TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Das fraldas as letras

Por:   •  3/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.203 Palavras (9 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1] 

 THALYTA PULIEZE DA SILVA

DAS FRALDAS ÀS LETRAS: A INSERÇÃO DA CRIANÇA MAIS NOVA NA PRÉ-ESCOLA.

Campo Grande

 2015[pic 2]

[pic 3]

THALYTA PULIEZE DA SILVA

DAS FRALDAS ÀS LETRAS: A INSERÇÃO DA CRIANÇA MAIS NOVA NA PRÉ-ESCOLA.

             

Projeto de pesquisa elaborado na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) como requisito parcial para obtenção do Curso de Graduação em Pedagogia, do Instituto de ensino superior da Funlec – IESF, sob a orientação da professora Ma. Liliana Gonzaga de Azevedo Martins.

Campo Grande

2015[pic 4]

Dados de identificação

Título do projeto: Das fraldas às letras: a inserção da criança mais nova na pré-escola.

Acadêmica: Thalyta Pulieze da Silva

Introdução

Em 2016 entra em vigor a Lei 12.796/2013 que estende a obrigatoriedade do ensino, antes somente do nível fundamental, para a educação básica dos 4 aos 17 anos. Com isto, faz se obrigatório a inserção de crianças com 4 anos na pré-escola, sendo necessário a ampliação e implementação, em larga escala, de instituições que ofertem a pré-escola.

Diante disso é preciso pensar e principalmente discutir a qualidade do ensino que é oferecido nestas instituições, portanto nesta pesquisa será aprofundado como as instituições vem se modificando para receber esta criança mais nova, qual função da pré-escola no processo de alfabetização, buscando entender como ocorre o processo ensino-aprendizagem, como os professores vem se formando e o que priorizam em suas práticas pedagógicas.

O que se pode analisar em diversas experiências acadêmicas e profissionais, que muitas vezes o ensino e conhecimento vem sendo trabalhado de forma fragmentada, o que tem contribuído para que a alfabetização se torne difícil e desinteressante, sendo assim se faz necessário compreender as concepções de ensino nas pré-escolas

A preocupação desta pesquisa tem ênfase em identificar e compreender como as instituições vem se preparando para receber a criança mais nova, levantando reflexões a respeito desta etapa da educação, e discutir o processo ensino e aprendizagem e sua contribuição na formação das crianças.

A pesquisa irá se constituir por meio de um estudo de caso realizado na Escola Municipal Santos Dumont, localizada na região oeste de Campo Grande – Mato Grosso do Sul. Tem como finalidade responder através da observação como vem ocorrendo a inserção da criança mais nova na pré-escola. Autores como Ferreiro, Teberosky, Russo, Moyles, Angotti e Sampaio foram os escolhidos para contribuir para a discussão do assunto. Os estudos, avaliações e conceitos desses autores irão contribuir para fundamentar o desenvolvimento do presente artigo. Também fizeram parte da pesquisa as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.

  • Definição do problema

Visto que a sociedade vive em constante modificações, faz se necessário mudanças para adequar se as novas exigências da sociedade. O campo da educação não poderia ficar fora dessas mudanças, a todo momento surgem novas leis na educação que buscam sanar as necessidades e garantir uma educação de qualidade a todos. Em 2016 entra em vigor a lei 12.796/2013 que garante e torna obrigatório a inserção da criança com 4 anos na pré-escola.

A lei além de garantir acesso a criança mais nova nas instituições de ensino, traz consigo mudanças na organização dessa etapa de ensino. Questões como acesso à escola, frequência desta criança são temas atualmente bastante abordados.

Com isto, vem sendo cada vez mais frequente discussões sobre a inserção da criança mais nova na pré-escola. E como a escola, professores e alunos tem lidado com esta nova lei? Como a escola vem se modificando para receber esta criança mais nova, qual função da pré-escola no processo de alfabetização, buscando entender como ocorre o processo ensino-aprendizagem, como os professores vem se formando e o que priorizam em suas práticas pedagógicas.

Sabe-se que a passagem da criança da creche para a pré-escola apresentará muitas mudanças, surge então a inquietação: Como vem ocorrendo a inserção da criança mais nova na pré-escola?

  • Justificativa

No ano de 2015 presencie a inserção de uma criança na escola, porem uma ação que parece tão comum tornou-se uma difícil missão quando o público alvo era uma criança de 4 anos.  

A educação infantil sempre foi vista como uma parte da educação oferecida aos pais e responsáveis que trabalhavam e não tinham aonde deixar seus filhos, entendida então, como uma educação assistencialista. Diante da Lei 12.796/2013, que entra em vigor em 2016, muitas mudanças vem ocorrendo. O ensino obrigatório, antes somente fundamental, vem sendo estendido para a educação infantil e ensino médio, tornando obrigatório a inserção de alunos de 4 aos 17 anos na escola. Com isto, se faz necessário que ocorra a ampliação e implementação, em larga escala, de instituições que ofertem a pré-escola.

Diante disso surgem muitas inquietações e se faz necessário pensar e principalmente discutir a qualidade do ensino que é oferecido nestas instituições, portanto nesta pesquisa será aprofundado como as instituições vem se modificando para receber esta criança mais nova.

  • Objetivos da pesquisa

 

  • Identificar junto ao professor a função da pré-escola;
  • Analisar a estrutura física para receber esta criança mais nova;
  • Apresentar a importância do brincar na pré-escola;
  • Apresentar as modificações das instituições para receber esta criança com 03/ 04 anos;

  • Revisão de literatura

Segundo Ferreiro (2004 p. 36) “Um dos maiores setores educativos com maior crescimento na região latino-americana é o que corresponde à população infantil de 4 a 6 anos”. Confirmando esta afirmativa da autora, entra em vigor em 2016 a lei 12.796/2013 que torna obrigatório o ensino de 4 aos 17 anos. Com isto, torna obrigatório que todas as crianças com 4 anos sejam matriculadas na Pré-escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (280 Kb)   docx (149.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com