TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Infantil Jogos

Por:   •  28/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  862 Palavras (4 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 4
  1. INTRODUÇÃO

        Na educação infantil é de grande importância a utilização de jogos para as mais diversas disciplinas. O processo de ensino aprendizagem pode ser bastante enriquecido quando utilizamos o elemento lúdico em atividades práticas.

A ludicidade envolve jogos, brinquedos e brincadeiras e pode ser utilizado em diversas atividades para desenvolvimento das mais diferentes áreas cognitivas, sociais, afetivas e psicológicas.

        Neste trabalho será abordada a utilização do lúdico por meio dos jogos no ensino de matemática, com foco na percepção de espaço, distâncias e distinção de retas e curvas.


  1. DESENVOLVIMENTO

        Para que pudéssemos atender as três idades solicitadas, escolhemos três jogos distintos, considerando que cada jogo desenvolverá habilidades diferentes, de acordo com a faixa etária para a qual está destinado.

2.1 JOGO ENCAIXE DAS FORMAS – IDADE 3 ANOS.

  • Como jogar

        A caixa será feita com diferentes formas e cores recortadas em seus quatro lados. Objetos com o mesmo tamanho e forma, tal como a cor observada na caixa serão feitos.

        A criança deverá observar as formas e cores e encaixar os objetos nas formas pré-determinadas na caixa.

        Podemos organizar as crianças em filas ou grupos para que, um de cada vez, procure o encaixe das formas. Considerando que este jogo será realizado com crianças de 3 anos, não é necessário a contabilidade de pontos ou determinar um vencedor, porém é de grande importância que o adulto que estiver realizando a atividade comemore a cada acerto, incentivando as crianças a observar com atenção antes de tentarem encaixar os objetos.

  • Qual habilidade será trabalhada

        Neste jogo a criança desenvolverá os conceitos de dentro e fora, em cima e em baixo, atrás, na frente e ao lado, dentro e fora, cheio e vazio, tal como a noção de medidas, grande e pequeno. Visto que a caixa terá encaixes em todos os lados e a criança observará objetos fora da caixa e dentro dela, tal como a diferença entre os desenhos da caixa e os objetos de encaixe e assim por diante.

        Também desenvolverá o conhecimento a respeito das formas (quadrado, retângulo, circulo) e tamanho, sendo que cada objeto deverá ter um tamanho e forma diferente. Sendo assim, também podemos observar o desenvolvimento da noção e distinção de formas retas, curvas, estreitas, largas, planas e circulares.

2.2 CORRIDA DAS CORES – IDADE 4 ANOS.

  • Como jogar

        O jogo será feito com caixas de ovos, tinta, tampinhas de garrafas pet, dado feito de E.V. A e cola quente. Neste caso, especificamente, foram utilizados personagens da “Turma da Monica”, impressos e colados em papel E.V.A. para distinguir os jogadores.

Para ser jogado, deverá ter 5 jogadores ou menos, cada criança joga o dado uma vez, de acordo com a cor que cair no dado, será o personagem que irá começar. Uma casa por vez, quem chegar primeiro no número 6 é o vencedor.

As crianças deverão seguir a sequência dos números, pulando sempre uma casa por vez.

  • Qual habilidade será trabalhada

        Desenvolve o raciocínio, aumenta a capacidade de observar, e ajuda a fixar a sequência numérica já que a criança perceberá que conforme os números aumentam, mais próximos ficam de serem os vencedores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (94.3 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com