TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO ANTI-RACISTA: CAMINHOS ABERTOS PELA LEIFEDERAL Nº 10.639/03

Por:   •  23/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  625 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS – UEG

UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE LUZIÂNIA

      COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA

[pic 2]

IVONILDA DE SOUZA DE OLIVEIRA

        

EDUCAÇÃO ANTI-RACISTA: CAMINHOS ABERTOS PELA LEIFEDERAL Nº 10.639/03

LUZIÂNIA - GO

2015

IVONILDA DE SOUZA DE OLIVEIRA

EDUCAÇÃO ANTI-RACISTA: CAMINHOS ABERTOS PELA LEI FEDERAL Nº 10.639/03

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia, da UEG – Universidade Estadual de Goiás, como forma de avaliação para a Disciplina: Educação e Diversidade.

Professor: Drº Jorge Manoel Adão.

LUZIÂNIA - GO

2015

SANTOS, dos, Augusto, Sales. et als. Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03 /. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada,Alfabetização e Diversidade, 2005.236 p. (Coleção Educação para todos).

O referente trabalho trata-se do livro Educação anti-racista: caminhos abertos pela lei federal nº 10.639/03. Elaborado por diversos autores onde cada um irá explorar um tema. O livro está dividido em três partes,no qual irá na primeira parte abordar a contextualização da lei supracitada, na segunda parte vem com o tema por educação anti-racista ,enfatizando a discriminação racial  e o combate da mesma, bem como outros assuntos. Na terceira e última parte do livro, trazas dimensões do ensino da trajetória dos povos negros no Brasil, onde serão tratados diversos assuntos referentes a Lei Federal.

        Analisando a lei, entende-se que se tornou obrigatório o ensino da Cultura e História Afro em todas as unidades de ensino, tendo a referida lei o contexto de sua criação. Os autores no geral enfatizam a trajetória educacional como preconceituosa e de certa forma, inferior, em relação aos alunos brancos. A Lei Federal veio contribuir para aberturas de novas possibilidades a se pensar, sobre o que ensinar em relação ás questões raciais.

        A exclusão do negro na educação escolar no dia a dia ou até mesmo nos materiais didáticos não é percebida, existe ainda uma ideologia onde há uma democracia racial que contradiz a realidade, pois os negros estão afastados dos direitos sociais e lutam por oportunidades igualitárias, facilmente adquiridas pelos brancos.

        Entretanto, esta nova legislação veio ao encontro das reivindicações antigas feitas pelo movimento social negro, ao que diz respeito à educação. Esta lei constrói uma nova visãosobre o estudo da história e cultura Afro-brasileira no ensino e como os funcionários e alunos encaram este fato. A luta pela igualdade social resultou na conquista da Lei Federal.

        O movimento social negro surgiu a partir das diversas tentativas de unir o povo negro. Percebe-se que para muitos estudantes, o que aprendem na escola é um processo alienado de sua própria história, pois a construção da identidade brasileira é ade uma única cultura que  é considerada superior a cultura ocidental.Ao contrário disso, a criança deveria aprender como todos contribuíram para o desenvolvimento do país,inclusive o povo negro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (212.3 Kb)   docx (69.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com