TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO NO CENTRO EDUCACIONAL MENINO JESUS EM TEMPOS DE COVID-19

Por:   •  22/5/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 4

ESTÁGIO NO CENTRO EDUCACIONAL MENINO JESUS

EM TEMPOS DE COVID-19

Maria Eduarda Siebel[1]

         O centro Educacional Menino Jesus é uma escola católica de Educação Infantil e Ensino Fundamental de Florianópolis fundada em 1955. Com cerca de 1660 alunos adota o método Montessori desenvolvido pela Médica e Pedagoga Italiana Maria Montessori (1870 – 1952). Com o lema “ajuda-me a crescer, mas deixe-me ser eu mesmo” o objetivo do método Montessori é ajudar o desenvolvimento da vida da criança de forma integral e profunda. Segundo Montessori, não são os adultos que constroem as crianças, mas são as crianças que fazem os adultos, a criança é um ser ativo que se esforça para preparar a humanidade de amanhã, por isso a criança está sempre em busca de autonomia, se tornando cada vez mais independente do adulto. Montessori dizia que “nunca devemos interromper uma criança em algo que ela se sente capaz de fazer sozinha, não importa o quanto demore. Cada criança tem seu tempo e devemos respeita-las”.

       O método Montessori preza pela liberdade e para que esta liberdade aconteça, o ambiente deve ser preparado, este ambiente tem que ser adaptado para o tamanho das crianças para que as crianças consigam ser independente do adulto e deve conter os materiais necessários para cada faixa etária.

  Para Montessori, o desenvolvimento acontece em 4 fases, que são chamados de Plano de   Desenvolvimento. A cada plano as crianças buscam algo para seu crescimento e independência.

 Primeiro Plano de Desenvolvimento (0 a 6 anos): nesta primeira fase da vida, a criança   tem dois objetivos, aprender como o mundo funciona, para saber como funcionar no mundo e adquirir independência.

Segundo Plano de Desenvolvimento (6 a 12 anos): nesta fase as crianças já conquistaram a independência física, elas sabem cuidar de si e até conseguem cuidar do próximo. Agora elas querem conhecer o universo, outros continentes, as civilizações do passado, a Terra na época em que foi formada e a história da evolução dos animais.

  Terceiro Plano de Desenvolvimento (12 a 18 anos): agora já é um adolescente, e está    conquistando a independência social. Busca compreender de forma mais profunda como funcionam a sociedade, cultura, política, economia....

  Quarto Plano de Desenvolvimento (18 a 24 anos): início da vida adulta, agora já é um adulto e busca compreender seu caminho e seu motivo de existir.

        Trabalho como estagiária no Centro Educacional Menino Jesus com alunos de 0 a 3 anos. Durante este período tenho aprendido e aplicado métodos Montessori ...

         Durante o período de restrição social no estado de santa Catarina, devido a Pandemia de Covid-19, e consequente suspenção das aulas. A coordenação da escola CENJ optou por desenvolver atividades através de vídeo aulas durante a tarde, onde são realizadas atividades sensoriais, cósmicas e de vida prática junto aos alunos. As atividades envolvem conversas com as crianças para saber como elas estão, há momento para canções, contação de histórias, missão do silêncio e outras atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (79.5 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com