TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL /2018 TEMA DO ANO: VIVER BEM NO CAMPO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E QUALIDADE DE VIDA.

Por:   •  23/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.901 Palavras (16 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICIPÍO DE ILHÉUS

  ESCOLAS NUCLEADAS DO SANTO ANTÔNIO – ENSA

e-mail: ensa.escoladocampo@hotmail.com

PROJETO DESPERTAR- EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL /2018

TEMA DO ANO: VIVER BEM NO CAMPO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E QUALIDADE DE VIDA.

        

ESCOLA: ESCOLAS NUCLEADAS DO SANTO ANTÔNIO

MUNICÍPIO: ILHEÚS

NÚCLEO: 10

DATA: 11/07/2018

TÍTULO DO PROJETO: “Aguas do Santana”

Público alvo: Educação Infantil, 1º ao 5º anos (Anos Iniciais), 6º a 9º anos (Anos Finais), EJA, Professores, corpo gestor, pais e /ou responsáveis e comunidade.

AUTORES: Coordenação Pedagógica, Gestores, Professores, alunos e Coordenadora Municipal.

PERÍODO: Junho a novembro de 2018.

ESCOLA MUNICIPALDO SANTO ANTÔNIO - EMSA / 2018  

PROJETO "ÁGUAS DE SANTANA"

EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SUSTENTABILIDADE

RESUMO O presente trabalho tem por objetivo identificar que dimensões devem ser abordadas para desenvolver estratégias para o uso e reuso da água no Distrito do Santo Antônio. Este estudo será aplicado na Escola Municipal Santo Antônio, na cidade de Ilhéus (BA)e nas  escolas municipais  adjacentes (apenas com entrevistas e pesquisas): Escola Municipal do Couto e Areia Branca, através de entrevistas semiestruturadas com diretores, alunos, professores, funcionários, moradores e representantes das comunidades de cada localidade deste Distrito, como Cururutinga, Santa Maria, Búzios, Tranquilidade, Rio de Engenho.... A análise dos dados será realizada através da triagem dos conteúdos das entrevistas e questionários. Os resultados deverão evidenciar importantes dimensões que devem nortear o desenvolvimento de  estratégias para o reuso de águas servidas.

Palavras-Chave: Uso da Água, Educação Ambiental, Estratégias, Escola Públicas do Campo.

JUSTIFICATIVA


A Escola Municipal do Santo Antônio (EMSA),com11turmas, sendo: 10 turmas de Ensino Fundamental - Anos Finais (08 no diurno, na modalidade Ciclo e 02 noturno, na modalidade EJA) e 5 turmas de Ensino Fundamental - Anos Iniciais, sendo 02 de Educação Infantil e 5 do 1º ao 5º ano, também na modalidade de Ciclo, está inserida na zona Rural do município de Ilhéus, no Distrito do Santo Antônio, onde socialmente, boa parte dos moradores, na sua maioria, pertencem a classe baixa. Nossos alunos são filhos, em sua maioria, de operários das fazendas de cacau, empregados domésticos, serventes, desempregados, vigias, faxineiras, comerciantes (produtos da região), entre outros.
A população sofre com os problemas do precário abastecimento de água tratada, costumeiros vazamentos dos encanamentos que conduzem a água até às residências, falta de abastecimento em algumas ruas, falta de saneamento básico, esgotos a céu aberto ou falta dele em algumas ruas. Contaminação da água pelas "enxurradas" que ocorrem constantemente na região e sobretudo no final do verão, poluição do rio Santana que corta o distrito, passando por algumas comunidades, principalmente a do Rio de Engenho.

Os educadores da Escola Municipal do Santo Antônio, conscientes do papel que têm como formadores de opiniões estão também preocupados com a realidade da água no nosso país e principalmente no nosso município, sobretudo no Distrito onde se insere a escola. Foi pensando nisso que nossa Unidade Escolar sentiu a necessidade de desenvolver, através de projeto, um tema de conscientização e sensibilização diante dos problemas de nossa comunidade, reconhecendo seus valores, suas necessidades, suas responsabilidades, levando para dentro da comunidade escolar a importância da sustentabilidade, da preservação e o não desperdício dos recursos hídricos. O “Projeto Água de Santana" será desenvolvido por todos os alunos e professores, onde serão refletidos e discutidos diversos subtemas relacionados a essa questão. Sua aplicação visará elevar os índices de aprendizagem das habilidades dos eixos de leitura e escrita e produção textual, assim como, sensibilizar e conscientizar o aluno, (este, um multiplicador de conhecimentos) atentando para o uso racional da água e da preservação do meio-ambiente, como forma de garantir uma fonte futura, de modo que, o conhecimento adquirido, através de estudos realizados, leve alunos e professores a aplicarem os novos conceitos junto à comunidade, alterando, assim, de forma consciente, os hábitos já inseridos no nosso dia a dia.

DIAGNÓSTICO DA REALIDADE SOCIO AMBIENTAL - DRS

        Em reunião com os pais, comunidade escolar, representantes das comunidades do Santo Antônio, Rio do Engenho e Cururutinga, totalizando 87 (oitenta e sete) participantes para apresentar o tema do Programa, fazer o DRS (Diagnóstico da Realidade Socioambiental) e o QRA (Quadro Regulador da aprendizagem), foram levantadas as problemáticas e potencialidades existentes na comunidade.

         As problemáticas apresentadas foram necessidade de limpeza dos Rios e suas nascentes, assim como o descarte do lixo no Santo Antônio.

        As potencialidades apontadas foram plantio de coco, banana da terra, aipim, mandioca, farinha, beiju, milho, hortaliças, jenipapo, cupuaçu, cajá, jaca, fruta-pão. Também foram citadas como potencialidades percebidas pelos presentes, ar puro, escola e professores.

        Foram várias discussões sobre a necessidade da proteção dos rios e suas nascentes, assim como a limpeza e destino certo do lixo, que são feitos em lugares inapropriados.

        Após este levantamento os presentes decidiram desenvolver o projeto de intervenção com a problemática referente ao Aguas do Santana como forma de trabalho nas disciplinas da escola.

QUADRO REGULADOR DA APRENDIZAGEM (Q.R.A)

Levantamento do conhecimento prévio. O que sabemos sobre a problemática ou a potencialidade diagnosticada na comunidade?

  1. Necessidade atual de conservação da mata nativa às margens do Rio Santana e de todos os rios existente4s na comunidade.
  2. Poluição da água comprometendo a sustentabilidade, e como recurso básico e elemento central para a sobrevivência da comunidade;
  3. Necessidade de conservar as áreas naturais auxiliando o desenvolvimento socioeconômico do local e preservação dos rios e das nascentes:

Compreensão da realidade diagnosticada no contexto da comunidade

  1. Como proceder para que haja a conservação da mata nativa às margens do Rio Santana?
  2. Como manter o equilíbrio das áreas naturais, tendo em vista sua utilização, com o objetivo de viabilizá-la para o ecoturismo?
  3. Como proceder para evitar que o lixo produzido na localidade prejudique o solo, e consequentemente o plantio de mudas.
  4. Que ações desenvolver junto com a comunidade para conservar as áreas naturais e auxiliar no desenvolvimento da comunidade.

Compreensão da realidade diagnosticada no contexto da escola

  1. Qual localização geográfica às margens do Rio Santana?
  2. Como perceber o Rio Santana como importante “veia” da hidrografia regional, como recurso básico e imprescindível para existência e convivência comunitária?
  3. Compreender a importância da água como elemento central para a vida, para a sustentabilidade e a qualidade das relações ambientais, essenciais aos homens;
  4. Conceito de ecoturismo, qual principal foco pensando na conservação das áreas naturais?
  5. Qual a diferença entre reflorestamento e replantio?
  6. Quais as consequências do lixo no processo reflorestamento de plantas nativas e frutíferas?
  7. Qual a melhor forma de conservação do solo com fins de planejar a utilização dos elementos naturais e o reflorestamento?
  8. Como trabalhar a importância das placas de conscientização para os turistas?
  9. Quais medidas gerais de prevenção de acidentes e doenças em ambientes naturais?

PROBLEMATIZAÇÃO

        O Distrito do Santo Antônio localiza-se em Ilhéus, no sul da Bahia, é um distrito com cerca de 1mil famílias que residem no povoado e nas fazendas, sítios e roças.

           O distrito é cortado pela BR 251 que liga a cidade de Ilhéus a vizinha cidade de Buerarema. O distrito é conhecido por ter em seu entorno o Povoado do Rio do Engenho famoso por abrigar a terceira Capela Rural mais velha do Brasil e ter sido palco da maior revolta de escravo, no país durante o Governo Geral de Men-de-Sá.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (326.9 Kb)   docx (148 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com