TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIOS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO PEDAGÓGICO

Por:   •  4/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.567 Palavras (7 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10][pic 11]

ISABEL CARBONI VIDI

[pic 12]

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

 

DESAFIOS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO PEDAGOGICO

[pic 13]

[pic 14]



SUMÁRIO

 INTRODUÇÃO............................................................................................................5

DESENVOLVIMENTO.................................................................................................6

CONCLUSÃO..............................................................................................................9

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS..........................................................................10


INTRODUÇÃO

O presente trabalho elaborado justifica-se no desejo de aprofundar meu conhecimento e interesse em saber qual a perspectiva do professor quanto à abordagem teórica que ele utiliza na sala de aula ao efetivar sua prática pedagógica, e saber se a mesma se se baseia em alguma abordagem teórica estudada.

Para inicio do mesmo utilizei o método de entrevista formal utilizando-se do roteiro sugerido o qual contempla o perfil pessoal e profissional do professor, identificação da visão deste professor ao efetivar sua pratica pedagógica e qual das abordagens ou tendências teóricas ele utiliza-se para se embasar. E quais são os principais autores/pensadores desta concepção pedagógica o qual o professor em questão se sustenta.

A professora entrevista possui vinte sete anos de idade com a formação acadêmica em Pedagogia-Licenciatura e Especialização em Metodologia para Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Oficinas Pedagógicas. Este profissional e atuante na área da educação há dois anos e meio com a jornada de trabalho de trinta horas semanais e funcionário Municipal efetivo, e o nível de atuação e na educação infantil.

Na perspectiva da professora ensinar e transmitir, facilitar, apontar direções e rumo para a aprendizagem plena, aprendizagem e conhecimentos estes os quais os alunos trazem uma bagagem enorme de casa, os quais temos que moldar e mediar no dia-a-dia, utilizando de métodos palpáveis e visíveis favorecendo o aprimoramento do ensino.

Ela ensina os alunos estimulando-os a renovar constantemente a busca do conhecimento através de vivencias e experiências do mundo, faz adaptações de aulas através das realidades vivenciadas pelos alunos no dia-a-dia. Gosta de aulas expositivas as quais podem contar com aplicações de recursos e instrumentos didáticos diversos, ela acredita que aulas com dinâmicas se tornam mais atrativas e melhora o desempenho do aluno para a aprendizagem. E através de aulas assim que o aluno passa a formar habilidades por conta própria e absorve os conteúdos ministrados de modo que possa aplica-los em sua vida, hoje em dia as pessoas estão constantemente em atividades e, portanto na escola não pode ser diferente, os alunos devem se sentir produtivos e o mais importante entender o proposito daquilo que fazem.

Avaliar e recorrer a diversos instrumentos avaliativos, para fazer os alunos a compreender os conteúdos ministrados, a avaliação deve orientar a aprendizagem, só deve avaliar aquilo o que foi ensinado. A boa avaliação envolve três passos: saber o nível atual de desempenho do aluno; comparar essa informação com aquilo que e necessário ensinar no processo educativo; tomar as decisões que possibilitem atingir os resultados esperados. Essa avaliação deve ocorrer continuamente.

 A avaliação deve ocorrer para que o professor e o aluno em questão possam ter uma dimensão orientadora, permitindo-os tomar consciência dos avanços e dificuldades para que a partir deste pressuposto possam progredir na construção do conhecimento. Através desta avalição o professor obtém informações valiosas sobre seu próprio trabalho se esta sendo bem sucedido ou não no que faz.

Para avaliar os alunos ela adota a auto avaliação onde o potencial de cada aluno e considerado algo fundamental neste processo tais como atitudes, aspirações, interesses, motivações, modo de pensar, hábitos de trabalhar e capacidades de adaptação pessoal e social do aluno. As provas tradicionais nem sempre beneficiam a todos os alunos por isso e aconselhável o uso sistemático de outros instrumentos e estratégias de avaliação como citado a cima. Mas também utiliza o uso de relatórios, entrevistas, questionários, seminários, monitoria, observações e testes. Ela faz uso da estratégia de ensino feedback para com seus alunos. O feedback tem como objetivo auxiliar o aluno a identificar suas falhas e melhorar seu desempenho, buscar maneiras de corrigir o que não está correto e desenvolver o potencial desejado (MASON e BRUNING, 2003).

Identifiquei que a professora em questão utiliza a tendência liberal renovada progressivista como abordagem e referencial para sua práxis pedagógica em sala de aula. E através do conhecimento dessas tendências pedagógicas e dos seus pressupostos de aprendizagem, que o professor terá condições de avaliar os fundamentos teóricos empregados na sua prática em sala de aula.

Segundo essa perspectiva teórica de Libâneo, a tendência liberal renovada (ou pragmatista) acentua o sentido da cultura como desenvolvimento das aptidões individuais. A escola continua, dessa forma, a preparar o aluno para assumir seu papel na sociedade, adaptando as necessidades do educando ao meio social, por isso ela deve imitar a vida. Se, na tendência liberal tradicional, a atividade pedagógica estava centrada no professor, na escola renovada progressivista, defende-se a ideia de “aprender fazendo”, portanto centrada no aluno, valorizando as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social, etc, levando em conta os interesses do aluno.

Como pressupostos de aprendizagem, aprender se torna uma atividade de descoberta, é uma autoaprendizagem, sendo o ambiente apenas um meio estimulador. Só é retido aquilo que se incorpora à atividade do aluno, através da descoberta pessoal; o que é incorporado passa a compor a estrutura cognitiva para ser empregado em novas situações. É a tomada de consciência, segundo Piaget.

“Como pressupostos de aprendizagem, aprender se torna uma atividade de descoberta, é uma autoaprendizagem, sendo o ambiente apenas um meio estimulador. Só é retido aquilo que se incorpora à atividade do aluno, através da descoberta pessoal; o que é incorporado passa a compor a estrutura cognitiva para ser empregado em novas situações. É a tomada de consciência, segundo Piaget”. (SILVA, Delcio Barros de.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (141 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com