TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biodiversidade

Por:   •  17/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.957 Palavras (8 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA[pic 1]

UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA e EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

DESAFIO PROFISSIONAL

Desafio Profissional entregue como requisito para conclusão das disciplinas “Estrutura e Organização da Educação Brasileira e Educação e Diversidade”.

JUNDIAÍ

15/04/2015

SUMÁRIO

1.  Introdução...........................................................................................................................01

2. Principais pontos sobre a diversidade e o multiculturalismo nas escolas............................02

3.  Análise crítica de uma comemoração escolar ....................................................................07

4.  Descrição de desenhos........................................................................................................08

5.  Considerações Finais ..........................................................................................................10

6.  Referências Bibliográficas ..................................................................................................11

  1. INTRODUÇÃO

    Neste trabalho relatamos os principais pontos sobre a Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional, parâmetros curriculares nacionais (PCN), diretrizes nacionais para a educação das relações étnico – raciais e para o ensino de história e cultura afro- brasileira e africana, referencial curricular nacional para educação infantil volume 1 e como os aspectos dessas leis tratam da questão da adversidade e multiculturalismo nas escolas.

   Desenvolvemos um esquema de como podemos trabalhar com o tema da diversidade e multiculturalismo com as crianças através de desenhos, imagens de suas próprias famílias, utilizando do cotidiano para ensiná-las.

  1. PRINCIPAIS PONTOS SOBRE A DIVERSIDADE E O MULTICULTURALISMO NAS ESCOLAS

Apresentamos a seguir os tópicos das leis descritas na tabela abaixo:

Documento:

Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito à diversidade e ao multiculturalismo.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96)

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96)

  • LDBN – número 9394/96

   Com essa lei o governo assumiu a definição da politica educacional como tarefa de sua competência descentralizada sua execução para os estados e municípios, porém ainda ficam centralizados no âmbito federal das decisões sobre currículos e avaliações. Alguns pontos da LDB desde então são, considerados ganhos importantes para cidadãos. A união deve gastar no mínimo 18% e os estados e municípios na manutenção do desenvolvimento do ensino público (artigo 69). O ensino fundamental passa a ser obrigatório e gratuito (artigo 4) a educação ( creches e pré-escolas) se tornam oficialmente a primeira etapa da educação básica. A educação abrange os professores formativos que se desenvolvem na vida familiar, está lei disciplinar a educação escolar desenvolve predominantemente por meio do ensino, em instituições próprias.

  • Princípios e fins da educação nacional.

   A educação é dever da família e do estado inspirada de princípios de liberdade e nos ideias de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando seu preparo para exercício da cidadania e sua qualificação para trabalho. Igualdade de condições para acesso e permanência na escola, liberdade em aprender, ensinar pesquisar e divulgar a cultura e o pensamento na arte do aprender e saber.

  • Direito a educação e do dever de educar.

   Gestão democrática do ensino público, na forma desta lei e da legislação dos sistemas de ensino, atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com a necessidade especiais, preferencialmente na rede regular de ensino. Oferta de educação escola regular para jovens e adultos, com características e modalidades adequadas ás suas necessidades e disponibilidades garantindo-se aos que forem trabalhadores as condições de acesso e permanência na escola. Em todas as esferas administrativas o poder público assegurará em primeiro lugar acesso ao ensino obrigatório, nos termos desse artigo contemplando em seguida os demais níveis e modalidade de ensino, conforme as prioridades constitucionais e legais. Qualquer das partes mencionadas tem legitimidade para peticionar no poder judiciário, na hipótese do (artigo 208) da constituição federal, gratuita e de rito sumário a ação judicial correspondente.

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)

  • Definições conceituais.

   Bem como a estrutura organizacional dos parâmetros curriculares nacionais foi pautada nos objetivos gerais do ensino fundamental, que estabelecem as capacidades relativas aos aspectos cognitivos afetivo, físico, ético, estético de atuação e de inserção social de forma a expressar a formação básica necessária para o exercício da cidadania essas capacidade que os alunos devem ter adquirido ao término da escolaridade obrigatória, devem receber uma abordagem integra em todas as áreas constituintes do ensino fundamental. A seleção adequada dos elementos da cultura (conteúdo) é que contribuirá para o desenvolvimento de tais capacidades arroladas como objetivos gerais do ensino fundamental.

  • (PCN)–Referenciais para o ensino médio e fundamental.

   Todo o país tem o objetivo do PCN para garantir todas as crianças e jovens Brasileiros, mesmo em locais com condições socioeconômicas desfavoráveis o direito de usufruir do conjunto de conhecimento reconhecido, como necessário para o exercício da cidadania não possuem caráter de obrigatoriedade e por tanto se pressupõe que serão adaptados as peculiaridades locais. A própria comunidade escolar de todo o país já está ciente de que os PNC não são uma coleção de regras que pretendem ditar o que os professores devem ou não fazer, são isso uma referência para a transformação de objetivos, conteúdos e didática do ensino.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana

  • Ações educativas de combate ao racismo e a discriminação.

   Condições para professores e alunos pensarem, decidirem, agirem, assumindo responsabilidade por relações éticas- raciais positivas, enfrentando e superando discordâncias, valorizando os contrates das diferenças; o ensino da história e cultura afro- brasileira e africana, a educação das relações étnico raciais, tal como explicito o presente parecer, se desenvolverão no cotidiano das escolas nos diferentes níveis e modalidade de ensino, como conteúdo das disciplinas, particularmente, educação artística, literatura e história do Brasil, sem prejuízo das demais em atividades curriculares ou não, trabalhos em salas de aula, nos laboratórios de ciências e de informática, na utilização de sala de leitura, biblioteca, brinquedoteca áreas de recreação, quadra de esportes e outros ambientes escolares.

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Volume 1.

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Volume 1.

  • Diversidade e individualidade

   Cabe ao professor a tarefa de individualizar as situações de aprendizagens oferecidas ás crianças considerando suas capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas assim como os conhecimentos que possuem dos mais diferentes assuntos e suas origens socioculturais diversas. Isso significa que o professor deve planejar e oferecer uma gama variada de experiências que responda simultaneamente, ás demandas do grupo e ás individualidades de cada criança. Considerar que as crianças são diferentes entre si, implica propiciar uma educação baseada em condições de aprendizagem que respeitam suas necessidades e ritmos individuais, visando a ampliar e enriquecer as capacidades de cada criança, considerando as como pessoas singulares e com características próprias.

  • Educar crianças com necessidades especiais.

   A criança que conviver com a diversidade nas instituições educativas poderá aprender muito com ela. Pelo lado das crianças que apresentam necessidades especiais, o convívio com as outras crianças se torna beneficio na medida em que representa uma inserção de fato no universo social e favorece o desenvolvimento e a aprendizagem permitindo a formação de vínculos estimuladores, o confronto com a diferença e o trabalho com a própria dificuldade. A valorização e o conhecimento das características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que compões a nossa sociedade, e a critica ás relações sociais discriminatórias e excludentes indicam que novos caminhos devem ser trilhados na relação entre as instituições de educação infantil e as famílias.

  • Educar crianças com necessidades especiais.

   A criança que conviver com a diversidade nas instituições educativas poderá aprender muito com ela. Pelo lado das crianças que apresentam necessidades especiais, o convívio com as outras crianças se torna beneficio na medida em que representa uma inserção de fato no universo social e favorece o desenvolvimento e a aprendizagem permitindo a formação de vínculos estimuladores, o confronto com a diferença e o trabalho com a própria dificuldade. A valorização e o conhecimento das características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que compões a nossa sociedade, e a critica ás relações sociais discriminatórias e excludentes indicam que novos caminhos devem ser trilhados na relação entre as instituições de educação infantil e as famílias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (207.4 Kb)   docx (320 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com