TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de alfabetização e Letramento

Por:   •  11/4/2015  •  Dissertação  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

Alfabetização hoje

Levando em conta tudo, o que sabemos sobre educação, e o modo de como cada indivíduo aprende, ainda existem as tão tradicionais cartilhas. Porem com o passar do tempo ela ficou com um aspecto diferente, seja por dentro ou fora da mesma.

Felizmente existe em grande número crescente de professores que se desapegaram da cartilha e apostaram em métodos de ensino diferentes. Ensinar o alfabeto, números, sílabas e etc., não precisa ser como dez, vinte, trinta anos atrás, estes conceitos de aprendizagem volta a ter grande importância na alfabetização.

O modo como era ensinado uma criança a ler e escrever se submeteu a uma nova visão de ensino porem fama dos exercícios repetitivos e das decorebas não podem ser apagadas deste passado.

A preocupação do índice de aprovação das escolas foi assustadora. Outros equívocos como este citado, foram suficientes para acordarmos para uma realidade, em que podemos mudar o método de ensino? A resposta apenas rema para uma direção, a de que podemos fazer melhor e consequentemente dar uma boa instrução para a formação de qualquer indivíduo.

Conceito de alfabetização e Letramento

Alfabetização é o conceito de ensinar somente o código da língua escrita, ou seja, ensinar a ler e escrever, alfabetizar significa adquirir habilidade de codificar a língua oral em língua escrita (escrever) e de decodificar a língua escrita em língua oral (ler). Um indivíduo alfabetizado sabe decifrar o código linguístico mas não consegue usá-lo com eficiência.

Letramento é um conceito que envolve a imersão do aluno no mundo da escrita.                      
O letramento envolve a participação nas atividades sociais em que se usa a escrita. O mesmo também significa a interpretação de qualquer tipo de cultura escrita, e a compreensão do código da escrita. Além disso, a forma de ensinar a decodificar, analisar e reconhecer a palavra também pode ser considerado letramento.
Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do educando.

Analfabetismo Funcional

O termo analfabeto funcional vem com apelo político, ideológico e social, servindo para realçar as consequências culturais, sociais e econômica da falta de educação escolar. O termo também é utilizado para indicar a insuficiência de escolarização.

É definida como analfabeto funcional, segundo a UNESCO, qualquer pessoa que saiba escrever seu nome, escrever frases simples e executar cálculos básicos, porém, não está apta a compreender nem interpretar integralmente aquilo que lê, além de não conseguir se expressar de maneira concisa e coesa suas ideias e nem realizar operações matemáticas com maior grau de dificuldade. Tais pessoas, mesmo capacitadas a codificar e decodificar o código linguístico, não desenvolvem habilidade de interpretação de textos e de fazer operações matemáticas. Também é definido como analfabeto funcional o indivíduo maior de quinze anos possuidor de escolaridade inferior a quatro anos letivos, embora essa definição não seja muito precisa, já que existem analfabetos funcionais possuidores de nível superior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com