TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRIAÇÃO DE UM OBJETO LÚDICO E DESCREVENDO SUAS DIMENSÕES ARTÍSTICAS

Por:   •  20/9/2020  •  Resenha  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 2

Resposta - 1

Bilboquê

Esse brinquedo consiste que a criança através da manipulação do objeto colocar a bolinha dentro da garrafa, sem tocar nela. Este brinquedo é destinado para crianças de 4 e 5 anos, com o objetivo de possibilitar a criança por meio da brincadeira com o bilboquê a noção espacial, o desenvolvimento da motricidade.

Para fazer esse divertido brinquedo, você vai precisar de uma garrafa pet, tampinha de garrafa pet, barbante e uma bolinha de plástico (mas também pode ser uma bolinha de jornal amassada envolto de fita adesiva).

[pic 1]                     

Como fazer:

Primeiro, você corta a garrafa ao meio, depois faz um pequeno furo na tampinha, e passa o barbante pelo furo.

[pic 2](desse modo)

Em seguida, você dá um nó no barbante depois de passar pela tampa.

[pic 3](assim)

Faz o mesmo com a bolinha.

[pic 4]

Coloque a tampa na garrafa cortada, e pronto! está confeccionado seu brinquedo. E você pode personalizar o brinquedo da maneira que desejar.

[pic 5]

E o mais interessante, é que o professor elabore um plano de aula para que as crianças possam confeccionar seus próprios brinquedos, e customize bem como desejar, seja pintando o objeto com as mais variadas cores, colando figuras geométrica, adicionando textura, ornamentando à critério da criança e etc. tudo feito em sala de aula com o auxílio do professor, disponibilizando todos os materiais necessários para o sucesso atividade.

Resposta – 2

Este objeto lúdico infantil apresenta diversas dimensões da arte, como por exemplo;

A Criação: pois este brinquedo proporciona a produção individual, e expressa ideias e representações no momento da personalização livre do objeto.

A Crítica: já que o objeto foi feito também para estimular a criança a formação de pensamento próprio acerca de aspectos estéticos ao confeccionar e personalizar o brinquedo.

A Estesia: porquanto, ao brincar com o brinquedo, o corpo trabalha em função a potencializar as capacidades motoras, como de lateralidade. outrossim, trabalha expressões emocionais ao conseguir colocar a bolinha dentro da garrafa.

A Expressão: pois oportuniza criações subjetivas individuais ao customizar o brinquedo.

Já as outras as dimensões artísticas, não compõem o brinquedo, como é o exemplo da;

A Fruição: pois o objeto lúdico não é voltado a oportunidade de participar de práticas artísticas das mais diversas épocas, lugares e grupos sociais.

A Reflexão: já que o brinquedo não visa a construção de posicionamentos sobre experiências culturais e artísticas.  

Resposta - 3

Escolhi este objeto lúdico porque era o que dava pra fazer com os materiais que estavam a minha disposição. Ainda cima, ele atende as diversas necessidades da faixa etária (4 e 5 anos de idade). Além disso, por ser um objeto simples de se fazer, até uma criança com auxílio de um adulto pode confecciona-lo. E também por estar promovendo a elaboração de objetos com sucata.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (146.4 Kb)   docx (104.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com