TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Batalha das pavras

Por:   •  16/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 2

CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ALGACYR MAEDER

IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

Nome da Escola: Professor Algacyr Munhoz Maeder

Endereço: Rua Sebastião Alves Ferreira nº 1164, bairro alto.

Nível de Ensino: Noturno

Mantenedor: Estado

Direção: Yasadora C. M. Hayashi. - Diretora

Denise C. Gradowski Farias Costa do Nascimento. – vice-diretora

CONCEPÇÃO DE CURRICULO

     Currículo é um importante elemento constitutivo da organização escolar. Implica, necessariamente, a interação entre sujeitos que têm um mesmo objetivo e a opção por um referencial teórico que o sustente. É uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que essa construção se efetive.

    O currículo é o elemento nuclear da prática pedagógica, é ele que viabiliza o

processo de ensino-aprendizagem, materializando intenções e orientações previstas no projeto pedagógico em objetivos e conteúdos, adotando a seguinte concepção; Currículo é o conjunto dos conteúdos cognitivos e simbólicos (saberes, competências, representações, tendências, valores) transmitidos (de modo explícito ou implícito) nas práticas pedagógicas e nas situações de escolarização, isto é, tudo aquilo a que poderíamos chamar de dimensão cognitiva e cultural da educação escolar.

     

    Entendemos também, que o currículo é a soma de todas as experiências adquiridas pelo ser humano desde o seu nascimento, e que vão compor com a seleção de conhecimentos organizados pela escola, promovendo transformações em sua vida.

     Currículo é um importante elemento constitutivo da organização escolar implica, necessariamente na interação entre sujeitos que têm um mesmo objetivo e a opção por pessoal e coletiva. A escola deverá, portanto, ter domínio sobre as concepções que o regem, saber quais os conhecimentos necessários para que os indivíduos saibam pensar, Assim como aprender é mudar comportamento, a grade curricular deve compor instrumentos e instruções, para que os que com ela convivem, possam desenvolver a autonomia, senso crítico da realidade em que vivem éticas nas relações pessoais, conheçam deveres e direitos e, sobretudo se tornarem pessoas,

auto - realizadas para refletir, tomar decisões, participar e agir nos quatro eixos; social, político, econômico e cultural. Todo o conteúdo a ser abordado deverá estar em função do “ser”, para que construa maior percepção, concepção e conscientização do novo conhecimento adquirido, promovendo sustentabilidade maior na compreensão do Universo da vida.

  Sendo assim o currículo que se pretende constituir nos nossos alunos é a concepção construtivista que em grupo foi a melhor concepção que alcança os objetivos da escola referentes aos alunos.

[pic 1]

CARLA ANDRESSA SANTOS DE ANDRADE

CONCEPCÃO DE CURRÍCULO

CURITIBA

2014

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (70.3 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com