TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COORDENADOR / PESQUISADOR / CURSISTA

Por:   •  2/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 3

CONEXÕES CONCLUSIVAS – ESCRITA ACADÊMICA (EA)        

PROFESSOR PESQUISADOR: Carlos Vágner da Silva Matos                                                                                

COORDENADOR / PESQUISADOR / CURSISTA: Alexsander Joaquim de Oliveira

FICHAMENTO

Referência

PRATTI, L. E. Plágio Acadêmico In: KOLLER, S. H; COUTO, M.P.P; HONHENDOFF, J. V.(Orgs) Manual de

produção científica. Porto Alegre: Penso, 2014, P. 109-124.

Ideias centrais

O instrumento “Plágio Acadêmico” tem como objetivo principal apresentar os passos mais significantes para uma elaboração bem sucedida de um trabalho acadêmico, livre de qualquer tipo de plágio, bem como mostrar o conceito do tema em questão para o entendimento daquele que pretende formular uma atividade que venha estar isenta deste tipo de erro (ou seja, o plágio) que tem ocorrido a cada dia com mais frequência nas produções acadêmicas. A autora expõe que para uma boa formação do individuo são questões interessantes a cópia de conteúdos relevantes de fontes fidedignas com posterior resumo da mesma e o fato de emitir a opinião própria em relação a determinado tema. Contudo, ela salienta que em meio à exigência evidenciada pelos artigos científicos, há algumas necessidades primordiais tais como: a análise do maior número possível de textos relacionados ao tema, apropriação das normas técnicas, formulação de novas ideias e referencia aos autores. A obra traz as definições mais apropriadas sobre o plágio e relata as várias maneiras que o caracterizam. Também é colocado que um dos motivos para o mau uso de fontes de trabalhos é a falta de capacidade de parafrasear, entretanto, ela deixa bem claro que acima de qualquer coisa, para a pessoa que vai produzir um trabalho acadêmico, o que deve prevalecer na hora da exposição de ideias é a ética e a observância e respeito aos direitos autorais.

Citações importantes

“A autoria acontece na articulação de conteúdos ou na construção de novos dados que corroboram ou não estudos anteriormente publicados. Publicar e referenciar os autores que ajudam a construir textos autorais é fundamental no contexto científico.” (Página 110).

“Outro aspecto relevante na definição de plágio e de autoria são as modificações no contexto escolar. Os professores não são mais detentores do saber e os estudantes não são meros receptores de conteúdo. (Silva, 2008)”. (Página 111).

“Com todas as nuanças e influências, não existe uma única conceituação de plágio”. (Página 112).

“Dentre os motivos para o mau uso de fontes nos trabalhos acadêmicos são citados: facilidades de acesso à informação (por meio da internet); falta de capacidade de parafrasear (muitos estudantes foram treinados a copiar e não sabem construir novas ideias a partir das ideias dos outros); pouco valor à produção própria (não há uma crença de que podem fazer melhor do que a fonte consultada); falta de análise crítica de trabalhos pesquisados (tudo que aparecer é utilizado sem analisar possíveis fragilidades metodológicas); confusão quanto à autoria nos trabalhos disponibilizados pela internet (muitos sites não indicam claramente a autoria, fazendo com que o texto seja utilizado sem uma correta identificação da fonte); incentivo ao plágio nos níveis fundamental e médio (os professores aceitam melhor um texto bem estruturado copiado do que um texto construído com as palavras dos estudantes e as possíveis desarticulações dessa situação); facilidades de acesso a programas de tradução (as informações de um texto em outro idioma podem, em poucos minutos, ser uma informação inédita no Brasil); e desconhecimento de regulamentações de escrita científica (muitos acreditam que estão referenciando corretamente as fontes, mas nem sempre o estão de fato) (Barbasterfano & Souza, 2007; Rodríguez-Quispe & Sanchez-Baya, 2011).” (Página 115).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (146.6 Kb)   docx (48.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com