TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPREENSÃO DO PORTUGUÊS ESCRITO

Por:   •  2/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 3

COMPREENSÃO DO PORTUGUÊS ESCRITO

"Uma criança, um professor, um livro e um lápis podem mudar o mundo". 

"Um país mais forte não se mede pelo seu número de soldados, mas sim pelo seu índice de alfabetização".

As afirmações proferidas por Malala Yousafzai estão fortemente ligadas, pois ambas remetem para a importância da alfabetização para o desenvolvimento, tanto do ser humano como do mundo. A alfabetização, num sentido estrito, refere-se à aprendizagem do alfabeto e das regras da sua utilização. Mas, num sentido lato, é considerado alfabetizado apenas o indivíduo que seja capaz de ler e compreender uma exposição curta e simples de factos relacionados com a sua vida.

A primeira afirmação diz respeito à possibilidade de crianças terem acesso ao ensino e, consequentemente, um futuro melhor e mais promissor. Nela estão presentes aqueles que podem ser considerados os quatro elementos base da aprendizagem e a capacidade que estes têm de mudar o mundo, pois a alfabetização tem como objectivo expandir a personalidade do Homem e deve favorecer a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações. Este desenvolvimento do Homem através da alfabetização traz ao mundo inúmeros benefícios, tais como a igualdade entre raças, a preservação da diversidade cultural, uma expansão da democracia, etc.

Relativamente à segunda afirmação, o índice de alfabetização é, de facto, uma arma bastante poderosa e que muitas vezes se sobrepõe ao poder de exércitos. Um país com meios diplomáticos, maior facilidade em prevenir conflitos ou em resolver situações pós-conflituais revela maior influência e poder do que um país que conta, única e exclusivamente, com o poder dos seus soldados.

No entanto, esta frase pode ter uma segunda interpretação. Ao invés de ser feita uma comparação entre dois países relativamente ao que torna um mais forte que o outro, pode-se simplesmente considerar que um país se tornou mais forte graças ao poder da alfabetização, independentemente de ter um exército poderoso ou não. Ou seja, se um país possuir um baixo índice de alfabetização, as probabilidades de se tornar num país poderoso são bastante mais reduzidas comparativamente com as de um país que possua uma elevada taxa de alfabetismo, como é o caso de certos países do Terceiro Mundo quando comparados com, por exemplo, países da Europa Central.

Apesar de poderem ser feitas duas interpretações, a conclusão que se retira de ambas é: os feitos alcançados com recurso à alfabetização da sociedade são superiores aos alcançados pela força.

Tendo em conta o que acima foi exposto, pode-se concluir que a alfabetização teve um papel preponderante na evolução da sociedade. Com estas afirmações, Malala procurou apelar ao poder da palavra e à importância que a alfabetização de uma sociedade representa para o avanço da mesma.

                                                                           Guilherme Cruz         Nº 51085

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (70.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com