TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DA INTERNET COMO FERRAMENTA DE ESTUDOS E SUAS IMPLICAÇÕES NA REALIDADE EDUCACIONAL

Por:   •  27/8/2017  •  Artigo  •  2.742 Palavras (11 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 11

O USO DA INTERNET COMO FERRAMENTA DE ESTUDOS E SUAS IMPLICAÇÕES NA REALIDADE EDUCACIONAL.

José Pereira Torres *

RESUMO

Com a Internet defrontamo-nos com novos desafios, incertezas e possibilidades no processo de ensino-aprendizagem, onde é disponibilizado um manancial de informações imenso, cabe ao professor a difícil tarefa de gerenciar estas informações para transformá-la em conhecimento e sabedoria. Não se pode ver a internet como solução mágica para modificar a estagnação de anos de educação tradicional, mas inegavelmente facilitou e muito o processo educacional sócio-interacionista preconizado por Vygostsky sobre uma educação moderna.  A internet propicia a troca de experiências, de duvidas, de materiais, trocas pessoais alem de facilitar como nunca a pesquisa individual ou grupal e o intercambio dos envolvidos no processo educacional. A internet é um importante instrumento de comunicação, interação e compartilhamento de ideias, informações e conhecimentos de forma colaborativa que muitos professores se utilizam na sua prática pedagógica, mas será que as possibilidades abertas estão sendo efetivas como proposta educacional? Se concatenam com a forma de utilização da internet pelos estudantes? Este trabalho visa propor uma reflexão aos educadores sobre uso da internet,, sua importância, utilização e sua possível eficácia junto aos educandos.

PALAVRAS CHAVE: Internet, Blog, Educação; Ensino-aprendizagem.

*Graduado em Pedagogia, Letras Português Inglês e aluno do Curso de Pós Graduação – Docência em Lingua Inglesa Lato Sensu - Faculdade Vale do Cricaré.

INTRODUÇÃO

As próximas pesquisas apontam que ao final de 2012 o numero de usuários de computadores irá dobrar no mundo, chegando a 2 bilhões; segundo o Ibope NetRatings todos os dias 500 mil pessoas acessam a internet pela primeira vez; por minuto são publicados 200 milhões de tuites; 48 horas de vídeo são disponibilizados no youtube a cada minuto e um novo blog é criado a cada segundo.

Não se pode fechar os olhos para esta realidade, a internet está ou é inserida na sociedade sempre de forma avassaladora. Em 1982 havia 315 sites na internet, hoje existem 174 milhões e com números tão grandiosos, pesquisas afirmam que 70% das pessoas consideram a internet indispensável.

E como é este fenômeno da internet no Brasil? Estamos na linha de frente como usuários, somos 83,4 milhões de internautas e o 5º país mais conectado e com o maior numero de conexões a internet. O brasileiro tem como principal local de acesso a lan house (31%) seguido da própria casa (27%) e da casa de parentes e amigos (25%) sendo que pouco mais de 50 milhões de usuários se conectam regularmente, 38% deles diariamente, 10% de quatro a seis vezes por semana; 21% de duas a três vezes e 18% ao menos uma vez por semana.

Apesar do crescimento econômico da classe C, a desigualdade social também está presente no mundo digital, entre os 10% mais pobres apenas 0,6% tem acesso a internet. Somente 13,3% dos negros fazem uso dela, duas vezes menos que os da raça branca (28,3%). Nas regiões sul e sudeste mais de 50% da população tem acesso a internet contrastando com as regiões norte e nordeste com pouco mais de 20%.

PROFESSORES, ALUNOS E A INTERNET.

A pesquisa é do Centro de Estudos sobre Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic), órgão que faz parte do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) feita em 2011 e aponta que 94% dos professores brasileiros de escolas publicas e privadas possuem computador mas só metade deles levam o PC para o trabalho, 88% tem acesso a internet e 79% a acessam a web diariamente.

Entre os alunos 47% acessam a web diariamente e 66% tem computador em casa, local preferencial de acesso a internet de 63% dos estudantes, em segundo lugar os locais públicos de acesso gratuito (16%), em terceiro lugar a escola com 7%, à frente das lan houses (1%). Entre os entrevistados, 35% disseram acessar a internet em aparelhos celulares.

Todas as instituições de ensino, 497 públicas e 153 privadas, ouvidas pela TIC Educação tinham em 2011 pelo menos um computador. Contudo, somente 21% dos professores entrevistados afirmaram elaborar exercícios que exigissem uso da informática. A pesquisa mostra que 50% dos alunos entrevistados que já acessaram a internet (91% do total) o fizeram na escola e ao contrario dos professores 86% dos estudantes fazem suas pesquisas para a escola utilizando computador e internet.

Para professores e coordenadores a quantidade de computadores na escola, geralmente em numero insuficiente, apesar de todas terem pelo menos um, revela uma importante limitação ao uso da tecnologia como ferramenta educacional pelos alunos. A baixa velocidade de conexão também é outra dificuldade apontada para o uso adequado da internet no processo pedagógico. Em 2011, 86% das escolas tinham computadores instalados nos laboratórios de informática, mas apenas 4% das escolas possuem computadores nas salas de aula, local onde se concentram as rotinas escolares.

INTERNET COMO APOIO PEDAGOGICO

Uma ação educacional pode ser perfeitamente consistente em seus objetivos e metodologias sem utilizar nenhum recurso tecnológico digital. A incorporação das inovações tecnológicas só tem sentido se contribuir para a qualidade do ensino. A simples presença de novas tecnologias na escola não é por si só, garantia de maior qualidade da educação, pois a aparente modernidade pode mascarar um ensino tradicional baseado na recepção e na memorização de informações (EDUCAREDE).

Por ser economicamente importante, a educação ainda parece ineficiente e estática em se tratando de tecnologia - é geralmente citada como a próxima indústria a sofrer uma grande "interrupção". Apesar do continuo crescimento do uso da internet pelos jovens, a educação publica não acompanhou esta evolução não houve alteração no currículo das escolas. (ORTEGA)

Segundo a EDUCAREDE, a introdução da Internet no cotidiano escolar é eficiente quando consegue promover atividades que façam sentido para o educador e o aluno, a partir de uma proposta que vai além da sala de aula, integrando outros espaços de aprendizagem que estejam dentro, como a sala de Informática, ou fora da escola como museus, parques, lugares históricos e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (244.7 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com