TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BNCC: a importância de saber utilizar uma ferramenta educacional

Por:   •  5/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 4

BNCC: a importância de saber utilizar uma ferramenta educacional

A Base Nacional Comum Curricular é um documento que estipula quais competências que os alunos devem desenvolver durante toda a Educação Básica. Esses conhecimentos objetivam uma formação integral focada na construção de uma sociedade democrática, justa e inclusiva. As dez competências elencadas são: conhecimento; pensamento científico, crítico e criativo; repertório cultural; comunicação; cultura digital; trabalho e projeto de vida; argumentação; autoconhecimento e autocuidado; empatia e cooperação; responsabilidade e cidadania. Estes conhecimentos, habilidades, atitudes e valores permitem ao aluno resolver as questões da vida cotidiana, do exercício da cidadania e do mundo do trabalho, garantindo assim as aprendizagens essenciais estabelecidas pela Base.

Para o Ensino Infantil, que é a primeira etapa da Educação Básica, a BNCC estrutura as aprendizagens e o desenvolvimento em dois eixos principais: interações e brincadeiras. Assim, a escola deve garantir os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se. Considerando estes direitos de aprendizagem e desenvolvimento, a BNCC também estabelece cinco campos de experiências: o eu, o outro e o nós; corpo, gestos e movimento; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Em cada um destes campos, são estabelecidos objetivos para que o aluno aprenda e desenvolva-se, de acordo com os três grupos definidos por faixa etária: bebês – 0 a 1 ano e 6 meses, crianças bem pequenas – 1 ano e sete meses a 3 anos e 11 meses, crianças pequenas – 4 anos a 5 anos e 11 meses.

Há uma transformação de conceito no currículo da Educação Infantil, ocasionada pelos campos de experiências da BNCC, já que o aluno não é mais somente um mero ouvinte dos ensinamentos transmitidos pelos educadores, mas também está apto em gerar e compartilhar cultura e conhecimento. Esta nova base, avigora as ciências exatas em relação às humanas, já que os educandos são motivados a estudar gráficos, tabelas e bancos de dados. O ensino religioso, passou a não ser mais obrigatório, e por isso, a unidade escolar tem autonomia para inseri-lo ou não em seus currículos. O ensino de História deixa de ser desenvolvido como fatos relacionados, e passam a ser apresentados em ordem cronológica dos acontecimentos.

Na BNCC, o Ensino Fundamental está estruturado em cinco áreas do conhecimento, as quais oportunizam a interlocução entre os conhecimentos e saberes dos diferentes elementos curriculares: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso. Elas são interdisciplinares, apesar de conservarem suas particularidades. Tendo em vista as características dos educandos, além das peculiaridades e necessidades pedagógicas, desta fase da escolarização, cada área do conhecimento tem seu papel na formação integral do aluno no Ensino Fundamental, o qual está dividido em dois ciclos: Anos Iniciais – 1º. Ao 5º. ano e Anos Finais – 6º. Ao 9º. Ano. As dez competências gerais determinadas pela Base, são evidenciadas pelas competências específicas de cada área de conhecimento, cuja progressão deve ser possibilitada ao logo dos nove anos.

Nos âmbitos que contemplam mais de um elemento curricular (Linguagens e Ciências Humanas), também são estabelecidas competências específicas (Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa, Geografia e História) a serem desenvolvidas ao longo dos nove anos do Ensino Fundamental. Estas competências específicas oportunizam a transversalidade horizontal entre as áreas, envolvendo todos os elementos curriculares, e também a conexão perpendicular através do avanço entre os anos iniciais e os anos finais do Ensino Fundamental. Para assegurar o progresso destas competências específicas, que estão listadas de acordo com unidades temáticas, cada elemento curricular elenca um grupo de habilidades, as quais estão conectadas a diversos objetos de conhecimento (conteúdos, conceitos e processos) que devem ser desenvolvidos pelos alunos.

No contexto geral da BNCC, temas importantes para a diversidade, como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com