TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conteudos e Procedimentos Metodologicos

Por:   •  18/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  944 Visualizações

Página 1 de 3

3 - Orientações Didáticas

Os conteúdos estão de modo próprio relacionados com a forma de trabalhar com as crianças.

É verdade  que a concepção de aprendizagem adotada determina colocar em foco o ensino, mas nem sempre isso acontece de forma imediata. A prática educativa é muito complexa e são inumeras as questões que se apresentam no dia-a-dia e que excedem o planejamento didático e a própria proposta curricular.

As orientações didáticas está entre as intenções educativas e a prática, são informações que remetem ao "como fazer",  à intervenção direta do professor ação de atividades e cuidados alinhados com uma concepção de criança e de educação.

Nas orientações didáticas gerais está claro as condições relativas à princípios gerais do eixo, organização do tempo, do espaço e dos materiais, observação, registro e avaliação.

3.1 - Organização do Tempo

A rotina representa, a estrutura com a qual será organizado o tempo didático, ou seja o tempo de trabalho educativo que será realizado com a criança. A rotina deve envolver os cuidados, as brincadeiras, e as situações de aprendizagens orientadas.

A rotina é um aspecto essencial para que a educadores sintam-se seguros com relação às atividades desenvolvidas no contexto educacional.

3.1.1 - Atividades Pemanentes

Considera-se atividades permanentes, entre outras:

  • Brincadeiras no espaço interno e externo.
  • Roda de histórias e de conversas.
  • Oficinas de desenho, pintura, modelagem e música.
  • Atividades diversificadas organizadas por temas ou materiais à escolha da criança, incluindo momentos para que as crianças possam ficar sozinhas se assim desejarem.
  • Cuidados com o corpo.

A escolha dos conteúdos que defienem o tipo de atividade a serem realizadas com freqüência regular, diária ou semanal depende das prioridades elencadas a partir da proposta curricular.

3.1.2 - Seqüência de Atividades

São planejadas e orientadas com o objetivo de promover uma aprendizagem específica e definida, com intenção de oferecer desafios com diferentes graus de complexibilidade possibilitando que as crianças resolvam problemas a partir de diferentes posições.

3.1.3 - Projetos e Trabalhos

Para NOGUEIRA (2005, P.76)  um projeto na verdade é uma realidade que vai se tornando real, que começa a ganhar corpo, a partir das realizações e, consequentemente, das articulações destas.

Diante disso projeto é uma forma dinâmica, inovadora e prazerosa para transceder o ambiente escolar.

É importante que os desafios apresentados sejam possíveis de serem enfrentados pelo grupo das crianças.

A realização de um projeto depende de várias etapas de trabalho que devem ser planejadas. O que se deseja alcançar justifica as etapas de elaboração.

A característica principal dos projetos é a visibilidade final do produto e a solução do problema compartilhando com a criança. Ao final de um projeto pode-se dizer que a criança aprendeu porque teve uma intensa participação onde envolveu a resolução dos problemas de naturezas diversas.

3.2 - Organização do Espaço e Seleção dos Materiais

Estas organizações se constituem em um instrumento fundamental para a prática educativa com as crianças pequenas, deve-se planejar a forma mais certa, adequada de organizar os objetos dentro da sala de aula, assim como colocar materiais específicos para a montagem de novos ambientes ligados ao projeto em cruso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (73.8 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com