TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação Adolescência e Juventude

Por:   •  28/2/2020  •  Ensaio  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Nome:  Vanessa Andreza Lemos de Souza

Matrícula:  17116080265

Pólo: Piraí

AD2 - Adolescência e Juventude – 2018.2

Questão 1 (2,5 pontos)

Quais são as vantagens e desvantagens da obtenção de informações acerca da sexualidade e do sexo na contemporaneidade? Utilize no máximo 8 linhas.

        Como principal desvantagem, vemos os meios de comunicação sendo canal de banalização da sexualidade, incentivando o sexo cada vez mais cedo entre os jovens. A velocidade de informações, vídeo chamadas, envio de fotos (nudes), acaba sendo uma forma fácil de incentivo ao sexo.

        Em contra partida, os mesmos meios de comunicação são canal de informações positivas reproduzindo formas de prevenções a doenças sexualmente transmissíveis e gravidez precoce.

                                                                                                     

Questão 2 (2,5 pontos)

De acordo com a aula 10 é o procedimento destinado às pessoas que enfrentam conflitos quanto à escolha de suas profissões, geralmente, quando se encontram na iminência de passar de um ciclo educativo para o outro – do ensino médio para o ensino superior – e que precisam tomar decisões importantes acerca de suas vidas profissionais é comumente conhecido por:

(   ) Orientação de personalidade

(   ) Análise de oportunidades

(   ) Terapia cognitivo-profissional

X ) Orientação vocacional

Questão 3 (2,5 pontos)

Com suas palavras, apresente a diferença entre maturação e maturidade. Utilize no máximo 8 linhas.

Entendemos por maturação, o desenvolvimento fisiológico. Processo inerente à puberdade, onde vemos as mudanças físicas e biológicas no corpo da criança, que já não mais se vê como criança. E entendemos como maturidade, o amadurecimento interno, no psíquico. Percebemos as mudanças de atitudes e interesses. Esta deve ser compreendida como o início do caminho para a fase adulta.

Esses dois fenômenos nem sempre acontecem simultaneamente, por isso podemos ver pessoas aparentemente maduras (maturadas), porém sem maturidade, oi vice versa.

Questão 4 (2,5 pontos)

“A sexualidade é um aspecto da vida tão natural quanto a respiração, o sono, a alimentação entre outras.”

Levando em consideração a afirmação apresentada, mencione a função da escola e da família para o tratamento da temática da sexualidade. Utilize no máximo 10 linhas.

A função da família e da escola é de acolher e orientar os adolescentes em como administrar sua sexualidade.

A família, na maioria das vezes vê carregada de pré-conceitos a respeito da sexualidade, porém é seu dever ajudar o adolescente a viver de maneira harmoniosa com essa parte de sua vida. E a escola, por sua vez, não tendo compromisso afetivo ou sentimental, trata de maneira didática o assunto, trazendo instruções e orientações de como viver a sexualidade de forma saudável.

É imprescindível que haja uma parceria nesse campo, pois tudo o que desejamos é que nossos jovens cresçam orientados e não tenham problemas futuros por falta de orientação e apoio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (135.6 Kb)   docx (123.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com