TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CEDER- AD1 ARTES NA EDUCAÇÃO

Por:   •  28/2/2019  •  Resenha  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 2

CEDERJ - AD1- ARTES NA EDUCAÇÃO

Aluna: Delseni Oliveira

O papel da música na escola

Resenha

Com base na aula 5 do material didático Cederj – Livro de Artes na Educação (vol 1), onde é tratada a questão das aulas de música na escola, sendo o conteúdo elaborado pela Prof.ª Mônica de A. Duarte, sob forma de pesquisa e entrevista com professores de música, do município do Rio de Janeiro, com a finalidade de trazer variadas óticas que contribuam com o trabalho pedagógico do ensino da música e suas práticas em sala de aula.

Através da concepção do estudo da música e suas práticas, verificamos que alguns especialistas, ainda defendem a visão do Romantismo, movimento que “…privilegia a emoção, imaginação e sensibilidade inventiva…” que para música, atua, como um “dom”,e tanto o professor quanto o aluno necessitam possuir inato, para que possam desenvolver o sentido da música ou mesmo um trabalho, ou composição de repertório musical.

Verificamos com base na pesquisa, que na construção de repertórios para praticas pedagógicas,  diversos os pontos, podemos e devemos observar, nas práticas musicais “…(ações de ouvir/ apreciar, executar um instrumento musical, cantar, compor ou improvisar)…” tais como afinação, repertório, categorização, sentido ou significação, sendo de suma importância os significados que estes repertórios representem para aquele público, ou seja, os alunos envolvidos em determinada sala de aula. Isso porque, a construção dos sentidos ou significações tratam do mundo ao redor (contexto sócio-histórico) daqueles que ali estão.

Na concepção Romântica é muito valorizado o quesito emoção, ou melhor, sensibilidade capaz de gerar criação. Dessa forma, essa criatividade nos repertórios qualificados como “boa música”, seria somente habilidade de alguns indivíduos seletos. Nessa ótica, as aulas de música não poderiam ser utilizadas como práticas pedagógicas em qualquer escola, por qualquer professor ou para qualquer aluno.

Na aula 5 conseguimos enxergar que o ensino de música, não está restringido a algum grupo seleto, uma vez que as composições, os repertórios são utilizados, não apenas como forma de expressar emoção, mas com tantas outras finalidades, como exemplo: Protestos, alertas, alegria, motivacional, apresentar a cultura de uma sociedade (conhecimento histórico), defender uma ideologia, etc. Essas emoções próprias a cada indivíduo, são únicas, de acordo com os valores de mundo, definidas por fatores variáveis, como fase da vida, sociedade em que vive, cultura étnica, entre outros.

Essa visão humanística da música, deve ser cultivada pelos professores, pois trata da emoção de cada um, com suas diversas peculiaridades, a fim de ampliar o aprendizado e o conhecimento do aluno, capacitando-o a tornar-se um indivíduo, com visão crítica do mundo, e desse modo, desenvolver condições para contribuir com o melhoramento de si e do social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com