TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

E Aprendendo com Dinamica

Por:   •  6/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.107 Palavras (5 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 5

Tema

Aprendendo com Dinâmica

O Lúdico é um recurso metodológico de suma importância para auxiliar a aprendizagem das crianças na educação infantil. As brincadeiras ensinam os conteúdos através de regras pois possibilita a exploração do ambiente a sua volta. Os jogos proporcionam aprendizagem de maneira prazerosa e significativa agregando conhecimentos.

O lúdico na educação é utilizado para valorizar a perspectiva do aluno. Reencontrar o lúdico, entender seu valor revolucionário, torna-se imperativo se deseja preservar os valores humanos do homem. Da mesma forma, por meio dele podemos resgatar a criatividade, ousando experienciar o novo, acordar do estado vegetativo, improdutivo, disfuncional do corpo ou da mente e escolher tornar-se homem, resistindo às experiências de vida desumanizantes, acreditando em si, em suas ideias, sonhos e visões, elementos, entre outros, percebidos como intrínsecos dos homens e da humanidade. O lúdico precisa ser utilizado durante o processo ensino aprendizagem de conteúdos científicos. Ele não é o fim, mas um meio para alcançar objetivos de forma prazerosa. (MELLO, 2003, p.31

2- Situação-problema

O ser humano é social porque logo ao nascer ele já é inserido em um grupo social e cultural, a família, que lhe transmite uma série de normas vivenciais, bem como a linguagem e outros valores.

De acordo com o modelo Histórico-Cultural, os traços de cada ser humano estão intimamente relacionados ao aprendizado, à apropriação do legado do seu grupo cultural. O comportamento e a capacidade cognitiva de um determinado indivíduo dependerão de suas experiências, de sua história educativa, que, por sua vez, sempre terão relações com as características do grupo social e da época em que ele se insere. Assim, a singularidade de cada indivíduo não resulta de fatores isolados, mas da multiplicidade de influências que recaem sobre o sujeito no curso do seu desenvolvimento. (REGO, 2002, p. 50).

No ambiente letrado é exercido práticas sociais relativas à leitura e a escrita que permite à criança desenvolver conceitos funcionais em relação ao aprendizado. Como garantir que essa criança aprenda a ler e a escrever de forma prazerosa sem ser cansativo.

Observamos hoje que as crianças estão utilizando-se de tecnologias como computadores, videogames, celulares entre outros cada vez mais cedo, deixando de lado o interesse em brincadeiras mais motoras tornando-se cada dia mais sedentários.

A globalização trouxe novos parâmetros de competitividade, e o avanço científico não mais abriga perspectivas para a indecisão. Ou a escola e empresa se modernizam e se transformam em centros estimuladores e criadores de novas pessoas ou aceitam e acolhem a certeza de que “seu tempo passou”. (ANTUNES, 2000, p.28).

Por isso é de suma importância resgatarmos através de dinâmicas formas prazerosas de aprendizagem que estimulem o educando a interagir individualmente e em grupo, deixando um pouco de lado as atividades tecnológicas e usufruir cada vez mais de atividades manuais e expressivas.

3- Justificativa

O projeto justifica-se pela necessidade de compreender a dinâmica escolar como um processo amplo permitindo reconhecer as individualidades e agir no meio social, atuando na prática pedagógica por muitos anos, percebe-se um distanciamento entre educadores e educandos

Atualmente muitos alunos da educação infantil manifestam grande desinteresse em sala de aula justificando que as aulas são cansativas e rotineiras. Os educadores assumiram uma postura muito mecânica. Diante do exposto pensamos tornar as aulas mais dinâmicas utilizando o lúdico para chamar a atenção dos alunos estimulando assim o interesse em aprender. O professor tem que se reinventar para prender a atenção desses novos alunos.

Trabalhar o lúdico nas escolas é muito importante pois induz às crianças a noção de que aprender pode ser divertido. Essas iniciativas potenciam a criatividade, e contribuem para o desenvolvimento intelectual e cognitivos dos alunos, portanto, pretende-se com esse projeto , resgatar no aluno suas habilidades motoras , sua criatividade tendo outras formas de diversão com a possibilidade de criar jogos e brincadeiras que não precisem de grandes investimentos e que possam ser prazerosos e proporcionem ao grupo mais união e amizade. Defendemos também que as escolas precisam ressaltar a importância da brincadeira e dos jogos para o desenvolvimento social e cognitivo da criança pois não é um simples passatempo, e com o auxilio dessa ferramenta podemos formar grandes indivíduos para a sociedade além de auxiliar na aprendizagem usando nos jogos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (40.5 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com