TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO TÓPICO GERADOR: PROJETOS PEDAGÓGICOS E TRANSVERSALIDADE

Por:   •  29/10/2022  •  Resenha  •  1.157 Palavras (5 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE INTERNACIONAL DA PARAÍBA

CURSO DE PEDAGOGIA

UC: CIÊNCIAS NATURAIS E SUAS TECNOLOGIAS

Professora: Raissa Regina Silva Coutinho

ANDRÉA ASSUNÇÃO

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

TÓPICO GERADOR: PROJETOS PEDAGÓGICOS E TRANSVERSALIDADE:

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE;

JOÃO PESSOA

2022

Exercícios de fixação

1. Quais os três aspectos básicos para o ensino de ciências que Fumagalli aponta?

Fumagalli aponta três aspectos básicos:

1. O direito das crianças de aprender ciências.

2. O dever social da escola, no papel de sistema escolar, de

promover conhecimentos científicos ao conjunto populacional.

3. O valor social que o conhecimento científico tem.

2. Como o aluno era visto no método tradicional de ensino?

O aluno era visto como um indivíduo passivo no processo de ensino-aprendizagem, uma tábula rasa, sem ideias ou conhecimentos, ao qual cabia apenas memorizar e reproduzir os saberes, ensinados pelo professor, o qual era a figura central do processo de ensino e aprendizado de acordo com a pedagogia tradicional.

3. Aponte algumas das considerações apresentadas nos PCNs que demonstram a busca por superar obstáculos impostos pela educação tradicional no ensino de ciências naturais.

Para o PCN de Ciências Naturais, é essencial que o ensino de ciências ocorra por meio de atividades variadas como participação oral, debates, dramatizações, entrevistas, exposições espontâneas ou preparadas, observação e reflexão que promovam o aprendizado significativo dos educandos, assim, evitando fragilidades; carências e os obstáculos impostos pela educação tradicional que focava em repassar conteúdos sem contextualizar as vivências dos estudantes; utilizando-se apenas de recursos limitados, com o propósito de depositar conhecimentos e reforçar uma postura passiva no aluno.

4. Cite cinco capacidades no tocante ao ensino de ciências que os alunos devem ter ao concluir o ensino fundamental.

a) Saber utilizar conceitos científicos básicos, associados a energia, matéria, transformação, espaço, tempo, sistema, equilíbrio e vida.

b) Saber combinar leituras, observações, experimentações, registros etc. para coleta, organização, comunicação e discussão de fatos e informações.

c) Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento.

d) Compreender a saúde como bem individual e comum que deve ser promovido pela ação coletiva.

e) Compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao equilíbrio da natureza e ao homem

4. Quais são as unidades temáticas da área de conhecimento “Ciências Naturais e suas tecnologias” na etapa do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais?

1. Matéria e energia

2. Vida e Evolução

3. Terra e Universo

5. Ao ler a proposta didática “Descarte dos resíduos e redução da produção” (slides 23 ao 32), Você identifica uma coerência com o que sugere os PCNs e a BNCC em suas unidades temáticas? Sob que aspectos? Quais as principais contribuições dessa proposta de aula para a vida humana e o meio em que vivemos

A proposta didática "Descarte dos resíduos e redução da produção" identifica uma coerência entre as Unidades Temáticas da BNCC: Matéria e energia e os Eixos Temáticos do PCN: Vida e Ambiente.

Portanto, os dois documentos estão alinhados sob as perspectivas de orientar o professor a aprimorar metodologias e práticas que incentiva os educandos a uma postura reflexiva e investigativa no tocante aos temas: vida e ambiente; matéria e energia, objetivando o consumo consciente e a reciclagem, bem como, fomentar ao educando a perceber a relevância de cuidar da saúde e do meio ambiente e desse modo poder contribuir com atitudes e recursos que auxiliem no equilíbrio da sustentabilidade ambiental.

As principais contribuições da proposta de aula "Descarte dos resíduos e redução da produção", tem como intenção incentivar o uso de produtos naturais no nosso dia a dia, tanto para o cuidado com o corpo e ambientes. E também ressalta a importância de utilizarmos receitas caseiras, para assim reduzir o uso de produtos químicos nocivos e agressivos à vida humana. Dessa forma, busca orientar o aluno, que é preciso diminuir urgentemente os descartes desses produtos no meio ambiente, pois além de conter substâncias químicas danosas à saúde, esses resíduos contaminam o solo e água, causando um desequilíbrio ao ecossistema, comprometendo a sobrevivência das gerações futuras.

FACULDADE INTERNACIONAL DA PARAÍBA

CURSO DE PEDAGOGIA

UC: CIÊNCIAS NATURAIS E SUAS TECNOLOGIAS

Professora: Raissa Regina Silva Coutinho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com