o serviço, sempre era a primeira da lista de bom desempenho

Descreva sua educação, com cursos e tudo o que você já aprendeu até hoje de forma acadêmica. Comece pelo Primeiro Grau (Ginasial). Escreva os nomes das escolas, os cursos e as datas. Destaque suas habilidades e as dificuldades em cada curso. Não esqueça das atividades extra-curriculares.

Terminei o Ensino Medio em 2003 , sempre tive boas e um ótimo comportamento na escola (Marcelina Maria).Em 2010 ingressei no curso de Recursos Humanos Na Faculdade uniban e depois passei na USCS (IMES) a dificuldade era os horários ,agora estou cursando Ciencias Contabeis pela UNINOVE,

Cursos extracurriculares (rotinas administrativas )2003/microlins

Microinformática 2000/Star Bit

Você possui um portfolio com suas principais realizações profissionais? Se não possui, vamos fazê-lo agora? Procure relacionar as suas realizações a partir do primeiro emprego.

Meu Primeiro emprego aprendi muito, foi uma ótima experiência. Realizações tiveram a partir do segundo, pois com as aprendizagem do primeiro emprego consegui a se desenvolver e ter oportunidades, a partir deste momento entrei na área de credito e financeira , no meu ultimo mprego comecei a trabalhar em uma terceira do Banco Itau, com desempenho ganhei uma promoção para trabalhar diretamente para Banco Itau, e nesse tempo aprendi sobre esta área chamada Financeira e Credito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com